4K Ultra HD LG LED 79 polegadas 79UB9800

Produto sem ofertas

Veja histórico de preços dos últimos 30 dias

9
Nota do Editor
Publicidade

LG apresenta Smart TV completa com 79 polegadas

O modelo, além de ser capaz de reproduzir imagens em 4K, possui alto-falantes de ótima qualidade. Esse conjunto, por fim, proporciona excelente imersão no conteúdo transmitido.

Acabamento

Por questões físicas, uma televisão desse porte necessita de uma base proporcionalmente grande para suportar seu peso. O design do suporte tenta fugir dos padrões convencionais retangulares, com um formato de trapézio, mas sem trazer extravagâncias estéticas. Foca, por fim, na questão da funcionalidade. Ela é toda metalizada, bem resistente e tem percorre toda a largura do aparelho.

As bordas finas, assim como a traseira, são feitas de plástico bem resistente. O entorno, feito com o mesmo material, tem um aspecto mais metalizado. Suas medidas são: 187,4 cm x 101,4 cm x 8,6 cm (L x A x P). Seu peso é de 60,6 Kg com a base.

Em sintonia com as tendência no mercado de televisores, os fabricantes estão priorizando acabamentos mais minimalistas e discretos. A partir dessa linha, os antigos botões externos, com várias funções, estão mais simples, jogando diversas funções para a interface digital. No caso do modelo UB9800, temos apenas uma tecla externa, que lembra um joystick, localizado na parte inferior do aparelho. Possui funções básicas, como mudança de canais, volume, além do liga/desliga e painel para conexões.

Imagem

Com a informação de que se trata de um aparelho com resolução, já temos uma noção da capacidade e qualidade que o televisor possui. É claro, a tela de 79 polegadas também é um fator importante na melhor imersão de imagens. No entanto, como sempre, é bom ressaltar que o tamanho do painel também exige uma boa distância para se ter uma visão completa das imagens.

Os níveis de cor e contraste são muito bem definidas. Como é usual em nossos testes, rodamos uma animação (no caso, Toy Story 3), que nos dá um bom parâmetro para esses aspectos. As imagens foram bem vivas e não mostraram estouro ou opacidade de cores.

Nesse modelo, os pré-ajustes de imagem disponíveis são: Vivo, Padrão, Eco, Cinema, Torcida, Jogos, Foto, Expert 1 e Expert 2. As configurações foram bem positivas e se adequaram de modo satisfatório aos diversos tipos de conteúdo exibidos.

Quanto ao 4K, testamos com o Breaking Bad via Netflix. A qualidade das imagens é muito boa e realmente traz detalhes bem interessantes. Porém, honestamente, o investimento em aparelhos com essa resolução ainda é bem dúbio. Analisando sob a perspectiva do cenário atual, essa crítica pode ser levantada a partir da baixa quantidade de produções disponíveis nessa resolução.

A frequência é um ponto que não deixa a desejar. Com o filme “Velozes e Furiosos 6”, que apresenta várias cenas de ação, o modelo não revelou os borrões característicos de televisores com baixa frequência. Em termos técnicos, a televisão possui taxa de atualização de 240 Hz, um bom número para o mercado. Na prática, as imagens são transmitidas de forma mais natural.

Áudio

Os dois alto-falantes, disponíveis nas laterais do aparelho, têm um formato de barra vertical e possuem potência total de 90 W. Os resultados são excelentes, muito acima da média que os televisores do mercado oferecem em termos de potência e definição de tons. A presença de graves, médios e agudos é bem perceptível. No entanto, com volumes mais altos, o grave chega a distorcer.

A LG também traz o recurso Smart Sound, que promete reconhecer a natureza do áudio reproduzido e fazer ajustes de acordo com suas características. Para se ter uma ideia, com a música “I like to move it”, que tem na percussão um fator essencial, o artifício colocou os graves em um plano acima dos demais.

O aparelho também conta com os seguintes pré-ajustes de áudio: Standard, Notícias, Música, Cinema, Torcida, Jogos, Pagode, Sertanejo e Funk Brasileiro. Com o filme “Velozes e Furiosos 6”, que possui efeitos sonoros mais complexos, os resultados também foram positivos. Pudemos notar um ótimo efeito surround, além de cenas de ação sem distorções e com potência.

Controle Remoto

O Smart Magic, controle remoto da LG, também traz um recurso interessante em termos de usabilidade. Ele é pequeno, bem ergonômico e possui poucas teclas, que são bem intuitivas. Há também uma barra de rolagem como a de um mouse, a qual tem a função de navegação e troca de canais. O interessante é que seu design também traz um ar mais moderno, numa tentativa de fugir dos padrões de controles remotos em barra.

Também possui o recurso “Voice”, que reconhece comandos de voz. O uso é bem prático e até impressiona pela vasta memória de falas que o aparelho é capaz de reconhecer. No entanto, o ponto negativo fica para a inicialização dos aplicativos, que é bem lenta. Mesmo com comandos mais básicos, como “YouTube”, o televisor demorou alguns segundos para abrir o aplicativo.

Recursos

A navegação da web não é das mais rápidas. O navegador é até bem simples e intuitivo, porém exige certa paciência. Com o controle remoto, a usabilidade não é tão fluida e, com mouse e teclado, também não melhora muito. Fizemos um teste básico – calculamos um trajeto no Google Maps e navegamos por algumas notícias em portais. Certamente não é esse o melhor caminho para um longo tempo de navegação pela Internet, mas é satisfatório para pesquisas pontuais.

Com o recurso Time Machine II, é possível gravar a programação comum, tanto ao vivo quanto por agendamento. Na questão do armazenamento, o televisor possui uma memória interna total de 4,49 GB. Como há arquivos como dados do sistema, aplicativos, entre outros, pouco mais de 4,1 GB estão disponíveis para o usuário. É interessante destacar que é também possível gravar em um HD externo. Até tentamos rodar as gravações no computador, porém eles estão em um formato reconhecido apenas pelos aparelhos com o Time Machine.

3D

O televisor UB9800 conta com 4 óculos inclusos, nas cores azul, verde, branco e preto. Seu 3D passivo traz ótimos resultados, com experiência de imersão impressionante. As 79 polegadas, é claro, também têm considerável participação para tal fato. Não é preciso acessar configurações mais complexas para se ter uma ótima noção de profundidade, já que os ajustes de fábrica são suficientes para reproduzir o conteúdo com qualidade. No entanto, caso o usuário queira, também é possível alterar esse aspecto manualmente.

Câmera

O modelo também conta com uma câmera integrada de 8 MP, que fica localizada na parte superior do aparelho. Ele funciona com uma tampa – basta levantá-la para acionar o acessório. É possível tirar fotos e gravar com as seguintes resoluções: 3200 x 1800 ou 3264 x 2448. A qualidade das fotos é muito boa se comparada a outras câmera para videochamadas. É claro, com boa luminosidade, o resultado é muito mais positivo.

Com resolução de 3200 x 1800, as fotos foram salvas no HD externo, com formato JPEG. Como é um acessório indicado para videochamadas, já vem com microfone embutido. A gravações, salvas em formato MPEG-2, tem resolução full HD e trazem um resultado bem bacana, sobretudo com iluminação adequada.

Outro recurso disponível é o reconhecimento por movimento. O sistema não é perfeito e depende de um posicionamento preciso do usuário em relação à TV. Para acionar o menu, basta levantar o dedo indicador. As funções disponíveis são bem básicas e se restringem à troca de canais, de volume e ao acesso ao painel de conexões.

Conectividade e interatividade

A UB9800 não apresenta problemas de conectividade. Em boa quantidade e bem localizadas, as entradas atendem às demandas de usuários mais exigentes. Na lateral, temos 2 entradas USB 2.0, 1 USB 3.0 e 4 HDMI. Voltadas para baixo, temos a RS-232, interface de rede Ethernet (LAN), saída de áudio digital (óptica), 2 coaxiais (cabo e ar) e entrada para fone de ouvido.

Como é padrão em nossos testes, rodamos alguns arquivos, a fim de verificar a compatibilidade do televisor com eles. Os formatos aceitos foram: imagem – BMP e JPEG; áudio – M4A, MP3, OGG, WAV e WMA; vídeo – 3GP, AVI, MKV, MOV, MP4 e WMV. É interessante destacar que alguns arquivos estavam presentes em nosso HD externo, porém não foram sequer listados pelo televisor, como o PNG. Também tivemos alguns problemas com codecs, como foram os casos dos filmes Iron Man 2 (MKV) e Big Buck Bunny (AVI), ambos em full HD.

A interface, no entanto, é bem limpa, intuitiva e facilmente assimilável. O conteúdo não apresentou engasgos e abriram/fecharam com fluidez.

Conclusão

ColaboradorPor: João Henrique Furtado Silvaem 9/1/2015

O modelo UB9800 é definitivamente um dos mais completos do mercado. Sua tela de 79 polegadas com resolução 4K traz uma ótima experiência de uso, o que fica ainda melhor com a boa noção de profundidade com filmes em 3D. É claro, é imprescindível que você tenha um bom espaço físico disponível, até para ter uma visão confortável das imagens reproduzidas.
Por fim, podemos afirmar que a Smart TV UB9800 é um produto luxuoso, sem sombra de dúvidas. Essa análise tem como base sua vasta quantidade de recursos, além dos ótimos aspectos técnicos presentes. O acabamento, apesar da simplicidade, é resistente e esteticamente agradável.

9
Nota do Editor

Contras:

  • Não há aspectos negativos relevantes.

Prós:

  • Resolução 4K;
  • Smart Magic;
  • Ótimos alto-falantes;
  • Câmera integrada de qualidade

Opinião dos Consumidores

10Baseada em 2 opiniõesEnvie sua opinião
Qualidade do Som
          10
Qualidade da Imagem
          10
Funções e Características
          10
Durabilidade
          10
Design
          10
Custo-Benefício
          10
100%Dos consumidores recomendam este produto

O que dizem os consumidores sobre esse produto:

Ficha técnica

Informações Básicas
Definição4K Ultra HD
MarcaLG
Modelo79UB9800
Tam. da Tela79 polegadas
Tipo de TelaLED
Tela
Resolução de Imagem3840 x 2160 Pixel