Smartphone Motorola RAZR i XT890 Desbloqueado
Smartphone Motorola RAZR i XT890 Desbloqueado

Smartphone Motorola RAZR i XT890 Desbloqueado

Razr i foi bem nos testes de desempenho, além da boa tela e câmera rápida

Smartphone Motorola RAZR i XT890 Desbloqueado

"Smartphone da Motorola é o primeiro aparelho com Android da América Latina a usar CPU Intel"

43° de 283 no Ranking de: Celular e Smartphone
Há tempos que a Intel entrou no mercado de smartphones, mas somente agora chega ao Brasil. Em parceria com a Motorola, o Razr i é o primeiro smartphone da América Latina a vir com sistema Android e processador Intel. O processador é um Atom Z2480 com 2 GHz de velocidade. Até a data de publicação deste review, é a CPU mais veloz de todos os smartphones do mercado brasileiro. O Android vem na versão 4.0.4 (Ice cream sandwich), mas a Motorola informou que ele será atualizado para a versão 4.1 (Jelly beam) entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013.

Características técnicas


Este processador possui um núcleo, mas executa duas instruções por ciclo de clock. Traduzindo, significa dizer que, assim como nos processadores Intel para PCs, a CPU do Razr i está pronta para manter o desempenho quando mais de um aplicativo está aberto (multitarefa). Outro item que ajuda no desempenho é a quantidade de memória RAM, e no Razr é de 1 GB (geralmente esta capacidade só vem em smartphones de alto desempenho).

A capacidade de armazenamento interna é de 8 GB, mas é possível expandir até 40 GB com um cartão micro SD de 32 GB. Mas é bom dizer que apenas 6 GB da memória interna está disponível para uso geral, pois 2 GB são utilizados pelo sistema.

Características físicas - corpo pequeno e tela grande


Além da CPU diferente dos outros smartphones com Android, o Razr i chama a atenção pelo pequeno tamanho. Mas não se engane. Apesar das dimensões de um celular de entrada (12,3 x 6,1 x 0,83 cm) e peso de apenas 126 gramas, a tela com tecnologia super AMOLED é de 4,3 polegadas, com resolução de 540 x 960 pontos. Apenas para comparação, o Razr i tem as mesmas dimensões do Motorola Atrix TV, mas este último tem tela de 4 polegadas com resolução de 480 x 854 pontos.

Mas como o Razr i consegue ter tela e resolução maior em um corpo do mesmo tamanho de outro smartphone? A resposta está no aproveitamento das bordas, que são finas. Isto é bem interessante porque o aparelho fica com ótima "pegada", bem anatômico e também fácil para levar no bolso. Além disso, a tela é protegida pelo famoso vidro Gorilla, tecnologia desenvolvida pela Corning, que resiste a arranhões e pequenos choques.

O corpo é robusto, feito com plástico resistente e a traseira tem revestimento de kevlar, seguindo a tradição da família Razr. E também como outros Razrs, não é possível abrir a tampa, apesar de que o Razr i vem com parafusos tipo estrela, fixados na lateral esquerda e direita do aparelho. Apesar de bem encaixados e pequenos, parafusos sempre chamam a atenção. Não ficou feia, mas a aparência ficaria mais bonita sem parafusos.

No lado direito estão os botões de liga/desliga, controle de volume e disparo da câmera. Na lateral esquerda estão os slots para o chip micro SIM e cartão micro SD (protegidos por uma tampa de ótimo encaixe) e o conector micro USB. Na parte de cima está o conector P2 para fone de ouvido. Logo abaixo da tela está o microfone. A parte frontal é clean, sem nenhum botão físico. Os três botões do Android (menu, voltar e aplicações) são sensíveis ao toque e desaparecem quando um vídeo é exibido. Isso é legal porque o aproveitamento da tela é total. Na parte de trás está a câmera, o flash de LED e o alto-falante.

Desempenho - A CPU Intel se saiu muito bem


Apesar de usar apenas um núcleo, a Intel aproveitou a tecnologia Hyper threading, já utilizada em seus processadores para PCs. Isto quer dizer que a CPU consegue processar duas instruções ao mesmo tempo e assim a multitarefa é garantida. Testamos este item com vários aplicativos e não houve lags ou travamentos. Também rodamos jogos como Shadow Gun e Dead Trigger, que exigem muito do processador aritmético e gráfico. E tivemos ótima experiência.

Executar vídeos em alta definição também foi uma ótima experiência. A tela tem ótima definição e brilho e os botões do android, como são virtuais, desaparecem da tela e assim o vídeo tem toda a área disponível para ser visualizado. O problema aqui fica por conta da falta de uma saída HDMI. Já que o Razr i tem potência para exibir filmes full HD, seria interessante poder conectá-lo a uma TV, como outros aparelhos da própria Motorola.

Rodamos benchmarks para que você, leitor, possa comparar com seu próprio aparelho com Android ou com outros smartphones que já fizemos reviews. No benchmark Antutu, o Razr i atingiu 6.200 pontos. No Quadrant o Razr i chegou a 4.061 pontos.

Enfim, os aplicativos rodaram muito bem, mas há um porém. Principalmente em jogos, o aparelho esquenta na parte de trás. Não chega a ser uma temperatura muito alta, mas pode incomodar algumas pessoas.

Câmera fica pronta em menos de 1 segundo


A câmera do Razr i faz fotos em 8 megapixels e vídeos em full HD (1080 linhas). A qualidade das fotos é muito boa e só deixa a desejar um pouco em fotos noturnas, pois os pixels ficam espalhados (verifique os resultados em nossa galeria no flickr). A qualidade do vídeo segue o mesmo padrão, sem efeito geleia em que metade da imagem se move atrasada e sem espasmos, com estabilização muito boa.

Outros dois recursos interessantes são o HDR, que melhora a exposição (ajusta brilho e torna as cores mais vivas) e o disparo de várias fotos em que a câmera tira 10 fotos em 1 segundo. Neste último é possível capturar, por exemplo, cenas de esporte em que os movimentos são rápidos. E, para terminar, o mais interessante é a câmera ficar pronta em menos de 1 segundo. Mesmo com o aparelho em suspensão e bloqueado, ao pressionar o botão de disparo, a imagem já aparece na tela e basta pressionar novamente para tirar a foto. Isso é bem legal para capturar aqueles momentos inesperados e que precisam de agilidade para não perdê-los.

A câmera frontal faz fotos em 3 megapixels e captura vídeos na qualidade VGA.

Áudio bastante comum


A qualidade de som do Razr i não apresenta nada diferente. Não surpreende, mas dá para curtir uma boa música pelo fone de ouvido, com áudio límpido e sem distorção, mesmo no volume máximo. Os jogos e filmes também apresentaram boa qualidade mesmo quando ouvidos pelo alto-falante.

NFC


O Razr i também já vem munido com a tecnologia NFC. A sigla significa Near Field Communication ou Comunicação por campo próximo, em uma tradução livre. Ela é uma tecnologia sem fio de curto alcance que permite a comunicação entre dispositivos com a mesma tecnologia, por uma distância de menos de 10 centímetros. É possível pagar uma compra, trocar informações entre celulares e ainda mais. Isto é novo? Não é, e você deve usar ou já usou o NFC se já andou de transporte público (na cidade de São Paulo e Rio), pois o bilhete único utiliza exatamente esta tecnologia.

Pena que, por enquanto no Brasil, ainda não há serviços para os smartphones que já possuem NFC. Mas o ponto positivo é que está preparado para quando houver mais serviços.

Duração da bateria


O Razr i não é o campeão de duração, pois neste quesito quem leva o troféu é o Razr Maxx, que usa uma bateria de 3.300 mAh. O Razr i utiliza uma bateria de 2.000 mAh, mas não fez feio.

Seguimos nosso teste padrão: usamos a câmera para fazer dez fotos e um vídeo de cinco minutos. Em seguida usamos o GPS por 40 minutos. Fizemos chamadas no total de 30 minutos. Navegamos na web durante três horas (acessamos sites, e-mails e redes sociais). Mais 15 minutos foram usados para exibir as fotos e o vídeo feitos. Importante dizer que deixamos o brilho da tela no automático, o que era suficiente para visualizar tudo com conforto. E uma parte do dia, o Razr i ficou em stand by. E para economizar o máximo de energia possível, desligamos a sincronização automática das redes sociais, e-mail e a procura de redes Wi-Fi, itens que consomem boa parte da energia.

Nestas condições, o Razr i levou 13 horas para atingir 30% da carga total. Foi o suficiente para suportar um dia de trabalho e ainda sobrar para a noite.

Smartphone Razr i, da Motorola: CPU Intel foi aprovada no desempenho e compatibilidade com sistema Android.

Câmera faz fotos com 8 megapixels e vídeos em full HD. E não decepcionou.

Conclusão

Rene RibeiroPor: Rene Ribeiroem 19/10/2012

Estávamos curiosos para saber como um smartphone com sistema Android iria se sair usando um processador Intel. E tivemos uma grata surpresa ao verificar a compatibilidade total com os aplicativos do Android Market, ou Play Market, como queiram. Os aplicativos pesados, como jogos citados no review, rodaram fluidamente, sem "engasgos" ou paradinhas irritantes. O mesmo ocorreu para vídeos em full HD, que rodaram muito bem. A câmera de 8 MP também mostrou qualidade, principalmente porque tem recurso HDR, que enriquece cores e brilho. Além disso, a câmera é acionada em menos de 1 segundo, o que é bem interessante para não perder nenhum momento. Por fim, a tela de 4,3 polegadas sem bordas tem um aproveitamento total da área e o aparelho não precisa ter dimensões grandes.

Contras:

- Esquenta um pouco em aplicativos pesados;
- não tem saída HDMI (porém compensa no preço).

Prós:

- Ótimo desempenho;
- Ótima câmera (foto e vídeo);
- dimensões pequenas com tela de 4,3";
- câmera é acionada em menos de 1 segundo.

Opinião dos Consumidores

9Baseada em 568 opiniõesEnvie sua opinião
Funções e Características
          10
Facilidade de Uso
          9
Duração da Bateria
          7
Durabilidade
          9
Display
          10
Design
          9
Custo-Benefício
          9
Câmera
          8
Publicidade
94%Dos consumidores recomendam este produto

O que dizem os consumidores sobre esse produto:

Nota 8Fantastico aparelho...ja a bateria nem tanto..cabo de força curtissimo  -  18/10/2012

Aparelho fantastico....completissimo...GPS, android 4.0, reconhecimento facial, camera 8 mega pixels, 1.3 frontal, wi fi, 3g, tela gorilla glass 2 , acabamento traseiro em kevlar, tela 4,3 de incrivel resolucao,super leve e de boa pegada. sem botoes fisicos, processador de 2.0 ghz intel...incrivelmente rapido. roda jogos e tudo sem engasgos ou demora de resposta. tenho um samsung omnia w 1.4 ghz e ele apesar de ser bom e muito inferior em processamento. celular mais completo que ja possui. F a n t a s t i c o .. para o que oferece esta por um preco justo. iphone 4 e slll sao bem mais caros. bateria 2000 ha nao suporta mais de um dia uso intenso de wi fi , 3g, jogos e ligacoes.....com uso continuo vai pedir carga no fim da noite. desativando esses aplicativos dura com ligacoes 2 dias inteiros. uma mancada fenomenal é o curtissimo cabo de força...qualquer desatençao e o celular despenca de onde estiver....lamentavel. ooutro incoveniente de novos aparelhos...cartao micro sim...vc tera que substituir seu chip antigo e perdera seus contatos. uma lastima. alem da perca de tempo e de pagar pelo chip novo. vale a compra? cada centavo. celular beira a perfeicao. pela novidade e velocidade valeu cada centavo.

O que gostei: Aparelho fantastico....completissimo...GPS, android 4.0, reconhecimento facial, camera 8 mega pixels, 1.3 frontal, wi fi, 3g, tela gorilla glass 2 , acabamento traseiro em kevlar, resistente, estiloso,tela 4,3 de incrivel resolucao,super leve e de boa pegada. sem botoes fisicos, processador de 2.0 ghz intel...incrivelmente rapido. roda jogos e tudo sem engasgos ou demora de resposta. tenho um samsung omnia w 1.4 ghz e ele apesar de ser bom e muito inferior em processamento. celular mais completo que ja possui. F a n t a s t i c o .. para o que oferece esta por um preco justo. iphone 4 e slll sao bem mais caros.

O que não gostei: bateria 2000 ha nao suporta mais de um dia uso intenso de wi fi , 3g, jogos e ligacoes.....com uso continuo vai pedir carga no fim da noite. desativando esses aplicativos dura com ligacoes 2 dias inteiros. uma mancada fenomenal é o curtissimo cabo de força...qualquer desatençao e o celular despenca de onde estiver....lamentavel. ooutro incoveniente de novos aparelhos...cartao micro sim...vc tera que substituir seu chip antigo e perdera seus contatos. uma lastima. alem da perca de tempo e de pagar pelo chip novo. vale a compra? cada centavo. celular beira a perfeicao. pela novidade e velocidade valeu cada centavo.

Nota 6Bonito mas ordinário  -  27/11/2012

Aparelho frágil ao extremo o meu durou apenas 7 dias, na primeira queda quebrou o display e perdi o celular pois não teve garantia a autorizada cobrou R$1.500,00 sendo que paguei R$ 1.299,00.
O que adianta ter uma tela gorila glass e a tampa traseira de kevlar se o display interno não resiste a uma queda de 80 cm.

O que gostei: O aparelho é fantástico, excelente gráfico mto bom, bateria com boa duração, bom tamanho e leve.

O que não gostei: Aparelho frágil ao extremo o meu durou apenas 7 dias, na primeira queda quebrou o display e perdi o celular.

Nota 6O melhor intermediário  -  08/11/2012

Ele é quase completo, deixando a desejar apenas em alguns fatores, como a saída HDMI.

O que gostei: Bom preço e oferece quase tudo.

O que não gostei: Falta apenas uma saida HDMI

Nota 10motorola RAZR i  -  17/10/2012

Gostei desse celular muito bom e recomendo para vocês comprarem...

O que gostei: Muito Bom

O que não gostei: tenho nada contra esse celular

Nota 8Comprei e achei incrível.  -  29/10/2012

É um celular com uma tela incrível,muito colorida,bonita.É bem rápido,principalmente nos jogos,que são muito divertidos!Uma coisa muito útil nesse celular,é que ele possuí uma proteção na tela,muito especial,que impede aqueles risquinhos feios,que geralmente ficam em celulares.A atualização do Android,o sistema operacional dele,pode demorar um pouco,mas a Motorola não demora muito geralmente para disponibilizar essa atualização,logo que comprei já havia uma atualização,que ficou com uma interface muito mais bonita,e é legal,que os aplicativos que eu havia já instalado(não eram muitos,pois,fazia ,pouco tempo que havia comprado ele),continuaram depois da atualização..Sinceramente,esse celular é aquele celular,que você não se arrepende de comprar depois de um tempo de compra,vale a pena pagar por esse aparelho,muito incrível!

O que gostei: Finíssimo,material resistente e de alto padrão, principalmente na parte de trás do celular,câmera incrível,tela com muita boa proteção,rápido processamento.

O que não gostei: Não necessariamente é grande.Depende do seu objetivo de uso,mas,para guarda-lo,por exemplo,em uma calça,o e a bateria dura pouco tempo.

Histórico de preços

Histórico de preços

Cadastrar Alerta de PreçoAlerta de Preço

Alerta de Preços

Cadastre um Alerta de Preço e seja avisado por e-mail quando o produto atingir o preço que você deseja!

Ficha técnica

Informações Básicas
TipoSmartphone
MarcaMotorola
ModeloRAZR i XT890
OperadoraDesbloqueado
Chips1 Chip
Funcionalidades
Funções ExtrasAgenda, Calculadora, Calendário, Despertador, Reproduz Vídeo, Viva Voz
AplicativosGoogle, GPS
Mensagens EscritasMMS (texto, som, imagem), SMS (texto)
Tipo de ToqueMP3, Polifônico, Vibracall
Câmera
ZoomZoom de 4x
Resolução da Câmera8.0 Megapixels
Resolução de Vídeo1080 (Full HD)
Câmera Secundária0.3 Megapixels
Funções da CâmeraFlash, Foco Automático
Tela
Tamanho da Tela4.3 polegadas
Tipo de TelaSUPER AMOLED
Cores da Tela16 milhões cores
Resolução540 x 960 Pixels
Características
Tipo de TecladoVirtual
Formato do AparelhoBarra
BandaQuadri-Band
Memória Interna8192 MB
Processador
ProcessadorIntel Atom
Velocidade do Processador2000 MHz
Software
Sistema OperacionalAndroid
Versão4.0
Conectividade
ConexõesBluetooth, Fone de Ouvido, Micro-USB, Wi-Fi
Dimensões
Largura60 mm
Altura122 mm
Profundidade8 mm
Peso126 g