Samsung Chromebook XE303C12 Samsung Exynos 5 Dual 1.7 GHz 2048 MB 16 GB
Samsung Chromebook XE303C12 Samsung Exynos 5 Dual 1.7 GHz 2048 MB 16 GB

Samsung Chromebook XE303C12 Samsung Exynos 5 Dual 1.7 GHz 2048 MB 16 GB

Chromebook da Samsung é fabricado no Brasil

  • Samsung Chromebook XE303C12 Samsung Exynos 5 Dual 1.7 GHz 2048 MB 16 GB

"Sistema desse portátil é baseado no Google Chrome. Acompanhe o review e entenda esta tecnologia"

de 234 no Ranking de: Notebook

Histórico de preços

Histórico de preços

Cadastrar Alerta de PreçoAlerta de Preço

Alerta de Preços

Menor preço já registrado.
ótimo momento para compra!
Cadastre um Alerta de Preço e seja avisado por e-mail quando o produto atingir o preço que você deseja!
Hoje testamos o Chromebook da Samsung (modelo 303C12-AD1), que é o primeiro a ser fabricado no Brasil.

Para começar, o que é Chromebook?


É exatamente isso que o nome sugere. Um computador baseado no navegador Chrome, da Google, que usa o sistema operacional batizado de Chrome OS. Não há aplicativos instalados como bloco de notas, calculadora, programas para desenhos ou qualquer outro programa. Tudo é baseado no navegador Chrome. Há apenas um kernel de Linux para iniciar o sistema e fazer o gerenciamento de interfaces de entrada, como teclado, touchpad, USBs e redes como Ethernet, Wi-Fi e conectividade Bluetooth.

Simplicidade


A filosofia do Chrome OS é usar somente a web. Como o Navegador Chrome possui uma loja de aplicativos, é possível trabalhar com o Chromebook com aplicativos de escritório, produtividade, utilitários e também entretenimento, como música, vídeo e jogos. As configurações do sistema também são muito fáceis. No canto inferior direito há uma barra com ícones que indicam o estado da rede, o nível da bateria, o ícone de ajuste de som e a hora. Ao clicar em qualquer parte desta barra aparece um menu de atalhos para configurar rede Wi-Fi, tipo de teclado e volume.

Na área de trabalho é possível alterar o plano de fundo e, diferente de outros sistemas operacionais, a área de trabalho não é utilizada, já que as aplicações são abertas todas no navegador. Mas assim como no Windows (versão 7 ou 8), um atalho é inserido na barra de ferramentas, como uma pasta. Nesta pasta ficam todos os aplicativos e extensões que são baixadas para o Chrome. Na barra de ferramentas também é possível inserir atalhos de aplicativos ou extensões mais utilizadas.


Multi-usuário, usuário convidado e a segurança do sistema


O Chrome OS permite mais de uma conta, assim como outros sistemas operacionais. Isto é um método seguro se o computador for utilizado por mais de uma pessoa. E se alguém que não está cadastrado quiser usar o seu Chromebook basta deslogar de sua conta e logar como convidado. Dessa forma será liberado apenas o navegador, sem acesso aos aplicativos.

A segurança é feita internamente. O Chrome sempre se mantém atualizado, sem nenhuma intervenção do usuário e isto é não é configurável, o que significa que todo processo de atualização é feito automaticamente, de modo transparente para o usuário. No caso de acesso a um site infectado, as aplicações e as páginas Web são executadas num ambiente restrito denominado "isolamento de processos" (ou sandbox, assim chamado entre os programadores).

Assim esta aba não pode afetar outras abas, nem as aplicações e nem qualquer outro arquivo que exista no computador. A ameaça fica contida e basta fechar a aba. Mesmo que o programa malicioso consiga escapar ao isolamento de processos, o Chromebook continua protegido. Sempre que o Chromebook inicializa, realiza uma verificação automática denominada "inicialização confirmada".

Se for detectado que o sistema foi adulterado ou danificado de alguma forma, normalmente repara-se sozinho, recuperando o Chromebook para uma configuração inicial do sistema. E basta logar com seu usuário para que os aplicativos estejam lá novamente.

Uso offline


Os aplicativos podem ser utilizados no modo offline, assim como é o funcionamento do Google Drive, pro exemplo. Ao ficar online ele sincroniza automaticamente os arquivos. Tudo é guardado no SSD de 16 GB que há no Chromebook. Sim, é pouco espaço, mas lembre-se que a proposta do Chromebook é guardar tudo na nuvem.

Hardware e desempenho


Este portátil tem configuração de um processador Samsung Exynos 5 dual-core. A memória é de 2 GB e o armazenamento é de 16 GB tipo SSD. A tela é de LCD retroiluminada por LED e tem 11,6 polegadas, com resolução de 1.366 x 768 pontos. No lado direito está o conector combo para fone de ouvido e microfone, duas USBs 2.0 e o plugue para o carregador de bateria. No lado esquerdo estão o conector para rede Ethernet, uma saída HDMI e mais uma USB 2.0. Na parte frontal está um slot para cartões de memória tipo SD. Por fim, há uma webcam de 1,3 megapixel.

O desempenho é muito bom, mesmo com esta configuração de entrada. E faz sentido, já que não há aplicativos, memória de troca e assim menos coisas para gerenciar. As páginas carregam rapidamente e mesmo quando há muitas abas (abrimos 18 de uma vez) o sistema é ágil para alternar entre abas e mesmo usar os aplicativos que estão nelas.

Usamos jogos, que são aplicativos que exigem do processador gráfico e aritmético e tivemos grata surpresa ao ter uma ótima experiência de entretenimento. Instalamos o Cut the rope, Angry birds, que rodaram sem problemas de lags. Rodamos também um editor de fotos chamado Pixlr Editor, que insere melhorias em fotos, faz cortes e aplica filtros. E também obtivemos desempenho muito bom, sem demora nos processos de renderização das fotos.

Assistir vídeos no Youtube também foi tarefa fácil, assim como assistir vídeos diretamente do pendrive na resolução full HD, sem perda de desempenho. A tela decepcionou porque a visualização somente fica perfeita se ficarmos exatamente de frente a ela. Qualquer inclinação da tela altera muito as cores da imagem.

Duração da bateria


O chromebook não teve uma boa duração de bateria, considerando que um portátil de seu tamanho deve oferecer o máximo possível de tempo longe da tomada, já que é a palavra de ordem hoje em dia é mobilidade. Testei a bateria usando o Chromebook durante um dia comum e trabalho, e da maneira mais óbvia possível, já que ele só usa navegador web.

Fiquei trabalhando nele escrevendo esse review no Google Docs sempre conectado a rede Wi-Fi. Abri 6 abas no Chrome para fazer pesquisas, acessar e-mail da empresa, e-mail pessoal e acessar Youtube. O Youtube é o que consumia um pouco mais de energia, pois precisa processar o vídeo e os alto-falantes consomem também energia. Nestas condições a bateria durou 4 horas e 40 minutos.

Comparado com o Chromebook da Acer, o chromebook da Samsung teve cerca de 1 hora a mais de duração de bateria no mesmo teste. Mesmo assim não considero um bom tempo. Afinal, as aplicações são todas básicas, a não ser o Youtube, que consome mais energia. E ainda mais considerando que, hoje em dia, portáteis com processadores mais velozes conseguem ter autonomia maior do que 4 horas e meia.

Conclusão

Rene RibeiroPor: Rene Ribeiroem 12/8/2014

O Chromebook tem uma filosofia diferente de outros portáteis. Ele usa como base o Chrome, que é o navegador da Google. Tem um núcleo de sistema baseado em Linux que serve para inicializar e ajudar a gerenciar as interfaces (teclado, USBs, Wi-Fi, etc.). Os aplicativos ficam por conta da loja Google. É uma solução interessante já que a maioria dos serviços que usamos hoje temos que fazer sempre conectados. É possível usar offline também, porém o armazenamento é bem pequeno (um SSD de 16 GB). Quanto a conectividade, tem USBs, rede Wi-Fi e Bluetooth, além de um conector para rede Ethernet e HDMI. É possível inserir pendrives ou HDs na USB e ler qualquer tipo de arquivo, como filmes, áudio, textos, word, excel e PDF, por exemplo. os pontos negativos foram o teclado que não é muito confortável e a bateria que durou pouco para um portátil que não consome tanta energia. Mas é uma solução interessante para quem utiliza muitos serviços da internet.

Contras:

- Teclado não é confortável para longas digitações;
- bateria poderia ter durado mais;
- conexões na parte de trás são incômodas para acessar.

Prós:

- Backup sempre garantido (todos os trabalhos e aplicativos ficam na nuvem);
- muito rápido para iniciar.

Opinião dos Consumidores

9Baseada em 29 opiniõesEnvie sua opinião
Segurança
          10
Qualidade da Imagem
          9
Portabilidade
          9
Duração da Bateria
          10
Design
          10
Desempenho
          10
Custo-Benefício
          8
Compatibilidade
          7
Publicidade
96%Dos consumidores recomendam este produto

O que dizem os consumidores sobre esse produto:

Ficha técnica

Informações Básicas
MarcaSamsung
LinhaChromebook
ModeloXE303C12
Processador
ProcessadorSamsung Exynos 5 Dual
Velocidade do Processador1.7 GHz
Cache1024 KB
HD
Capacidade do HD16 GB
Memória
Memória RAM2048 MB
Tecnologia da MemóriaDDR3-800
Display
Tipo de DisplayLED HD
Tela11.6 polegadas
WidescreenSim
Resolução1600 x 900 Pixels
Tipo de Placa de VídeoIntegrada
Rede e Modem
ConexõesWi-Fi
Protocolos802.11 a/b/g/n
Características
Entradas / SaídasFone de Ouvido, HDMI
Entrada USB3 Porta(s)
Leitor de cartão de memóriaSim
MouseTouchpad
Software
Sistema OperacionalGoogle Chrome OS
Especificações Técnicas
Tecnologia da bateria2 Cell
Largura290 mm
Altura17,5 mm
Profundidade209 mm
Peso1,1 Kg