Smartphone Nokia 808 PureView Desbloqueado

Nokia 808 Pure view é um smartphone com uma baita câmera

Smartphone Nokia 808 PureView Desbloqueado

"Aparelho tem câmera com sensor de 41 megapixels e vem com sistema Symbiam modificado."

Quando o Nokia 808 PureView foi anunciado, confesso que tive um certo pré-conceito. Ainda mais porque vem com sistema Symbian. Comecei a brincar que ele era uma super câmera digital que vinha com um smartphone. Mas depois de pegá-lo nas mãos, vi e senti que é mais ainda que isso. A começar pelo Symbian, que é baseado no Symbiam^3 (Belle), mas com algumas modificações visuais que o tornam mais intuitivo de usar.

Por exemplo, ele tem aquela "cortina" em que se desliza o dedo polegar de cima para baixo para que o telefone mostre notificações e também tenhamos acesso rápido à rede Wi-Fi, Bluetooth e modos de toque. São itens assim que facilitam as coisas para o usuário e gostamos muito disso.

Características técnicas


Além disso, o Nokia 808 PureView utiliza um processador ARM 11 de 1,3 GHz e 512 MB de memória RAM, o que o deixa bem rápido para o Symbian. Seu armazenamento interno é de 16 GB e também há um slot para cartão micro SD, que pode ser expandido com mais 32 GB. Além disso, tem GPS, rede Wi-Fi, Bluetooth e navegador Nokia, no qual não é preciso depender da rede 3G para usá-lo, pois o mapa é baixado diretamente da loja da Nokia, sem custo.

Características físicas


Apesar de um tanto pesado (169 gramas), o PureView tem dimensões (123.9 x 60.2 x 13.9 mm) e design que oferecem uma experiência tátil confortável. A parte traseira é curva, deixando o aparelho bem anatômico. Ajuda ainda o fato do plástico ter uma textura áspera, bem sutil, mas o suficiente para não escorregar da mão.

O plástico também é resistente e o vidro que protege a tela usa a tecnologia Gorilla, desenvolvida pela Corning. Este vidro é resistente a arranhões e choques. Portanto, tem um belo acabamento aliado a robustez. Os botões estão bem posicionados. O de volume está ao alcance do dedo polegar quando seguramos o aparelho com a mão direita. Abaixo dele está o botão que trava e destrava o aparelho e, próximo à extremidade está o botão de disparo da câmera (também é possível disparar pela tela de toque).

Na parte de cima estão o conector P2 para fone de ouvido, o conector micro USB e uma saída micro HDMI (cabo não acompanha o produto).

Tela


A tela de 4 polegadas usa tecnologia AMOLED com 360 x 640 pontos de resolução. O tamanho da tela e a resolução são suficientes para assistir um vídeo ou jogar com ótima experiência visual, com imagens bem desenhadas, sem perceber nenhum ?buraco? entre os pixels. A tela é sensível ao toque e tem ótimo tempo de resposta. Os aplicativos não ficam lentos e nem ?engasgam?. As trocas e passagens de tela também fluem bem e isso agradou muito, porque a experiência de uso é muito agradável (mesmo para quem não curte Symbian).

Symbian (Belle)


Aliás, os ícones dos aplicativos podem ser organizados por blocos ou por uma única coluna em ordem alfabética (o que lembra de imediato o modo de organização do sistema Windows Phone, usado no Lumia 900, 800 e 710). Além disso, o campo de busca facilita encontrar o aplicativo desejado. Enfim, o Symbian do 808 tem recursos copiados do Windows Phone e até do Android (o recurso da cortina já dito no primeiro parágrafo) que são sistemas mais intuitivos para usar mais facilmente. Portanto, o uso é simples.

O único problema é a interação dos aplicativos, que não conseguem se igualar ao Android, Windows Phone e iPhone. Por exemplo, só é possível enviar o link de uma página da web por SMS ou Bluetooth; não dá para enviar por e-mail. O mesmo acontece com aplicativos de redes sociais, como o Twitter, por exemplo. Não dá para enviar um link ou twitt por e-mail. Muitos aplicativos que existem para Android, iPhone e Windows Phone não estão presentes para Symbian.

E esta câmera de 41 megapixels, funciona bem?


Sem delongas, funciona sim e muito bem. Mas como pode uma lente tão pequena de um celular capturar imagens de 41 megapixels, enquanto que há câmeras no mercado que não passam dos 21 megapixels? Bom, o segredo está no desenvolvimento do sensor e também uma lente mais clara desenvolvida pela famosa empresa Carl Zeiss. Mas não vamos entrar em detalhes técnicos aqui. Vamos falar da qualidade das fotos e dos recursos da câmera. Mas, para quem deseja saber mais, basta clicar neste link em que a Nokia explica como a tecnologia funciona em detalhes.

Primeiro, é bom informar que o Nokia 808 PureView não tira fotos nesta resolução. Sim, isto mesmo. O sensor é de 41 MP, mas para o tamanho da tela, a foto fica com 34 MP para a proporção de 16:9 (wide) e 38 MP para a proporção de 4:3 (tradicional, quadrada). São os cantos do sensor que ficam de fora, o que acaba resultando nesta perda.

Mas podemos garantir que, mesmo assim (clique aqui e veja o link do flickr com os resultados), as fotos captam paisagens com detalhes surpreendentes para uma câmera de celular. E a dica aqui é a seguinte: A foto de 34 ou 38 megapixels funcionam até como um superzoom. Porque ela fica tão grande (o tamanho do arquivo fica entre 11 e 12 megabytes) que conseguimos enxergar objetos distantes com perfeição. Claro, há um flash de qualidade também, tipo xenon, como utilizado em câmeras compactas.

Há outras resoluções além de 41 megapixels?


Sim, é possível tirar fotos em 8 MP, 5 MP e 2 MP. Neste caso, é possível dar zoom digital de até 3x sem perder qualidade. Aí entra o nome da tecnologia PureView. Quando escolhemos a resolução de 8 MP, por exemplo, ela aproveita o sensor de 41 megapixels para agrupar vários pixels em apenas um, formando uma imagem sem ruídos (ou sem aqueles pontinhos que aparecem nas fotos digitais, como se a foto fosse formado por retalhos minúsculos). Assim a foto fica mais clara e mais nítida.

A câmera também faz vídeos em full HD (1080p), HD (720p) e 360p, com estabilização. É possível ajustar a compensação de exposição, usar o flash para iluminação e escolher entre foco automático contínuo ou não. Também é possível selecionar modos de cena, como paisagem, macro, retrato, retrato noturno, pouca luz. Mas é fato que estes modos pouco ajudaram. O que mais usamos foi o modo chamado pela Nokia de Criativo. Por meio dele podemos ajustar rapidamente se queremos o modo resolução máxima, o modo PureView, escolher a proporção (4:3 ou 16:9) e ainda regular a saturação, o contraste e a nitidez.

Enfim, são vários ajustes que auxiliam em cada ambiente (externo, com muita luz, nublado, interno e com pouca iluminação). Assim a câmera do Nokia 808 se torna versátil para uso em várias situações, como se fosse uma câmera compacta e não uma simples câmera de celular. Ainda é preciso dizer que há o modo de edição. Se alguma foto ainda não ficou de acordo com seu gosto, é possível ajustar brilho, contraste e saturação antes de enviá-la por Bluetooth, SMS ou para uma rede social.

NFC


O Nokia 808 PureView também vem com tecnologia NFC. A sigla significa Near Field Communication ou Comunicação por campo próximo, em uma tradução livre. Ela é uma tecnologia sem fio de curto alcance que permite a comunicação entre dispositivos com a mesma tecnologia, por uma distância de menos de 10 centímetros. Isto é novo? Não é, e você deve usar ou já usou o NFC se já andou de transporte público (na cidade de São Paulo e Rio), pois o bilhete único utiliza exatamente esta tecnologia.

Pena que, por enquanto no Brasil, ainda não há serviços para os smartphones que já possuem NFC. Mas o ponto positivo é que está preparado para quando houver mais serviços. Neste link da Nokia há mais detalhes sobre os serviços com NFC.

Duração da bateria


Apesar do Nokia 808 ter uma tela grande e vários recursos que consomem bateria, o Nokia 808 não decepcionou. Seguimos nosso teste padrão. Usamos a câmera para fazer dez fotos e um vídeo de cinco minutos. Em seguida usamos o GPS por 40 minutos. Fizemos chamadas no total de 30 minutos. Navegamos na web durante três horas (acessamos sites, e-mails e redes sociais). Mais 10 minutos foram usados para exibir as fotos e o vídeo feitos. Importante dizer que deixamos o brilho da tela no automático, o que era suficiente para visualizar tudo com conforto. E boa parte do dia, o Nokia 808 ficou em stand by.

Nestas condições a bateria levou dois dias para ser descarregada. Nada mal para um smartphone que tem recursos de Wi-Fi, Bluetooth e GPS. A maioria dos smartphones testados dura no máximo de 18 a 20 horas de bateria. Apenas o Razr Maxx obteve duração melhor (comparado a outros smartphones com sistema Android), mas isso porque traz uma bateria de 3.300 mAh.

Nokia 808 PureView. Ótimas fotos, ótimo tamanho de tela e sistema Symbian (Belle)

Apesar de pesado, o Nokia 808 tem uma boa pegada, além de acabamento robusto.

Conclusão

Rene RibeiroPor: Rene Ribeiroem 9/10/2012

O Nokia 808 PureView é um smartphone para quem quer levar junto uma ótima câmera, tanto para fotos, quanto para fazer vídeos. O sistema Symbian 3 (codinome Belle) está bem intuitivo, com boa organização dos ícones e há acesso para redes sociais e outros aplicativos e jogos. Mas a quantidade de apps nem se compara com a Google Play, para Android e a App Store para iOS. Mas as aplicações de mapa, navegação e acesso a web são rápidas, o que é bem interessante para uso geral. A qualidade do áudio também é ótima, tanto no alto-falante posicionado na parte de trás, quanto no fone de ouvido. A saída micro HDMI é bem vinda para ver as fotos de 34 megapixels e os vídeos em full HD em uma TV, porém o produto não vem com cabo, nem sequer um adaptador para cabo HDMI.

Contras:

- Poucos aplicativos;
- um tanto volumoso;
- não vem com cabo ou adaptador HDMI.

Prós:

- Excelente câmera;
- ótimo desempenho para aplicativos;
- ótima qualidade de áudio;
- boa duração de bateria.

Opinião dos Consumidores

8Baseada em 22 opiniões
Funções e Características
          9
Facilidade de Uso
          8
Duração da Bateria
          8
Durabilidade
          9
Display
          9
Design
          8
Custo-Benefício
          6
Câmera
          10
100%Dos consumidores recomendam este produto

O que dizem os consumidores sobre esse produto:

Nota 8Ótimo aparelho! Ótima câmera! Bom sistema!  -  22/08/2012

Se você não está acostumado com Symbian, este smartphone não é para você!
Ao contrário, se você gosta do Symbian, terá uma experiência muito agradável e fluída com a nova interface Belle FP1. Contará com recursos muito avançados de som e imagem e com um sistema muito mais estável que o Android.
A bateria dura mais que a do Nokia N8 nas mesmas condições de uso.
Os aplicativos disponíveis na loja atenderão 100% suas necessidades, por mais esquisitas que sejam. Não há nada que um Android ou iPhone faça que você não possa fazer com ele. Talvez não exista o mesmo aplicativo, mas existirá sempre uma versão alternativa, uma pena que algumas são pagas.
O aparelho em si é bem construído e bem sólido. Não parece nem de longe um aparelho barato. Tem uma boa pegada nas mãos e não escorrega com facilidade, como o N8 costumava escorregar.
Se procura ter o possivelmente último Symbian que será lançado, ou quer ter sempre uma excelente máquina no seu bolso sempre disponível, e levar com você suas redes sociais, este é o smartphone que você procurava!

O que gostei: Excelente câmera, tanto para fotos como para vídeos. Muito mais rápido que o Symbian com foco em câmera anterior (Nokia N8). A tela é suficientemente grande, mas do tamanho ideal para a mão. Ótima qualidade de som durante as ligações.Conta com Clear Black Display, que torna excelente a visibilidade da tela, mesmo no sol. Gorilla Glass na frente e na câmera. Nokia Rich Recording permite gravar sons ambientes e vídeos com altíssima qualidade. Até 144 dB. O que é muito alto. Mais alto que um show de rock. É Symbian! =)

O que não gostei: É Symbian. =( O sistema será descontinuado pela Nokia no futuro, mas será atualizado até 2016. Pouca variedade na loja de aplicativos. É um pouco mais pesado e grosso que a média dos smatphones modernos.

Nota 10Nokia 808 o melhor do mundo  -  16/05/2013

O Nokia 808 é um excelente smartphone tem tudo que você busca em um celular a câmera é excelente.

Nota 10celular com câmera, não !! Câmera com celular.   -  17/06/2013

fotografia incrível, o melhor da categoria.

Nota 10A melhor câmera e filmadora.  -  02/03/2013

Simplesmente a melhor câmera fotográfica e filmadora já colocada num smartphone melhor até que a maioria das câmeras amadoras vendidas por ai, dispensa mais comentários. A duração da bateria é maior do que as similares nos android, possui GPS com mapas off-line, mais um ponto a favor, o despertador funciona mesmo com ele desligado o que não acontecia nos androids que já havia possuido. Finalizando, o sistema symbian foi feito para aparelhos móveis, já o android é um sistema para desktop adaptado para um aparelho móvel, o primeiro tem suas vantagens já o segundo depende de mais recursos de hardware. É um produto de ótima qualidade mas que está sendo abandonado pelos desenvolvedores de aplicativos o que não impede que você tenha uma ótima experiência com ele pois atende no essencial.

Nota 8Camera! com celular  -  11/03/2013

Utilizei um demonstrador, e posteriormente um de um amigo. A Camera eh sensacional, mas infelizmente o sistema operacional eh bem precario. Se fosse android, seria o melhor!

Ficha técnica

Informações Básicas
TipoSmartphone
MarcaNokia
Modelo808 PureView
OperadoraDesbloqueado
Funcionalidades
Funções ExtrasAgenda, Calendário, MP3 Player, Rádio, Reproduz Vídeo
AplicativosGPS, Office
Mensagens EscritasMMS (texto, som, imagem), SMS (texto)
Tipo de ToqueMP3
Câmera
Resolução da Câmera41 Megapixels
Resolução de Vídeo1080 (Full HD)
Câmera Secundária0.3 Megapixels
Tela
Tamanho da Tela4.0 polegadas
Tipo de TelaAMOLED
Cores da Tela16,7 milhões cores
Resolução640 x 360 Pixels
Características
Memória Interna16384 MB
Processador
Velocidade do Processador1300 MHz
Software
Sistema OperacionalSymbian
VersãoBelle
Conectividade
ConexõesBluetooth, EDGE, GPRS, USB, Wi-Fi
Especificações Técnicas
BateriaLi-Ion
Autonomia em Stand-by465 Horas
Autonomia em Conversação11 Horas

Histórico de preços

Histórico de preços

Cadastrar Alerta de PreçoAlerta de Preço
Me envie um e-mail quando o preço chegar a: