Samsung Galaxy Tab 2 10.1 GT-P5110 Wi-Fi 16 GB

Simples de manusear, tablet Samsung Tab 2 10.1 traz belo design

  • Samsung Galaxy Tab 2 10.1 GT-P5110 Wi-Fi 16 GB

"Só que, munido de Android 4.0 e processador de dois núcleos, muitos aplicativos abertos fazem com que o aparelho tropece em alguns momentos e o desempenho fique a desejar"

iPad Air 2

Avalie esse produto e concorra a um iPad

Avalie e Participe
Além da versão com 3G, a Samsung também colocou a venda um modelo sem conexão com a rede celular. O Samsung Galaxy Tab 2 10.1 é uma atualização do modelo anterior, mas agora com Android 4.0, processador dual-core, 16 GB de armazenamento interno, só que em nossos testes notamos alguns tropeços que irão fazer alguns usuários repensar a compra desse tablet. Confira abaixo o que o aparelho oferece de bom e de ruim.

Começando pelas características técnicas, o Tab 2 conta com um processador de dois núcleos Cortex-A9 de 1 GHz, memória RAM de 1 GB, 16 GB para armazenamento interno (somente 11,87 GB estão livres para uso) e o sistema operacional instalado é o Android 4.0.3, conhecido como Ice Cream Sandwich. Pena que no Brasil ainda não há previsão de atualização (confira nesse link). Já em países como Hong Kong, Taiwan e China, os felizardos compradores já puderam baixar a versão 4.1.2.

Munido de uma tela TFT de 10,1 polegadas multitoque e resolução de 1280 por 800 pixels, o tablet da Samsung pesa 587 gramas e para manusear o aparelho é bem tranquilo. No meu caso, não gosto muito desses aparelhos de tela grande, mas a sensibilidade da tela e a resposta ao toque são boas. O design é agradável, o acabamento é bem feito e toda a traseira e as bordas são feitas de plástico na cor prata.

Desempenho deixa a desejar


Uma pena, mas nos primeiros minutos de uso já sentimos alguns fortes engasgos nas transições de menus, algo que nos incomodou bastante. Jogamos alguns games simples como Falling Fred, Bad Piggies e Jetpack Joyride e vimos alguns tropeços, mas nada que atrapalhasse. Nos jogos mais elaborados, como Beach Buggy Blitz e Temple Run, aconteceu a mesma coisa. Agora se você acha que conseguiríamos jogar o pesado Batman: The Dark Knight Rises, se enganou, já que os lags se tornaram constantes e o jogo chegou a travar.

Fizemos também alguns testes com benchmarks sintéticos. Instalamos e rodamos os aplicativos Antutu e Quadrant Standart (ambos gratuitos no Google Play). O primeiro, que avalia o Samsung Galaxy Tab 2 Wi-Fi no processamento aritmético e gráfico, atingiu 5658 pontos. No segundo, que mensura a capacidade de processamento em aparelhos Android, o aparelho chegou aos 2540 pontos.

Outros dois testes de benchmarks realizados são o Nenamark1 e Nenamark2. Em ambos é medida a taxa de quadros por segundo que o dispositivo é capaz de reproduzir. É bom lembrar que o ideal são 30 FPS para que não haja nenhum tipo de engasgo. No caso do Tab 2 10.1 Wi-Fi, ele marcou 29,5 e 20 FPS, respectivamente, o que indica resultados baixos. Compare esses números com outros tablets na página de reviews do Bondfaro.

Chegamos a reproduzir algumas séries e filmes em 720p e 1080p no tablet da Samsung e tudo se portou bem. Até legendas SRT foram aceitas numa boa. Os alto-falantes, colocados ao lado da tela (um de cada lado), reproduzem um som forte, mas sem qualidade nos graves. Também deixamos alguns apps abertos e no caso do Tab 2 alguns engasgos foram vistos enquanto brincávamos com o modelo.

Câmera e conectividade


Munido de uma câmera traseira de 3,2 MP, o Galaxy Tab 2, da Samsung, tira fotos com qualidade apenas regular. Recomendamos utilizá-la apenas em momentos de emergência, quando você não tiver uma câmera digital nas mãos. Já a câmera frontal tem 1,3 megapixel, resolução VGA e a qualidade é péssima, e deve ser usada apenas em videochamadas.

Na conectividade, esse modelo do tablet da Samsung não possui 3G, mas vem com Wi-Fi a/b/g/n, DLNA e Bluetooth. Medindo 25,6 x 17,5 x 0,97 centímetros (L x A x P), o Tab 2 10.1 possui botões Liga/Desliga, conector P2, controle de volume e slot para cartão microSD (modelos até 32 GB são aceitos). Na parte de baixo encontramos o conector proprietário para carregar a bateria do aparelho. Pena que uma porta HDMI não foi colocada nesse aparelho.

Equipado com uma bateria de 7000 mAh, reproduzimos oito horas de vídeo ininterruptamente no tablet da Samsung. Ou seja, dá para ver três filmes tranquilamente.

Visão geral do tablet Samsung Galaxy Tab 2 10.1

Design é elegante e traseira toda é na cor prata.

Conclusão

Renan FrizzoPor: Renan Frizzoem 3/7/2013

Se você tiver uma graninha a mais, o Galaxy Note 10.1 vale mais a pena que o Samsung Galaxy Tab 2 10.1. Mesmo com boa sensibilidade ao toque e manuseio simples, o tablet peca por não ter uma previsão de atualização do sistema operacional e o desempenho geral do aparelho que deixa a desejar.

Contras:

- Desempenho não é dos melhores (sofre com alguns engasgos);
- Câmera capta imagens apenas medianas;
- Sem atualização prevista para o Android.

Prós:

- Design é caprichado;
- Reproduz filmes em 1080p sem travar (e com legendas);
- Manuseio do tablet é bom e sensibilidade do toque agrada.

Opinião dos Consumidores

NINGUÉM AVALIOU AINDA

SEJA O PRIMEIRO A AVALIAR
Publicidade

Ficha técnica

Informações Básicas
MarcaSamsung
ModeloGalaxy Tab 2 10.1 GT-P5110
ConectividadeWi-Fi
Funcionalidades
ConexõesUSB
Formatos Aceitos3GP, AAC, AMR, FLAC, MP3, MPEG4, WAV, WMA
FunçõesCalculadora, Calendário, Relógio/Alarme
Câmera Traseira3.0 Megapixels
Compatibilidade com AplicativosSim
Cartão de MemóriaMicroSD
Características
Capacidade de Armazenamento16 GB
Sistema OperacionalAndroid 4.0 Ice Cream Sandwich
Tela10.1 polegadas
Resolução1280 x 800 Pixels
Dimensões
Largura256,6 mm
Altura175 mm
Profundidade9,7 mm
Peso581 g