Positivo Easycam Mini Wi-Fi 8 GB

Produto sem ofertas

Veja histórico de preços dos últimos 30 dias

5
Nota do Editor
Publicidade

Tablet Positivo Mini Quad: para entreter quem não é exigente

Aparelho da fabricante brasileira é uma opção de tablet para os usuários que não querem um alto desempenho

A Positivo Informática é uma fabricante brasileira que vem tentando conquistar o mercado com seus aparelhos produzidos nas terras tupiniquins. É o caso do Positivo Mini Quad lançado neste ano, como uma alternativa para os usuários. Se você pensa em comprar um tablet, e quer saber mais sobre o aparelho, dá uma conferida no nosso review:

Design e acabamento

Design e acabamento lembram bem o iPad Mini

O Positivo Mini Quad possui um design que tenta imitar o iPad Mini.A parte traseira é feita de plástico. Apesar de querer aparentar alumínio, é fácil notar a qualidade plástica do material. Com 20 cm de largura por 13,5 cm de altura, esse tablet possui espessura de 1 cm. Pesando 421 gramas, o Positivo Mini Quad não é dos mais leves, e chega a ser até um pouco pesadinho em comparação ao iPad Mini, que pesa 308g.Seu manuseio pode cansar depois de um certo tempo. Então, se você gosta de ler com o tablet erguido no ar, melhor tomar cuidado. Se ele escorregar e cair no seu rosto, com certeza irá doer.

A câmera frontal fica na parte superior do aparelho, mas ela não está exatamente no meio. A câmera fica localizada mais para a direita do que para esquerda. Um pequeno problema é que o sensor de luminosidade está bem perto dele. Isso causa uma certa estranheza visual, como se tivesse duas câmeras ali.  

Tela

Tela com resolução de 1024 x 768 pixels

A tela de 7,85 polegadas possui resolução de 1024 x 768 pixels. Não é uma resolução muito alta, já que a maioria dos tablets atuais já vem com, no mínimo, 1280 pontos. Apesar da tecnologia IPS do display, que garante um ângulo de visão de até 178º, a tela reflete um pouco dependendo da luz ambiente. Se o brilho estiver no máximo, com certeza a vista cansará bem rápido. Pelo menos podemos contar com um ajuste de brilho automático pré-definido.

As imagens apresentadas são satisfatórias, tanto para filmes no Netflix, como em vídeos no YouTube. Porém alguns pixels são notados e sombreados ficam evidentes em cenas de filmes de carros, por exemplo. O touch é bem receptivo, mas às vezes ele falha.

Os ícones da tela apresentam imagens ligeiramente serrilhadas, indefinidas. Talvez pelo tamanho desses ícones, que são pequenos, mas isso pode incomodar um pouco, pois é como se eles ficassem embaçados por alguns instantes.

Câmeras

Câmera de 5 MP

A câmera principal do Mini Quad tem 5 megapixels. As fotos ficam com os contornos indefinidos e algumas sombras. É uma câmera que vai servir para registrar os momentos, mas ela não é lá muito potente. Clicando em qualquer lugar da tela, um círculo aparece e nele é possível acessar o menu com algumas opções básicas de ajuste, como: Modo de cena, local de armazenamento, tamanho da imagem, balanço de branco, exposição e troca de câmera.

Também é possível tirar fotos panorâmicas e gravar vídeos. Os vídeos ficam com muitos rastros e granulados e aquela coisa de contornos indefinidos acontece aqui também.

A câmera frontal vem com resolução VGA e vai servir bem para videochamadas, já que para selfies ela não vai agradar muito. Os granulados das imagens são alarmantes e nada é bem definido nos registros frontais.

Desempenho

Por ter uma configuração mediana, o Positivo Mini Quad oferece o básico. Usando um processador Intel Atom de quatro núcleos rodando a 1,8 GHz e com 1 GB de memória RAM, o tablet consegue manter a multi-tarefa com tranquilidade. Mas ele demora até 2 segundos só para ligar a tela, e apresenta alguns engasgos ao abrir aplicativos.

Testando um jogo pesado como Dead Trigger 2, foi possível jogar, mas o game apresentou alguns lags na primeira vez que o iniciei. Depois de alguns minutos jogando, foi possível notar alguns rastros no display e que algumas leves travadas aconteciam quando muitas imagens apareciam ao mesmo tempo. Tentei jogar Real Racing 3 mas o jogo não conseguia ser inicializado. Desinstalei e instalei de novo, mas o problema persistiu. Provavelmente o aparelho não suportava a quantidade de gráficos e arquivos adicionais que precisam ser baixados para que o jogo rode sem problemas. Uma pena. Para testar melhor o touch, joguei Fruit Ninja e a resposta de toque foi muito boa. Mas até com esse jogo considerado médio, algumas frutas congelaram na tela, por milissegundos, porém de forma notável.

A transição entre telas acontece de forma tranquila. Ao abrir e fechar aplicativos rápido, o aparelho engasga um pouco. Tanto que abri o Facebook e fechei logo em seguida, e o aplicativo abriu sozinho depois de 3 segundos.

O Android instalado é o Jelly Bean, versão 4.2.2. Por enquanto, a fabricante não tem uma previsão para atualizar o sistema operacional.

Nos benchmarks

Sempre quando realizamos nossos testes com esses aparelhos, nós rodamos os benchmarks. Eles são simuladores de uso, que medem o desempenho dos devices em processamento de dados gráficos e aritméticos, avaliando a performance do software e do hardware.

Apesar de não nos darem resultados de uso real, os números servem para compararmos com outros aparelhos. O 3DMark é um benchmark para jogos, testando a placa gráfica e o processamento da CPU. Aqui, no modo Ice Storm Ulimited, o Positivo Mini Quad marcou 12.549 pontos. O Quadrant, que mede o processamento de gráficos em 2D e 3D, capacidade da CPU e base de dados, marcou 14.072 pontos com esse tablet. No Antutu, que mede o desempenho geral do device, além de mostrar uma tabela comparando com os resultados de outros aparelhos, o Mini Quad alcançou 28.037 pontos.

Som

Alto-falantes ficam na parte inferior

Os alto-falantes estão localizados na parte inferior traseira do tablet. O som distorce um pouco quando o volume é aumentado, e os graves não são apresentados com boa definição, porém os agudos e médios estão aqui, com uma qualidade média.

A Positivou enviou para nós uma amostra do Positivo Mini Quad e esta apresentou um problema na saída de som para fone de ouvido. Chiados eram ouvidos de forma bem intensa, principalmente com os fones intra-auriculares, como se uma interferência constante acontecesse. Com headfones, aqueles que contornam a cabeça, os chiados ficavam mais fracos, porém ainda perceptíveis. Informamos a fabricante e eles fizeram a troca da amostra, mas o problema persistiu. A explicação da Positivo foi que as duas primeiras amostras enviadas não deveriam ter saído da fábrica, pois havia uma atualização que ainda precisava ser feita. Poxa, engenheiros..

Eles enviaram uma terceira amostra para teste, e esta não apresentou problemas com a saída para P2.

Conectividade

Saída para HDMI

Na parte de conexões o usuário pode contar com o Wi-Fi padrão 802.11 b/g/n, Bluetooth, slot para cartão de memória de até 32 GB, uma saída HDMI, microUSB, e entrada para fone de ouvido. Ele não suporta chips de telefonia. 

Bateria

A bateria do Positivo Mini Quad vem com 4000 mAh. Fazendo nosso teste padrão, que inclui: assistir uma hora de vídeo em streaming, jogar por 60 minutos, navegar pelas redes sociais e internet por mais uma hora e ler por outros 60 minutos, o tablet aguentou até os 45 minutos de leitura antes da carga chegar a 1%. Retiramos o aparelho da tomada às 9h45 com 100% de energia, e às 13h30 a bateria já tinha esgotado.

Fazendo outro teste de bateria, deixando o tablet reproduzindo um vídeo de 4 horas, ele aguentou em média a mesma coisa. A bateria esgotou com 3 horas e 40 minutos rodando em streaming. Ambos os testes foram feitos com 70% de brilho da tela, e o aparelho ficou conectado na rede Wi-Fi o tempo inteiro. Os resultados não se destacam na categoria do device. Modelos mais potentes como o Samsung Tab 4 aguentou nosso teste e ainda restava 42% de bateria. Mas pelo menos garantem entretenimento por algumas horas até precisar colocá-lo na tomada novamente.

Nossos testes simulam o uso de um usuário intenso, que vai passar bastante tempo se divertindo com o aparelho. Levando em consideração que com um uso mais leve, de uma pessoa que vai fazer outras coisas durante seu dia, e o dispositivo ficará em standby, essa bateria pode chegar a durar, no mínimo, 6 horas.

Conclusão

ColaboradorPor: Kelly Miyashiroem 20/1/2015

Se você procura um tablet que cumpra o básico, o Positivo Mini Quad pode suprir suas expectativas. A tela possui uma resolução boa, porém apresenta pixels e rastros em imagens muito rápidas. O processador, que não é dos mais potentes, consegue rodar jogos pesados como Dead Trigger 2, mas não conseguiu abrir Real Racing 3, e isso é um pouco decepcionante. Apesar disso, ele roda Jetpack Joyride, Fruit Ninja e o jogo dos zumbis, de forma fluida depois de alguns minutos que o jogo foi incializado. Algumas travadas foram notadas, mas nada que incomodasse muito.
A câmera se torna apenas um acessório do aparelho, já que tanto na câmera frontal, como na principal, o resultado é abaixo do satisfatório, graças aos contornos indefinidos, os rastros, e os granulados das fotografias. Ele também é pesadinho, então manuseá-lo cansa depois de um certo tempo. O que incomodou de verdade foram os chiados ao usar fones de ouvido nos dois primeiros aparelhos, mas eles não deveriam ter sido enviados para testes, já que ainda faltava uma atualização a ser feita em ambos. O terceiro aparelho mostrou boas condições para usar o fone de ouvido tranquilamente.
O Positivo Mini Quad é uma opção de tablet interessante para quem quer um aparelho que não seja tão potente. Para o básico, ele não deixa na mão, com várias funcionalidades, e seu design é até bonito. Então, se você não procura um aparelho com alto desempenho, o Positivo Mini Quad é uma boa opção.

5
Nota do Editor

Contras:

  • Peso acima da média dos tablets
  • Processador não é dos mais potentes
  • Câmeras são fracas

Prós:

  • Tablet cumpre o básico para entretenimento
  • Design bonito

Opinião dos Consumidores

NINGUÉM AVALIOU AINDA

SEJA O PRIMEIRO A AVALIAR

Ficha técnica

Informações Básicas
MarcaPositivo
ModeloEasycam Mini
ConectividadeWi-Fi
Funcionalidades
Câmera Traseira5.0 Megapixels
Câmera Frontal0.3 Megapixels
Compatibilidade com AplicativosSim
Cartão de MemóriaMicroSD
Características
Capacidade de Armazenamento8 GB
Memória RAM1024 MB
Velocidade do Processador1800 MHz
Sistema OperacionalAndroid 4.2 Jelly Bean
Tela7.85 polegadas
Resolução1024 x 768 Pixels
Dimensões
Largura136 mm
Altura201 mm
Profundidade9,4 mm
Peso430 g