Sony Vaio VPC-Z215GB Intel Core i5-2410M 2.3 GHz 6144 MB 128 GB

Publicidade
A Sony sempre se preocupou em agregar itens diferenciados em suas linhas de notebooks, para talvez assim fugir da avalanche de aparelhos muito parecidos, seja na configuração, no design ou no acabamento. Porém, com o Z215GB a companhia conseguiu algo mais: desenvolveu um aparelho híbrido, que sozinho executa tarefas cotidianas com tranquilidade, mas que, quando acoplado a seu Power Media Dock Station, se transforma numa máquina potente, ideal para trabalhos pesados, como processamento de vídeo, renderização e demais atividades que só aparelhos parrudos são capazes de suportar.

Características físicas



Mesmo se tratando de um notebook, este Vaio da série Z é muito fino e leve. Ele tem apenas 2,47 centímetros de espessura quando fechado, largura de 33 cm e profundidade de 21 cm. Pesa somente 1,165 quilos, e possui tela de 13,1 polegadas LED com excelente resolução de 1600 x 900 pixels em formato wide (16:9).
Seu design é simples, sendo todo preto com acabamento liso e sem texturas. O detalhe da marca Vaio em prata na tampa é o único item que destoa do restante. Ele é bastante elegante e suas extremidades diagonais combinam muito bem com o Power Media Dock Station, que se trata de um módulo de expansão que funciona acoplado ao notebook.
O material utilizado no gabinete é a fibra de carbono, tornando o Vaio Z215 muito leve e resistente. Sem dúvida é um ponto a mais do modelo, tornando-o tão leve quanto um ultrabook, porém muito mais resistente a quedas e outros acidentes rotineiros.
Seu teclado é bastante confortável, trazendo teclas com cantos arredondados e superfície lisa, ideal para digitação mesmo para quem tem mãos grandes, pois há considerável espaço entre as teclas. O teclado tem luz de fundo, tornando possível a digitação mesmo no escuro. Existem poucas teclas de atalho na parte superior do teclado, mas devido às dimensões ele não traz um alfanumérico separado. Há também bastante espaço para o descanso dos braços, e seu touchpad é bastante sensível e rápido. Abaixo do painel do touch está o leitor biométrico, item de segurança que muitos prezam na hora da compra. O som do aparelho é baixo e ele não traz nenhum mimo neste sentido, sendo bastante convencional. Acima da tela, ele traz uma webcam de 1.3 megapixels com tecnologia Exmor, capaz de captar imagens com qualidade mesmo em ambientes com pouca luz.


Características técnicas e desempenho



O Z215GB utiliza processador Intel Core i5 modelo 2410M de segunda geração (Sandy Bridge), com velocidade de 2,3 GHz, podendo chegar a 2,9 GHz através da tecnologia Turbo Boost. Trocando em miúdos, o Turbo Boost eleva a frequência do processador quando ele é exigido - em programas gráficos ou em jogos, por exemplo - assim economizando bateria quando está executando tarefas simples. Assim, o modelo suporta multitarefa sem problemas, e seus 3MB de L3 cache dão conta do recado quanto o assunto é alternar programas em execução.
Ele possui chip gráfico Intel HD Graphics 3000, este embutido no próprio processador. Por se tratar de um chip gráfico integrado, ele tem memória compartilhada, o que não é ideal para jogos modernos. Apesar disso, roda filmes em Full HD (1080p) com facilidade, e suporta também programas gráficos (como o Photoshop CS6, por exemplo), mas é bom ir devagar com ele. Utilizando o poder de sua Power Media Dock Station, a história é bem diferente, mas disto falaremos adiante.
Com seus 6GB de memória DDR3, dá para fazer estragos. Pena que não há possibilidade de expansão no modelo. O armazenamento é feito através de um disco SSD de 128GB padrão Sata III (600 MB/seg). O SSD funciona como os discos magnéticos, mas ele utiliza memórias para armazenamento, tornando o acesso aos arquivos muito mais rápido. Ele vem com Windows 7 Professional instalado e diversos programas da Sony, entre outros utilitários.
Para conexões sem fio, este Vaio traz o Wi-Fi padrão 802.11b/g/n e Bluetooth 2.1 Standard.
Sua bateria tem autonomia para 8 horas, entretanto se for utilizado com desempenho máximo, diversos programas em execução e alta luminosidade de tela, este número cai para pouco mais de 5 horas. Mas mesmo assim é uma boa autonomia para quem for ficar longe de tomadas, principalmente levando em conta o ótimo hardware do aparelho.


Conexões, acessórios e opcionais



Este Vaio traz 1 entrada VGA na lateral esquerda, e logo abaixo do touchpad disponibiliza um leitor de cartões 4 em 1. Na parte lateral direita ele possui 1 conexão USB 2.0, 1 USB 3.0,1 saída HDMI,1 VGA, entrada de rede (RJ 45 - 10/100/1000), saída para fones de ouvido e entrada para fonte de energia. Mas o grande diferencial é, sem dúvida, seu Power Media Dock Station: uma caixa preta que pesa apenas 685 gramas e que possui, dentro de si, uma placa gráfica AMD Radeon 6650M com 1GB de memória dedicada, além de gravador e leitor de CD e DVD e conexões extras, tais como 1 USB 3.0, 2 USB 2.0,1 saída HDMI e 1 VGA. O Power Media se conecta ao notebook via USB, lembrando que ele já vem junto com o aparelho. Pena que não possui bateria, e só funciona ligado na tomada.
O Z215GB possui também uma bateria em folha que pode ser encaixada na parte de baixo do aparelho, dobrando sua autonomia. Porém, é um acessório vendido separadamente. Ao comprar o seu, você recebe o notebook com bateria e fonte, o Power Media Dock Station com fonte de alimentação, base de suporte para mesa e manual.

Conclusão

Por: em 28/8/2012

O Z215GB é um aparelho para quem quer o melhor dos dois mundos: praticidade e desempenho. Ele tem design sóbrio, ideal para trabalhos e apresentações, e assim consegue ser elegante sem parecer ordinário. Seu Power Media Dock Station é um diferencial e tanto, pois proporciona desempenho gráfico na hora que você precisa, não sendo algo que você necessariamente tem que carregar por aí. E o conjunto competente não fica na mão longe das tomadas, pois a bateria suporta sem desespero as tarefas diárias.

Contras:

- Pelo preço, poderia vir com um processador i7;
- HD SSD é excelente, mas tem pouco espaço de armazenamento.

Prós:

- Fino e leve;
- Gabinete de fibra de carbono, bastante resistente;
- Excelente em multitarefa;
- Muitas conexões e portas extras;
- Híbrido: ótimo tanto para tarefas cotidianas como para trabalhos pesados;
- Bateria extra de fácil encaixe é um bom acessório para quem necessita.

Opinião dos Consumidores

NINGUÉM AVALIOU AINDA

SEJA O PRIMEIRO A AVALIAR

Ficha técnica

Informações Básicas
MarcaSony
LinhaVaio
ModeloVPC-Z215GB
CaracterísticaNotebook
Tela e Vídeo
Tela13.1 polegadas
Resolução1600 x 900 Pixels
Placa de vídeoAMD Radeon
Modelo da Placa de VídeoHD 6650M
Tipo de Placa de VídeoDedicada
Memória de Vídeo1 GB
Processador e Memória
ProcessadorIntel Core i5-2410M
Velocidade do Processador2.3 GHz
Memória Cache3 MB
Memória RAM6144 MB
Tecnologia da MemóriaDDR3
Armazenamento e Sistema
Capacidade do HD128 GB
Sistema OperacionalWindows 7
Licença do Sistema OperacionalProfessional
Conexões e Bateria
ConectividadeBluetooth, Ethernet
Protocolos802.11 b/g/n
Entrada USB5 Porta(s)
EntradasHDMI, VGA
AlimentaçãoBivolt
Dimensões e Peso
Largura330 mm
Altura20 mm
Profundidade210 mm
Peso1,16 Kg