Multifuncional Epson L355 Jato de Tinta

A partir de:

R$ 759,90

Veja histórico de preços dos últimos 30 dias

Me avise quando o produto cair de preço

Alerta de Preço
Menor preço já registrado.
ótimo momento para compra!
Me envie um e-mail quando o preço chegar a:
no Ranking de: Impressora
8
Nota do Editor
iPad Air 2

Avalie esse produto e concorra a um iPad

Avalie e Participe
Publicidade
Carregando...

Histórico de preços

Histórico de preços

Me avise quando o produto cair de preço

Alerta de Preço
Menor preço já registrado.
ótimo momento para compra!
Me envie um e-mail quando o preço chegar a:

Epson L355 é jato de tinta e tem Wi-Fi

A Epson está disputando duro com a HP no mercado de impressoras e multifuncionais. Desta vez, o modelo que chama atenção é o L355, uma multifuncional voltada para casa e pequenas empresas, que tem como destaque o tanque de tinta. É uma ótima opção para quem não quer investir muito dinheiro em uma impressora a laser, nem quer trocar de cartucho a todo momento.

Ela é compacta, tem Wi-Fi e pode ser controlada por dispositivos móveis, ainda que esta opção aparesente falhas, como veremos a seguir.

Confira a nossa análise completa e avalie se esta é a multifuncional ideal para sua casa ou empresa.

Tanque de tinta: como funciona

Passo 1

A tecnologia tanque de tinta da Epson, de fato, traz economia? Bom, primeiro vamos analisar alguns números. Um cartucho comum tem 2 ml de tinta e imprime cerca de 100 páginas — se houver imagens, esse número cai drasticamete. Um tanque de tinta tem 70 ml, ou seja, é uma capacidade 35 vezes maior. Segundo a fabricante, a L355 chega a imprimir 4.000 páginas em preto e branco e até 6.500 páginas coloridas. Não chegamos a imprimir essa quantidade de páginas para atestar este valor. Mas não tem como negar que a sua capacidade de impressão é muito maior.

É vantagem para quem tem um pequeno negócio e irá imprimir uma quantidade razoável de folhas, mas não tem necessidade de uma impressora a laser. É vantagem também tê-la em casa, já que você, provavelmente, não vai precisar trocar o tanque por muito tempo.

O modelo já vem com 4 garrafas de tinta (preto, ciano, amarelo e magenta). O tanque fica acoplado ao lado direto da impressora e é fácil reabastecê-lo. Aqui vai um passo a passo de como fazê-lo. Se você ainda tiver dúvidas, também pode assistir a este vídeo da Epson. Vale lembrar que todo o material de proteção deve ter ser retirado antes de realizar este procedimento.

1. Certifique-se de o botão esteja acionado no modo impressão e não no modo transporte.

2. Desencaixe o tanque da impressora. Cuidado para não puxar os tubos de tinta.

3. Abra a tampa do tanque em que deseja colocar a tinta e despeje o conteúdo até a linha indicada. Muito cuidado para não trocar as cores.

4. Feche a garrafa e o tanque.

5. Por fim, encaixe o tanque novamente à impressora.

Depois disso, é só ligá-la e apertar o botão "cancelar" para que a impressora comece a carregar a tinta. Este procedimento leva cerca de 20 minutos e uma quantidade dessa tinta vai para o cabeçote. Por isso, essas primeiras garrafas têm rendimento menor.

Apesar de simples, é preciso ter cuidado para não derramar a tinta, o que pode acontecer facilmente (como é possível ver nas fotos). É aconselhável também que você não carregue papel antes de recarregar os tanques de tinta. 

Desempenho e usabilidade

A L355 tem bom desempenho, no geral. As cópias são rápidas, chegando à marca de 9 páginas por minuto, em preto e branco, e 4,5 em cores. No modo rascunho, consegui imprimir até 19 páginas.

Os botões são intuitivos, mas ela não possui visor, o que dificulta seu uso no dia a dia. Isso porque não é possível selecionar um número de cópias a serem feitas, sem a ajuda de um computador/dispositivo. Sendo assim, se você quiser imprimir 15 cópias, terá que apertar 15 vezes o mesmo botão. Mais fácil será com computador ou celular.

Ela também faz cópias frente e verso, mas é preciso fazer isso manualmente (e com no máximo 30 folhas na bandeja, segundo recomendação da Epson). Ao selecionar este modo, ela imprime uma página e espera que você recoloque a folha na bandeja de alimentação do lado correto para retomar a impressão.

A cópia de documentos ficam boas e as fotografias também, levando em conta que é uma impressora de pequeno porte. Claro que não tem a qualidade de uma laser e é possível enxergar os pontos, mas ela satisfaz no dia a dia.

Há também um software que auxilia na hora de editar imagens: Epson Easy Photo. Com ele, você pode restaurar cor e contraste, corrigir olhos vermelhos e selecionar tamanhos e formatos de impressão facilmente.

A bandeja de alimentação suporta cerca de 100 folhas de papel comum e aceita também papel fotográfico, carta e envelopes. Aqui fica uma observação: ao puxar o papel, é muito comum que ele se desloque e a impressão fique "torta". Mas é fácil consertar este problema: basta ajustar a trava ao tamanho do papel. 

Scaner

Sua área máxima de digitalização é de 21,6 x 29,7 centímetros (ou 8,5 x 11,7 polegadas). O software do scaner é bem simples, apresentando quatro modos distintos de digitalização: automático, casa, escritório e profissional. Todos podem ser ajustados, mas eles trazem algumas peculiaridades. Por exemplo, o modo escritório vem pré-definido para salvar em PDF, no modo retrato e a 1200 dpi. O modo casa vem ajustado para salvar em JPEG e em até 4800 dpi. Já o profissional, dá possibilidade de ajustes mais complexos, como o histograma, correção de tom, quantidade de magenta/ciano/amarelo/preto na imagem, e digitaliza em até 9600 dpi — vale lembrar que este número é muito grande e eu mesma não consegui digitalizar nenhum arquivo com essa resolução, pois a escala tem que ser diminuída ou a região a ser digitalizada deve ser muito pequena. Com 300 dpi, já é possível ter uma boa imagem para impressão. É por isso que o modo automático, por exemplo, já vem ajustado com essa resolução.

Com o software, é possível digitalizar em preto/escala de cinza/cor, fazer ajustes de contraste e brilho, tirar ondulações, remover poeira, etc. O produto também vem com OCR, com o qual é possível editar os arquivos digitalizados — para isso, é preciso uma resolução mínima de 400 dpi.

Ela escaneia em até 48 bits e você pode salvar os arquivos em JPEG, TIFF, PDF e Bitmap. É possível visualizar o arquivo antes de digitalizar e selecionar uma área. Vale lembrar que definições com uma resolução maior e o tipo de imagem podem aumentar o tempo de digitalização. Em nosso teste, uma foto 10 x 15 cm demorou cerca de 5 minutos para digitalizar a uma resolução de 3200 dpi.

Wi-Fi: onde ela peca

Um dos destaques anunciados desta multifuncional é a conexão Wi-Fi, nos padrões 802.11 b/g/n. É fácil configurá-la com o software de instalação e no começo ela funciona bem. O problema está no fato de se perder a conexão após um tempo, sem causa aparente*. Você precisa, então, reiniciar a máquina, mas ainda assim não é garantia de que ela encontrará a rede. Isso causa uma sensação de insegurança muito grande, pois a impressão que dá é de que ela vai te deixar na mão se você depender do Wi-Fi. Também pode acontecer de os comandos demorarem para serem obedecidos. Com o cabo USB, de fato, é mais rápido.

* Não sabemos se a perda de sinal se deve ao fato de termos conectado o produto à uma rede corporativa. Tentamos contatar o suporte técnico da Epson, mas até a publicação do review, não conseguimos a informação.

Apesar disso, quando o recurso funciona, apresenta vantagens legais, como a utilização do aplicativo iPrint, disponibilizado pela Epson. Conectando o dispositivo móvel na mesma rede em que está conectada a impressora, você consegue imprimir fotos que estão em sua galeria e até documentos armazenados na nuvem (Dropbox, Box, Google Drive, Evernote, Microsoft Onedrive), além de conseguir digitalizar algum arquivo e salvá-lo diretamente no seu cartão de memória. Mas o app ainda precisa de melhorias. Entre seus pontos negativos, está o fato de não ser possível imprimir em alta resolução (mesmo se a foto estiver em alta) e a falha de algumas funções, como a compra de tinta. Nesta última, o app falha em te direcionar para o site da loja. 

Demais especificações

A L355 é compacta, leve e com visual moderno, retangular e na cor preta. Menor que sua antecessora, possui 47,2 centímetros de largura, 14,5 cm de altura e 30 cm de espessura e pesa 4,4 quilos.

Além dela, vem na caixa um cabo de alimentação, um cabo USB 2.0, um guia de instalação rápida e CD com driver, manuais e software (que também podem ser encontrados no site).

Ela é bivolt e a garantia dada pela fabricante é de um ano ou 15 mil páginas.

Conclusão

ColaboradorPor: Jéssica Stuqueem 27/11/2014

A Epson L355 é uma multifuncional bastante econômica graças ao seu sistema de tanque de tinta, que tem compartimento muito maior que uma impressora à tinta que utiliza cartuchos. Enquanto um cartucho imprime até cerca de 100 páginas, uma garrafa imprime até 4000 páginas (preto). Isso significa uma economia maior a longo prazo. Além disso, é compacta e tem boa velocidade e qualidade de impressão. Por esses motivos, serve bem para uma casa ou um pequeno escritório, que não têm necessidade de investir em uma impressora a laser. Seus pontos negativos se devem à conectividade falha, já que a perda de sinal do Wi-Fi ocorre com frequência. O aplicativo da Epson traz muitas funções, mas elas podem ser melhoradas.  

8
Nota do Editor

Contras:

  • Wi-Fi falha e desconfigura sem causa aparente;
  • iPrint não imprime em alta resolução. 

Prós:

  • Compacta;
  • Compartimento maior para tinta - economia a longo prazo;
  • Boa velocidade e qualidade de cópias.

Opinião dos Consumidores

9Baseada em 397 opiniõesEnvie sua opinião
Qualidade de Impressão
          9
Funções e Características
          9
Facilidade de Uso
          9
Durabilidade
          10
Design
          9
Custo-Benefício
          9
Compatibilidade
          9
95%Dos consumidores recomendam este produto

O que dizem os consumidores sobre esse produto:

Ficha técnica

Informações Básicas
TipoMultifuncional
MarcaEpson
ModeloL355
Tecnologia de ImpressãoJato de Tinta
FunçõesCópia, Digitalização, Impressão
Impressão
Tipo de ImpressãoColorida
Resolução Máxima de Impressão5760 x 1440 dpi
Velocidade Máxima de Impressão em Cores15 pág/min
Velocidade Máxima de Impressão em Preto33 pág/min
Papel
Bandejas1
Capacidade de Folhas100 folhas
Mídias AceitasA4, A5, A6, B5, C6, Carta, DL, Envelope, Ofício
Digitalização
Resolução máxima de digitalização600 x 1200 dpi
Área de Escaneamento216 x 297 mm
Especificações Técnicas
ConectividadeUSB 2.0, Wi-Fi
CompatibilidadeMac OS X, Microsoft Windows
VoltagemBivolt
Consumo Máximo11 W
Dimensões
Largura472 mm
Altura145 mm
Profundidade300 mm
Peso4,4 Kg