Smartphone Nokia Lumia 930

Publicidade
>>> Assista o vídeo de review do Lumia 930

>>> Assista o vídeo de unboxing do Lumia 930

A Microsoft continua apostando em seus smartphones da família Nokia Lumia. Se isso é bom? Considerando a qualidade que os Lumias alcançaram em nossos testes, podemos dizer que sim. Hoje testei o Lumia 930, uma evolução do Lumia 925, que já fiz review. Acompanhe o review e decida se este smartphone é para você.

Design e acabamento


O Lumia 930 é muito bonito. Ponto. Simples assim, na minha opinião. Porque ele tem design minimalista. É um monólito com cantos curvos, as bordas em alumínio na cor preta, a traseira em policarbonato e a frente é inteiramente coberta pelo vidro Gorilla (resistente a arranhões e pequenos choques). O acabamento das bordas do vidro traz um detalhe pequeno, mas que faz toda a diferença no visual e na ergonomia: ele é levemente curvado se debruçando delicadamente nas bordas de alumínio. Recebi para testes o modelo na cor preta, mas há também o modelo em cor branca.

Logo abaixo da tela estão os botões de menu do Windows Phone 8.1, que são sensíveis ao toque. No lado direito do aparelho há três botões: o de disparo da câmera, o de liga / desliga e o de controle de volume. Na parte de baixo está o conector micro USB e na parte de cima está o conector para fone de ouvido (fone não acompanha o produto!) e também o slot para o chip de telefonia padrão nano SIM. O interessante é que a gavetinha para o chip não precisa mais da ferramenta pontiaguda para ser removida. A tampinha possui um pequeno espaço em que é possível remove-la com o dedo.

Tela


O aparelho tem uma tela grande (5 polegadas), usa tecnologia OLED e as bordas finas, o que agrada bastante o visual. O vidro que protege a tela é o Gorilla, que é resistente a arranhões e pequenos choques. A resolução é de 1920 x 1080 (full HD), com 441 pixels por polegada, o que gera imagens nítidas e muito confortáveis para os olhos. A reposta ao toque é precisa e rápida, com imagens ou qualquer outro conteúdo fluindo suavamente sem qualquer lag.

Desempenho e o Windows Phone 8.1


Não há muito o que dizer nesse item, a não ser elogiar o desempenho do aparelho. Mas era esperado, já que sua configuração é poderosa e, desde outros testes com Windows Phone, verifiquei que o sistema está muito bem afinado com o hardware. Ele vem com processador Snapdragon 800 quad-core de 2.2 GHz, 2 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento, sem opção para expansão. E o Windows Phone 8.1 trouxe várias implementações que ajudam na usabilidade.

Os mais notáveis são a barra de notificações, a escrita gestual e a possibilidade de instalar aplicativos no cartão micro SD; porém este último não tem serventia para o Lumia 930, já que ele não tem expansão. A barra de notificações é muito útil para ver mensagens do sistema e ter acesso rápido ao Wi-Fi, Bluetooth e configurações em geral. O teclado agora aceita escrita gestual, na qual apenas deslizamos os dedos sobre as letras e a palavra vai se formando.

Ok, é sim um recurso que já existia nos telefones com Android (há mais de anos), mas foi muito bom ver esse recurso funcionar perfeitamente no Windows Phone. E com ele é possível selecionar idiomas que são reconhecidos automaticamente, na medida do possível, quando passamos o dedo pelas letras.

O recurso de instalar aplicativos no cartão micro SD é muito bem vindo, pois em aparelhos com apenas 8 GB, logo ficavam ocupados pelos aplicativos, fotos e vídeos. Outro recurso que vale citar é o software da câmera, que oferece mais opções de configuração manual, como ajuste de ISO, abertura e tempo do obturador.

Na questão de estética há um melhor aproveitamento de espaço da tela de entrada, pois os ícones podem ser dispostos em três colunas em vez de duas.

Aplicativos


Para o Windows Phone ainda não há a mesma quantidade de aplicativos que existe para Android e iOS, porém, as principais estão presentes, como facebook, twitter, instagram, evernote, whatsApp, Skype e muitos aplicativos para fotos. É preciso lembrar do pacote Office, claro. Mas é bom avisar que ele precisa de uma licença para ser utilizado plenamente; se vc tem uma em seu notebook ou desktop, está liberado.

Outro app que vale destacar é o Here Maps, que pode ser utilizado offline, pois é possível baixar os mapas do mundo inteiro, e com possibilidade de escolha, por país e, depois, por regiões do país. O mapa é preciso e rápido para carregar, sendo bastante útil, principalmente no Brasil, já que nossa infra-estrutura de rede celular é precária.

Câmera


Tirar fotos com boa qualidade (no mínimo) com aparelhos da linha Lumia já virou tradição. O Lumia 930 tem uma câmera de 20 megapixels, lente Carl Zeiss, além do sistema PureView com estabilizalização ótica de imagem. Na frente a câmera tem 1,2 megapixels com lente grande angular para selfies e chamadas de vídeo.

O software da câmera é um grande diferencial, pois é possível ajustar vários parâmetros manualmente, como foco, tempo de abertura e ISO. Este último, aliás, chega a 3200, o que é impressionante para uma câmera de celular. E apenas com esses ajustes já é possível obter fotos com vários efeitos, inclusive fotos noturnas. Outra parte interessante é que os aplicativos de fotos podem ser acessados a partir da câmera, somando mais possibilidades de efeitos e retoques nas fotos

O aparelho faz vídeos em full HD a 30 quadros por segundo. Além da ótima estabilizaçao de imagem, notei que a captação de áudio também é excelente.

Duração de bateria


O Lumia 930 vem com uma bateria de 2.420 mAh de capacidade. Está acima da média (2.000 mAh) para telefones da categoria. E isso ajudou muito. Usamos nosso teste padrão: Tiramos o aparelho da tomada às 8 horas da manhã. Fizemos dez fotos e um vídeo de cinco minutos. Em seguida usamos o GPS por 30 minutos (com acesso a web via 4G da Vivo para carregar o mapa). Fizemos chamadas no total de 30 minutos. Navegamos na web durante três horas (acessamos sites, e-mails e redes sociais). Jogamos por 20 minutos. Assisti a vídeos no Youtube por 10 minutos. Mais 15 minutos foram usados para exibir as fotos e o vídeo feitos.

Importante dizer que deixamos o brilho da tela no automático, o que era suficiente para visualizar tudo com conforto. E boa parte do dia, o aparelho ficou em stand by. E para economizar o máximo de energia possível, desligamos a sincronização automática das redes sociais, e-mail e a procura de redes Wi-Fi, itens que consomem boa parte da energia. O NFC e Bluetooth também não foram utilizados. Nestas condições restavam 35% de energia às sete e meia da noite.

Fiz a carga da bateria durante a noite e no dia seguinte usei o Lumia 930 de forma mais moderada. Fiz umas duas chamadas, acessei a rede 4G por 50 minutos e rede Wi-Fi por 40 minutos apenas para navegar na web e baixar duas atualizações de aplicativos. A câmera não foi usada, nem jogos e nem vídeos foram vistos. Foi um uso muito moderado, apenas quando precisei mesmo. Nessa situação o Lumia 930 chegou às 19:30 hs com 74% da carga.

Lumia 930: alto desempenho, tela de 5 polegadas e ótima duração de bateria.

O acabamento do Lumia 930 é feito de policarbonato e alumínio. A câmera usa lente Carl Zeiss e tira fotos em 20 megapixels.

Conclusão

Rene RibeiroPor: Rene Ribeiroem 19/8/2014

O Lumia 930 é um aperfeiçoamento do Lumia 925. O acabamento mudou para o alumínio nas bordas, mas a traseira traz o tradicional policarbonato. Quanto ao desempenho, tudo flui suavemente, tanto aplicativos, quanto a manipulação de telas, afinal, o Lumia 930 tem configuração high-end. A duração da bateria excedeu as expectativas, pois, com uso moderado é possível ficar quase dois dias longe de uma tomada. A câmera de 20 megapixels também é um destaque. Nos testes obteve ótimas fotos noturnas e ajustes manuais de foco, abertura e ISO, o que permite obter resultados com vários efeitos de distância e exposição de luz. o ponto negativo é que o aparelho esquenta muito na parte traseira quando usamos aplicações pesadas.

Contras:

- Esquenta muito em aplicações pesadas.

Prós:

- Ótimo desempenho;
- ótima tela;
- ótima câmera;
- excelente acabamento;
- excelente duração de bateria.

Opinião dos Consumidores

9Baseada em 126 opiniõesEnvie sua opinião
Som
          10
Funções e Características
          9
Facilidade de Uso
          10
Duração da Bateria
          6
Duração
          10
Durabilidade
          9
Display
          10
Design
          10
Custo-Benefício
          9
Câmera
          10
84%Dos consumidores recomendam este produto

O que dizem os consumidores sobre esse produto:

Comparando com os concorrentes

 
Produto
Smartphone Motorola Moto X 2ª Geração XT1097 32 GB
Smartphone Nokia Lumia 930
PreçoR$ 1.406,91Avise-me quando estiver disponível
Posição no Ranking de
Celular e Smartphone
20°de 514-
Prós
  • Desempenho excelente

     

  • Ótima tela

     

  • Recursos extras de voz, gestos e Moto Assist

     

  • Ergonômico e com acabamento caprichado

  • Ótimo desempenho;

     

  • Ótima tela;

     

  • Ótima câmera;

     

  • Excelente acabamento;

     

  • Excelente duração de bateria.

Contras
  • Câmera poderia ser melhor

     

  • Não tem slot de expansão

     

  • Bateria poderia ter maior autonomia 

  • Esquenta muito em aplicações pesadas

Tela, acabamento e desempenho

A tela de 5,2" tem resolução full HD e oferece ótimas imagens. A traseira curva e os cantos arredondados foram mantidos, mas agora as bordas são de alumínio. O processador é o quadr-core Snapdragon 801de 2,5 GHz, 2 GB de RAM e 32 GB de armazenamento (sem slot para microSD). O desempenho, que já era bom, ficou ainda melhor.

A tela OLED de 5 polegadas full HD reproduz imagens bem nítidas. O corpo é um monólito com cantos curvos, as bordas em alumínio na cor preta e a traseira em policarbonato. O processador Snapdragon 800 quad-core de 2.2 GHz e os 2 GB de memória RAM apresentam ótimo desempenho. A memória interna de 32 GB de armazenamento não expande.

Conectividade, câmeras e bateria

Ele vem com tecnologia 4G, Wi-Fi , Bluetooth, GPS e NFC. Também possui bons recursos de voz, gestos e Moto Assist. A câmera traseira faz fotos em 13 MP e vídeos em 2160p a 30 fps. A frontal tem 2 MP e filma em full HD. O aplicativo da câmera é fácil e rápido, e a qualidade das imagens é boa. A bateria de 2300 mAh resiste a um dia de uso moderado.

Vem com 4G, Wi-Fi, Bluetooth 4.0, NFC e entrada microUSB. A câmera principal tem 20 MP, lente Carl Zeiss, flash LED duplo e grava vídeos em full HD. Ela clica excelentes fotos. A frontal tem 1.2 MP e filma em HD. Com 2420 mAh de bateria, o Lumia 930 tem autonomia acima da média (em nossos testes, das 8h às 19h30, restaram 35% de carga).

Ficha técnica

Informações Básicas
TipoSmartphone
MarcaNokia
LinhaLumia
Modelo930
Câmera
Câmera Traseira20 Megapixels
Funções da CâmeraEstabilizador de Imagem, Flash, Foco Automático
Câmera Frontal1.2 Megapixels Frontal
Tela
Tamanho da Tela5.0 polegadas
Tipo de TelaAMOLED
Resolução1080 x 1920 Pixels
Hardware
ProcessadorQualcomm Snapdragon 800 MSM8974
Velocidade do Processador2.2 GHz
Memória Interna32 GB
EntradasMicro USB
Software
Sistema OperacionalWindows Phone
Características e Conectividade
InternetWi-Fi
RecursosBluetooth
Bateria
Bateria2420 mAh
Autonomia em Stand-by432 Horas
Autonomia em Conversação11,5 Horas
Dimensões
Largura71 mm
Altura137 mm
Profundidade9,8 mm
Peso167 g