Smartphone Nokia Lumia 800 Desbloqueado

Lumia 800 apresenta ótimo acabamento, sistema rápido, mas bateria deixa a desejar

Smartphone Nokia Lumia 800 Desbloqueado

"Smartphone da Nokia que vem com Windows phone agrada muito na usabilidade"

Colocamos a mão no Lumia 800, fabricado pela Nokia e que tem instalado o sistema operacional Windows Phone 7.5. Usamos este smartphone por alguns dias e logo de cara gostamos do design e acabamento. E quando começamos a usar, verificamos que esta versão do Windows Phone ganhou melhorias, principalmente no desempenho. Mas vamos por partes, para destrinchar o Lumia 800 em detalhes, já que foi um aparelho muito esperado por todos.

A embalagem e acessórios


O Lumia 800 vem em uma caixa pequena, fácil de abrir, basta puxar uma aba. Vale dizer que foi a Apple que inventou esse tipo de embalagem simples, pequena e atrativa. Ao abrir, o destaque é todo para o Lumia e obrigatoriamente é o que temos que tirar primeiro da caixa. Depois vemos um envelope com o guia rápido, informações sobre garantia e cuidados com o aparelho. Logo abaixo uma capa de silicone, na mesma cor do aparelho (em nosso caso, recebemos para teste um na cor rosa, mas o Lumia tem opções na cor preta e azul). Por fim, temos o cabo micro USB, o carregador (bem pequeno, do tamanho de uma tomada de força) e o fone de ouvido.

Características físicas


O Lumia chama a atenção pelo design clean, inteiramente liso e corpo monobloco, sem emendas. Tem espessura de 1,2 centímetro, largura de 6,1 cm e altura de 11,6 cm. Com 142 gramas de peso, não é o mais leve, mas como, dissemos, é fino e com formato anatômico, confortável tanto para carregar no bolso quanto segurar. E apesar do corpo ser de resina plástica, é resistente. A tela de 3,7 polegadas usa tecnologia AMOLED e tem resolução de 800 x 480 pontos. A tela de retina do iPhone 4 e 4S ainda é superior, principalmente para ler caracteres pequenos, mas podemos dizer com tranquilidade que a tela do Lumia 800 oferece ótima resolução.

O vidro da tela é da Corning, chamado de Gorilla, que é resistente a riscos e pequenos choques. A entrada para o micro SIM card fica na parte superior e usa o mesmo sistema de gaveta do iPhone, ficando bem fixo e protegido. Também na parte de cima temos a interface micro USB, que também é protegida por um pequeno fecho de plástico. Ainda na parte de cima temos o conector padrão P2 para fone de ouvido.

Na parte frontal não existe botões físicos, o que deixa o design ainda mais clean. Apenas na parte de baixo há o desenho das teclas sensíveis ao toque: a tecla para voltar operações e que também exibe aplicações abertas; a tecla Windows, que vai para o menu principal e a tecla de busca que, logicamente, abre a busca do Bing. No lado direito do aparelho temos os botões físicos de controle de volume, o botão de disparo da câmera e e o botão liga/desliga, que também serve para bloquear o telefone. A Nokia foi feliz em acertar na posição dos botões, na qual os dedos não esbarram sem querer. Na parte de baixo está localizado o alto-falante, que oferece boa qualidade de áudio, nada empolgante, mas nítido. O melhor mesmo é quando escutamos som com fone de ouvido.

Características técnicas e desempenho


O Lumia 800 utiliza processador Snapdragon Scorpion, de 1,4 GHz, fabricado pela Qualcomm. A memória é de 512 MB e o armazenamento interno é de 16 GB. Não há outra opção de capacidade, nem slot para cartão micro SD. Apesar do processador ter apenas um núcleo, verificamos que o Lumia é rápido. Rápido para carregar os aplicativos e para usar o sistema. Navegar pelas telas é uma experiência prazerosa, pois a resposta aos comandos de toque é imediata, sem medo de exagerar nessa afirmação. O mesmo vale para dar zoom em fotos e mapas.

O Windows Phone 7.5


O sistema operacional do Lumia 800 é intuitivo, mas depois de tantos modelos de smartphones com Android no mercado e mais o iPhone, digamos que é necessário se acostumar com a interface. A parte (muito) boa é que todas as operações são muito fluidas e a interface é muito bem feita, bastante agradável de ver. Mas não é possível criar pastas, por exemplo. Os aplicativos ficam dispostos em uma coluna e por ordem alfabética. Com um clique arrastamos a tela para a esquerda e então vemos ícones alinhados dois a dois, também formando duas colunas. Estes ícones são os atalhos para todas as funções e aplicativos, que também podemos remover e mover no momento em que quisermos.

Para encontrar um aplicativo ou função é necessário arrastar a tela para baixo até encontrar o que precisamos. A ferramenta da pequena lupa que aparece no canto superior esquerdo ajuda a buscar mais rápido a aplicação, desde que lembremos o nome dela. Realmente é bem diferente da organização por pastas do Android e do iPhone.

Claro que o Windows Phone é multitarefa. Segurando a tecla voltar por uns 2 segundos, o sistema exibe as telas dos aplicativos abertos e é possível navegar e escolher qual deles queremos abrir. Sentimos falta de duas coisas no Windows Phone 7.5: a função para compartilhar o 3G (thetering) e uma barra de acesso rápido às funções para configurar o Wi-Fi, modo avião, bluetooth e 3G. É verdade que tudo isso dá para inserir atalho no menu da primeira tela, mas uma tecla que acessasse todas essas funções de uma vez, facilitaria bastante.

Mas há esperanças que a nova versão do Windows Phone resolva esses problemas. Ainda não há nada oficial, mas alguns sites já soltaram rumores que o Windows Phone 8 deve chegar (somente) no segundo semestre de 2012. Clique aqui e veja uma notícia, em inglês, sobre o assunto.

O Windows Phone 7.5 vem com Internet Explorer 9, com suporte a HTML 5 e o carregamento das páginas foi bastante rápida. Quase tão rápida quanto à carga feita pelo Safari no iPhone 4S.

Redes sociais nativas


O Windows Phone 7.5 já vem com feed para Twitter, Facebook, LinkedIn, Gmail e também é possível criar mais contas de e-mail pessoal. A partir do momento em que você se conecta nas redes, as atualizações já são exibidas nos contatos. Todos os seus contatos das redes sociais também aparecem listados no item Contatos do Lumia. Isso só não fica confuso, porque é possível escolher quais redes você deseja exibir e também é fácil desabilitar as atualizações automáticas. Você pode verificar tudo depois, manualmente. Além disso, a loja Nokia já possui aplicativos dessas redes sociais. Achamos melhor deixar os feeds desabilitados para economizar bateria.

Pacote MS Office e Skydrive


O Lumia vem com o pacote Office, que não tem todos os recursos da versão do computador, mas tem o básico para produzir um texto, alterar uma planilha de cálculo e até arriscar a mexer em uma apresentação simples em PPT. Também é possível compartilhar os arquivos no Skydrive, um serviço da Microsoft para armazenamento pessoal de aquivos. É gratuito e é possível se inscrever no serviço pelo próprio Lumia.

Navegador GPS e mapa


O Lumia 800 traz o mapa do Bings, que não faz feio, mas não é tão completo quanto o Google Maps. A parte boa é que ele é rápido para carregar o mapa e calcular rotas. O Lumia 800 vem com navegador GPS para carros, chamado de Nokia drive (na tradução do menu aparece listado como Nokia Dirigir). Neste caso ele não usa o mapa da internet e sim, um mapa que deve ser baixado diretamente da loja. Há o mapa do Brasil inteiro, mas é possível também baixar apenas por regiões. E também existem mapas para todos os continentes, que também podem ser baixados por países e por regiões. O navegador foi eficiente, indicando os caminhos corretamente e mostrou agilidade para mudar a rota quando errávamos o caminho. As instruções por voz são nítidas e com volume alto.

Aplicativos


Vamos direto ao ponto: o iOS (sistema operacional da Apple) tem, até a data da publicação deste review, cerca de 550 mil aplicativos; o Android tem cerca de 400 mil e a plataforma Windows Phone tem cerca de 70 mil aplicativos.

Por enquanto podemos dizer que encontramos aplicativos que já são famosos no iOS e Android, como clientes para facebook, Twitter e Foursquare; rede pinterest (no Windows Phone chama-se Pinspiration); programas de comunicação como Whatsapp e eBuddy, além de algumas coisas legais, como Photofunia, para criar efeitos em fotos; o Vivino, para quem curte um bom vinho e o AutoPanorama, para tirar fotos em 360 graus.

A Microsoft e a Nokia investiram mais de 24 milhões de dólares em um programa de desenvolvimento de aplicações móveis na Universidade Aalto, na Finlândia (país onde está a sede da Nokia).

Espera-se que com o investimento no polo de desenvolvimento, apareçam mais aplicativos. Mas isso vai depender mesmo da comunidade desenvolvedora e do interesse pelo aparelho e sistema.

Câmera - ótimas fotos e vídeos


A câmera do Lumia 800 tira fotos com 8 megapixels, mas o que chama a atenção e o que realmente faz a diferença é lente Carl Zeiss e a abertura focal de f2.2. Essas duas características levam a resultados de fotos ótimas, mesmo em ambientes que não tenham muita luz. As fotos não saem pixeladas, as cores são fieis ao original e o resultado é uma foto muito nítida.

O Lumia também faz fotos em panorâmica, mas é preciso ter a mão bem firme para encaixar a sequência das imagens para que a paisagem não fique torta. A foto pode ser tirada pelo botão de disparo ou tocando na tela. Usamos mais o toque na tela pela facilidade e ajuste automático do foco. Quando usamos o botão físico, temos dois estágios: ao pressionar um pouco, a câmera faz o foco e depois a foto é tirada quando acabamos de pressionar o botão. Gostamos mais do primeiro método, pois logo após focar, a foto é tirada. Uma vantagem do botão é que a câmera pode ser acionada rapidamente por ele, mesmo quando o telefone está bloqueado.

No canto inferior esquerdo da tela temos o botão de configuração, no qual podemos acessar modos de cena (praia, paisagem, noite e mais sete modos), balanço de brancos, valor da exposição, ISO (máximo de 800), efeitos (sépia, P&B, negativo e solarizado), macro e, claro, a resolução, que pode ter o máximo de 8 megapixels e o mínimo de 2 megapixels. O flash, que é tipo dual-LED, pode ser selecionado para automático, manual e desligado. Vale destacar também que a câmera é rápida, o que é ótimo para tirar fotos em sequência e não perder nenhum momento.

O Lumia 800 faz vídeos em alta definição (720p). Há smartphones que fazem vídeos em full HD (1080p), como por exemplo, o Razr. Esse dado é apenas uma informação para quem é mais exigente e quer assistir os vídeos em uma TV com tela acima de 42 polegadas, que é onde a qualidade full HD oferece uma experiência melhor. A qualidade do vídeo em 720p do Lumia 800 é ótima, mesmo quando filma contra a luz. O autoajuste do foco é rápido, assim como ajuste à variação de luz. E filmando a 30 quadros por segundo, a imagem é fluida, sem engasgos. No modo de vídeo também é possível ajustar contraste, saturação e efeitos. Durante a gravação não é possível ajustar o zoom, isso só pode ser feito antes de começar a gravar: você ajusta o nível de zoom desejado e então começa a gravar.

E para finalizar esse tópico, o Lumia 800 não possui câmera frontal.

Bateria


Utilizamos o Lumia 800 intensamente em todas as funções: ajuste de configurações (principalmente ligar o item economia de bateria), baixar aplicativos, interagimos com redes sociais, usamos o mapa e o aplicativo para navegação com voz (GPS), o internet explorer 9 (via Wi-Fi e 3G), o bluetooth, a câmera (vídeo e foto), jogos e, claro, fizemos três chamadas. Quase não desligamos o aparelho durante o dia, a não ser na hora do almoço, e dessa forma a bateria se esgotou às15:00 da tarde.

Fizemos um teste mais próximo do uso real, que executamos sempre nos reviews de smartphones. usamos a câmera para fazer dez fotos e um vídeo de cinco minutos. Em seguida usamos o GPS por 40 minutos. Fizemos chamadas no total de 30 minutos. Navegamos na web durante três horas (acessamos sites, e-mails e redes sociais). Mais 15 minutos foram usados para exibir as fotos e o vídeo feitos. Importante dizer que deixamos o brilho da tela no automático, o que era suficiente para visualizar tudo com conforto. E boa parte do dia, o Lumia 800 ficou em stand by. E para economizar o máximo de energia possível, desligamos a sincronização automática das redes sociais, e-mail e a procura de redes Wi-Fi, itens que consomem boa parte da energia. Nessas condições, a bateria levou 13 horas para ser consumida. Considerando que a maioria das pessoas passa fora de casa mais tempo do que isso, é melhor ter o carregador sempre por perto.

A própria Nokia informou em um de seus sites que está preparando um upgrade do firmware para trazer melhorias na duração da bateria. Este upgrade deve chegar a todo o mundo na segunda quinzena de abril.

Para verificar quando o upgrade estará disponível, acesse esse link, clique no mapa na região da América do Sul e escolha Brasil. Aparecerá abaixo a lista se o firmware está disponível.

Nokia Lumia 800: configuração dá conta do Windows Phone facilmente.

Design do Lumia 800 é clean e anatômico.

Conclusão

Rene RibeiroPor: Rene Ribeiroem 3/4/2012

O Lumia 800 tem um hardware robusto e surpreendeu pelo desempenho. Navegar pelo sistema é uma experiência prazerosa, a tela responde imediatamente aos comandos e o sistema também é muito rápido. Os aplicativos carregam rapidamente e nossos testes não mostraram erros ou travamentos. O Office já vem instalado e é possível compartilhar os documentos por e-mail ou diretamente no Skydrive, serviço da Microsoft para armazenamento na nuvem. A integração com redes sociais Twitter, facebook, LinkedIn são nativas e na loja ainda é possível baixar os aplicativos clientes dessas redes. A interface bastante diferente do Windows Phone 7.5 talvez seja o maior empecilho para quem já está acostumado com smartphones Android e iPhone. Mas com algumas horas de uso explorando o sistema é fácil pega o jeito. Sentimos falta da barra de atalho para alterar o modo de rede Wi-Fi, Bluetooth e rede 3G, que é tão eficaz em aparelhos Android. A bateria foi o principal ponto negativo. Em nossos testes, durou 13 horas, mas com recursos de atualizações e sincronia de dados desligados.

Contras:

- Duração da bateria deixa a desejar;
- não há slot para expansão de memória;
- muitos aplicativos não acompanham a qualidade do sistema.

Prós:

- Alto desempenho;
- ótimo acabamento;
- ótimas fotos e vídeos;
- navegação GPS eficiente e instruções por voz em português.

Opinião dos Consumidores

8Baseada em 291 opiniõesEnvie sua opinião
Funções e Características
          9
Facilidade de Uso
          9
Duração da Bateria
          5
Durabilidade
          9
Display
          9
Design
          10
Custo-Benefício
          8
Câmera
          9
Publicidade
85%Dos consumidores recomendam este produto

O que dizem os consumidores sobre esse produto:

Nota 8Decepcionado com o Windows Phone  -  04/04/2012

Estou decepcionado com as funcionalidades do Lumia 800. Reclamo muito da Apple devido às restrições dos aparelhos Iphone. A Microsoft conseguiu fazer o mesmo.
Não posso acessar a memória do celular para copiar arquivos. Arquivos não suportados pelo Zune ou Office não são transferidos para o aparelho. Ovi Musica ilimitada não funciona nele, a bateria acabam muito rápido. O IE não possui Flash player, WMA protegido não funciona. Não posso utilizar músicas mp3 como toque e música.


O que gostei: Rápido, fácil de usar, interface ótima, melhor touch que já tive.

O que não gostei: Não tem Flash Player, não deixa acessar o HD interno, bateria acaba rápido.

Nota 4Tive e não recomendo windows phone  -  23/08/2012

Detestei aparelho. O teclado virtual é muito apertado, sempre digita letras que não queria, muito pouco prático. E o fato de a nokia e microsoft, que estão na lanterna, lançarem um produto com tantas limitações, não tem lógica. Fiquei poucos dias com o aparelho e consegui vendê-lo. Voltei para meu nokia N97, que funciona como modem, como armazenamento de massa e tem camera com qualidade fotográfica muito melhor. Espremer muitos megapixels em sensores pequenos é besteira.
Em resumo, detestei o aparelho. Comprei um samsung galaxy X, por preço equivalente e adorei, o aparelho é fantástico. Sempre gostei dos nokias, mas contra-indico fortemente este com o windows phone por ser tão amarrado. Não é a toa que vendem tão pouco os windows phone e as outras marcas nem estão mais investindo nele. Abra os olhos nokia

O que gostei: - mesmo com processador de núcleo simples, de 1,4 GHz, roda bem fluido o sistema operacional windows phone
- menus intuitivos
- visual bonito

O que não gostei: -bluetooth não transfere arquivos, só serve para conectar acessórios
-não funciona como memória de massa, como era meu antigo nokia N97, que bastava plugar em qualquer porta usb, como no som do carro, ou micro que funcionava de cara. Com o windows phone, só consegue transferir arquivo se tiver o ZUNE instalado no micro. Grande mancada, são mais de 300MB e em algumas versões do WIN XP tem ainda que atualizar antes de instalar zune. Fica muito ruim e perde em praticidade. Nâo precisava disso, bastava deixar a opção de armazenamento em massa
- Não funcionava como modem, nem via USB, nem bluetooth, nem wireless!!! Um absurdo. Tem todo hardware pra isso e não habilitaram a função. Numa atualização recente implementaram isso, mas não serviu pra mim, pq vendi logo meu aparelho por causa disso
- Câmera de 8MP com qualidade fotográfica muito ruim, cheia de ruídos, foco muito ruim para macro. A cam de 5MP do meu N97 tinha fotos muito melhores, sem ruído e com macros ótimas
- bateria dura pouco

Nota 8Um super aparelho.  -  13/04/2012

O aparelho é sensacional. Muito rápido e com uma construção incrível. Adaptação perfeita entre sistema opracional e processador. Já tive iPhone e Android top de linha, mas esse aparelho realmente me surpreendeu. Esqueça tudo que conhece de Windows. É uma nova e empolgante experiência. Dá vontade de usar o aparelho sem parar. É muito rápido e fácil. Fiquei realmente encantado com o Nokia Lumia 800.

O que gostei: Acabamento. Processador. Tela. Velocidade.

O que não gostei: Não tenho nada contra.

Nota 8Simplesmente um Nokia  -  20/04/2012

Melhor celular do mercado no momento, o Iphone compete com ele no mesmo nivel, mas Nokia sempre será Nokia.

Camera é Nokia (sem igual no mundo).

O Windows Phone é marcante, leve, fluido, intuitivo e roda muito bem.

O Office é perfeito e os jogos do Xbox Live são muitoooo bons.

Recomendo.

O que gostei: Nokia.

Windows Phone roda super bem.

Interface simples, intuitiva e leve.

Melhor tela do mercado.

Camera é Nokia (sem igual no mundo).

Bonito (afinal é um Nokia).

Marketeplace bombando, com novidades todos os dias.

Skydrive com 25gb gratuito.

Office funciona de verdade (muito melhor que os fajutos para Android).



O que não gostei: Falta um flash player.

Poderia deixar organizar pastas de maneira mais intuitiva.

Nota 10Smartphone Incrível!  -  08/05/2012

O sistema do aparelho Windows Phone é o grande diferencial, robusto e que passa uma incrível experiencia ao usuário diretamente de fabrica sem que o usuário precise saber tudo sobre tecnologia.

Intuitivo e pratico de usar, traz recursos e integração com redes sociais, contas de e-mail, Office 365, armazenamento de arquivos na web (Nuvem) que nenhum sistema tem, todas as funções são muito mais rápidas que eu qualquer outro aparelho existem vários videos no Youtube comprovando isso com o titulo "Smoked by Windows Phone".

Tudo realmente funciona e é realmente usual no Windows Phone, poucos aplicativos já resolvem a sua vida, todos os aplicativos principais estão presentes no Windows Phone: Facebook;Twitter;Foursquare;Evernote;Skydrive;Dropbox;Soundtracker;Skype;Espn;Adobe Reader.

Aplicativos exclusivos da Nokia fazem a diferença como o Creative Studio, Nokia Maps, Nokia Drive (GPS, melhor que muito aparelhos GPS, com base nos mapas Nokia/Navteq).

Câmera faz fotos e vídeos incríveis!

O que gostei: -Facilidade de uso;
-Rapidez do processamento;
-Integração com redes sociais;
-Bons aplicativos, muito mais rápidos e usuais que de outros sistemas;
-Integração com XBox Live;
-Integração com Microsoft Office
-Integração com redes sociais
-People Hub
-SkyDrive
-Futura integração com Windows 8 e Windows 8 RT (para Tablets)
-Design
-Câmera HD com lentes Carl Zeiss
-Nokia Mapas (mostra tudo que esta ao redor e faz rotas para pedestres)
-Nokia Drive (GPS Off line, não precisa da internet para funcionar)
-Qualidade excelente do corpo do aparelho que só a Nokia faz.

O que não gostei: Nada!

Histórico de preços

Histórico de preços

Cadastrar Alerta de PreçoAlerta de Preço

Alerta de Preços

Cadastre um Alerta de Preço e seja avisado por e-mail quando o produto atingir o preço que você deseja!

Ficha técnica

Informações Básicas
TipoSmartphone
MarcaNokia
ModeloLumia 800
OperadoraDesbloqueado
Chips1 Chip
ECO
Característica Eco SustentávelAusência de PVC na composição, Material reciclável
Funcionalidades
Funções ExtrasCalendário, MP3 Player, Rádio, Reproduz Vídeo, Viva Voz
AplicativosJogos, Office, Redes Sociais, Visualizador de Documentos
Mensagens EscritasMMS (texto, som, imagem), SMS (texto)
Tipo de ToqueMP3, Polifônico, Vibracall
Câmera
ZoomZoom de 3x
Resolução da Câmera8.0 Megapixels
Resolução de Vídeo720 (HD)
Funções da CâmeraFlash, Foco Automático
Tela
Tamanho da Tela3.7 polegadas
Tipo de TelaAMOLED
Cores da Tela16 milhões cores
Resolução800 x 480 Pixels
Características
Tipo de TecladoTeclado QWERTY Completo
Formato do AparelhoBarra
BandaQuadri-Band
Memória Interna16384 MB
Processador
ProcessadorQualcomm MSM8255
Velocidade do Processador1400 MHz
Software
Sistema OperacionalWindows Phone
Versão7.8
Conectividade
ConexõesBluetooth, Fone de Ouvido, Micro-USB, Wi-Fi
Especificações Técnicas
BateriaLi-Ion
Autonomia em Stand-by335 Horas
Autonomia em Conversação9,5 Horas
Dimensões
Largura61,2 mm
Altura116,5 mm
Profundidade12,1 mm
Peso142 g