Smartphone Motorola Moto G XT1033 16 GB Desbloqueado
Smartphone Motorola Moto G XT1033 16 GB Desbloqueado

Smartphone Motorola Moto G XT1033 16 GB Desbloqueado

Moto G tem bons recursos a um preço muito atraente

Smartphone Motorola Moto G XT1033 16 GB Desbloqueado

"Smartphone da Motorola apresenta bom desempenho, ótima tela a um preço acessível."

de 261 no Ranking de: Celular e Smartphone
Assista aqui nosso vídeo review

O dilema de escolher um smartphone no Brasil não está apenas nas características técnicas e físicas. Na verdade, o maior dilema é preço. Um smartphone que traz as últimas tecnologias de processador, sensores e boa definição de tela custa mais do que 1.200 reais. Mas o Motorola Moto G, aparelho que vamos ver hoje, pode ser uma boa solução para ter tudo isso a um preço acessível.

Configuração


O Moto G (XT1033) vem com processador Qualcomm Snapdragon 400, com quatro núcleos e 1,2 GHz de velocidade. A GPU é a Adreno 305, também fabricada pela Qualcomm. A memória é de 1 GB e o armazenamento é de 8 GB. Não há slot para expansão de armazenamento. A rede Wi-Fi segue os padrões 802.11b/g/n e o Bluetooth é versão 4.0, última até o momento deste review. Ele também é dual chip, padrão micro SIM e usa tecnologia 3G. O Android instalado é a versão 4.3 (Jelly bean) e a Motorola informou que o Moto G terá atualização para a versão 4.4 (KitKat) em janeiro de 2014.

Características físicas


À primeira vista, o design do Moto G lembra muito o Moto X, que já fiz review. A parte frontal é inteira coberta pelo vidro Gorilla, que resiste a arranhões e pequenos choques. Suas dimensões são de 12,9 centímetros de altura por 6,6 cm de largura. Como o Moto G é curvo na parte de trás, a espessura mede 1,1 cm na parte central até cair para 0,6 nas bordas. O peso é de 143 gramas. A parte traseira é feita de uma resina emborrachada que, além de atraente, ajuda a não escorregar da mão. O design curvo do centro para as bordas deixa um desenho anatômico, sendo confortável para operar com apenas uma das mãos.

Versões do Moto G


O Moto G está disponível em 4 modelos. O mais simples é single chip e tem 8 GB de armazenamento. A segunda versão usa dois chips e tem 8 GB de armazenamento. A versão Moto G Colors edition, traz dual SIM, 16 GB e quatro capas coloridas: amarela limão, vermelha, branca e preta. E a quarta versão é Moto G Music edition, também com dois chips e armazenamento de 16 GB. O produto será vendido com fone de ouvido Air Tracks, da Sol Republic.

Tela grande


O Moto G tem uma tela de 4,5 polegadas, o que é grande para suas dimensões. O segredo é que o aparelho tem bordas finas e assim o design permitiu uma tela maior. A resolução é de 1280 x 720 e tem 326 pixels por polegada de densidade. Traduzindo os números podemos dizer que a tela oferece alta definição e visualização muito nítida graças a alta concentração de pixels. Para ter uma ideia, é a mesma densidade utilizada no iPhone 5C e iPhone 5S. É possível assistir um vídeo em alta definição com uma ótima experiência visual e também ler textos, mesmo que com fonte pequena, com muito conforto. A experiência com jogos também foi muito boa.

Desempenho


Apesar da configuração não ser top-de-linha, a experiência de uso foi muito boa. As operações de rolagem de tela, tanto na navegação na web, quanto nos aplicativos (Twitter, facebook, etc.) e também na rolagem de telas do sistema foi bastante fluida, sem problemas de lag. Os jogos surpreenderam. Primeiro rodamos o Beach Buggy Blitz, que tem gráficos muito caprichados que exigem bastante da GPU. E ele rodou liso com configuração máxima.

O segundo foi o jogo Dead Trigger 2, que também obteve ótimo desempenho, mesmo quando havia muitos objetos se movimentando ao mesmo tempo. E também rodamos o famoso e pesado Real Racing 3, que além dos gráficos, tem efeitos de luz, sombras e muitos carros de uma só vez na pista, o que exige muito tempo dos processadores. E a diversão (e até as disputas sérias) foram garantidas sem perda de desempenho.

Por fim, rodamos aplicativos que mensuram a quantidade absoluta de processamento, chamados de benchmarks. Eles não servem como experiência de uso, mas dão uma ideia de quanto o processador (aritmético e gráfico), memória e armazenamento são rápidos para cálculos absolutos e servem para comparar com outros smartphones. O primeiro foi o Antutu X edition, que marcou 17,417 pontos. Outro benchmark foi o Quadrant, que marcou 8.750 pontos. Por fim, rodamos o 3DMark, direcionado mais para medir desempenho gráfico, que mede desempenho em gráficos básicos e avançados. No modo básico deste benchmark o Moto G chegou a 5.437 pontos e no avançado ele marcou 2.767 pontos.

São valores um pouco acima de smartphones com configuração média e é possível comparar estes valores com outros smartphones que já fizemos testes.

Câmeras


O Moto G faz fotos em 5 megapixels, com foco automático e também manual (tocando em um ponto da tela), tem flash de LED, tem modo panorâmica, detecção de face, HDR e geo tagging (marca local da foto). A configuração é um ponto forte da câmera, que é igual ao do Moto X, que já fizemos review. Basta arrastar o dedo da borda esquerda para o centro da tela para surgir um menu em forma de meio círculo, onde giramos para escolher o recurso. Para zoom (máximo de 4x) é só arrastar um dedo do centro da tela para cima, o que é bem interessante pois assim podemos fazer o zoom somente com uma das mãos.

Também há o modo sequencial, no qual o Moto G tira fotos sem parar enquanto mantemos o dedo na tela. A qualidade das fotos é muito boa, porém é preciso estar com boa iluminação. O foco manual funciona muito bem e com ele é possível fazer fotos um pouco mais criativas do que com o foco automático.

A qualidade do zoom é abaixo do razoável, pois as fotos ficam com bordas dos assuntos embaçadas e aparecem muitos ruídos (espalhamento de pixels). Resumindo, a câmera faz boas fotos, tanto em macro, quanto paisagens em condições de boa iluminação. O vídeo em definição HD (720p) também é bom, muito nítido e é possível dar zoom durante a filmagem. A câmera frontal faz fotos em 1,3 megapixel e vídeos na resolução HD (720p). A qualidade é ótima para videoconferência.

Assistente pessoal


O Moto G aproveitou parte de um recurso que vem no Moto X. Com a função chamada Assist, o smartphone pode evitar interrupções durante o período de sono ou uma reunião. Para reuniões o Assist verifica a agenda. Na hora marcada da reunião, o telefone não irá tocar, mas responderá automaticamente às chamadas com uma mensagem avisando que você está em reunião e retornará em breve.

É possível configurar o Assist para que apenas os contatos marcados como favoritos possam receber as chamadas normalmente. E se alguém fizer duas chamadas em menos de 5 minutos, ele também irá tocar. É um recurso interessante não encontrado em outros smartphones.

Duração de bateria


O Moto G tem uma bateria de 2070 mAh de capacidade. É um pouco abaixo do Moto X, mas posso dizer que o Moto G segurou a carga durante um dia de trabalho e ainda sobra para a noite. Para efeito de comparação com outros smartphones, usamos nosso processo padrão, descrito abaixo.

Tiramos o aparelho da tomada às 8 horas da manhã. Tiramos dez fotos e um vídeo de cinco minutos. Em seguida usamos o GPS por 30 minutos (com acesso a web via 3G para carregar o mapa). Fizemos chamadas no total de 30 minutos. Navegamos na web durante três horas (acessamos sites, e-mails e redes sociais). Jogamos por 20 minutos. Mais 15 minutos foram usados para exibir as fotos e o vídeo feitos e 10 minutos de vídeo pelo Youtube.

Importante dizer que deixamos o brilho da tela no automático, o que era suficiente para visualizar tudo com conforto. E boa parte do dia, o aparelho ficou em stand by. E para economizar o máximo de energia possível, desligamos a sincronização automática das redes sociais, e-mail e a procura de redes Wi-Fi, itens que consomem boa parte da energia. O Bluetooth também não foi utilizado. Nestas condições restavam 29 % de energia às sete e meia da noite. Portanto, mesmo se os recursos do Moto G forem utilizados moderadamente, é arriscado deixá-lo longe da tomada durante mais de um dia.

Conclusão

Rene RibeiroPor: Rene Ribeiroem 23/12/2013

O Moto G oferece uma ótima relação entre custo e benefício. A experiência de uso com aplicativos, jogos e navegação na web foi ótima, com desempenho acima do esperado. A tela é um destaque pela alta definição e ótima resposta aos toques. A câmera tira boas fotos em condições de boa iluminação, mas diria que ela é apenas ok. Se você é exigente mesmo quanto a este item, então há telefones melhores para fotos; apenas fique ciente que são mais caros por isso também. É uma pena o Moto G não ter um slot para expansão de armazenamento, pois como o desempenho é muito bom, é provável que você queira baixar muitos aplicativos.

Contras:

- Câmera apenas razoável;
- não expande armazenamento.

Prós:

- ótima relação custo/benefício;
- ótima tela;
- ótimo desempenho;
- ótimo acabamento.

Opinião dos Consumidores

9Baseada em 853 opiniõesEnvie sua opinião
Som
          10
Funções e Características
          9
Facilidade de Uso
          10
Duração da Bateria
          7
Durabilidade
          9
Display
          10
Design
          10
Desempenho
          10
Custo-Benefício
          10
Câmera
          7
Publicidade
96%Dos consumidores recomendam este produto

O que dizem os consumidores sobre esse produto:

Nota 8Smatphone de nível superior. A família galaxy e iphone que se cuide.  -  01/12/2013

Um bom aparelho. Tela muito boa e resistente, processador super rápido . Não sei se em função de sua tela ampla mais os planos de dados vão embora rapidinho. Mais recomendo, lindo. Peguei o meu no site americanas.com que mim entregou super rápido . Só fiquei triste porque não consegui espelhar cola tv como o moto x.

Nota 10Um aparelho barato que parece caro!  -  23/12/2013

Comprei esse aparelho para substituir o Moto I que minha esposa perdeu.
Fiquei impressionado!
O telefone se parece muito com o renomado Moto X e é super bem feito.
A tela é incrível com 4,5"e 720p e Gorilla Glass.
O acabamento é ótimo e bate o meu S4.
A velocidade é ótima também, até porque o Android é puro e leve e atualizado. Tem horas que parece mais rápido que o meu S4 (por causa do monte de lixo que a Samsung adiciona ao sistema).
Além de tudo isso, ele vem com 50GB grátis no Google Drive, por dois anos.
Comprei o meu com o headphone bluetooth da "Sol Republic" que sozinho custa US$200 lá fora.

A câmera não é ótima, mas também não é um lixo. Quebra bem o galho e ficou melhor depois da última atualização.

Vai uma dica... Não compre o modelo de 8 MB, pois o telefone não é expansível.

Compre o de 16 MB e você não vai se arrepender. O aparelho é bom demais!

Nota 8Melhor aparelho da categoria  -  13/12/2013

Prós:
Ótimo preço.
A tela é excelente, tanto em cor e imagem quanto na qualidade e sensibilidade do touch. Desempenho é muito bom, consigo abrir várias abas no navegador sem problemas.
O uso dos dois chips é muito fácil, principalmente em relação ao DDD. iPhone e Windows Phone não permitem, com um único chip, não permitem a mesma facilidade para editar agenda e usar diferentes códigos de operadora.

Contras:
O fone de ouvido é muito ruim. Parece aqueles que dão em avião. De plástico barato.
O som podia ser melhor. Ele vem com alguns efeitos de som que é melhor até desligar, pois deixa um som metálico meio chiado.
Falta de espaço para cartão de memória.
As capas extras são muito feias.

Na faixa de preço, é o melhor aparelho do mercado.

Nota 10meu primeiro Smartphone  -  19/12/2013

Comprei no Shoptime chegou em uma semana, usei bastante no primeiro dia até aprender mexer com ele, minha esposa tomou conta dele no outro dia e agora quer um também, vou ter que dar um de presente de natal um para ela.
Mas o aparelho é muito bom apesar de ser meu primeiro Smartphone, meu CHIP éra da vivo e Tim dos grandes cortei os dois e viraram microchips, funcionaram normalmente, economizei uns 30,00 reais nesta brincadeira.

Nota 10Ótimo Produto  -  07/12/2013

Melhor preço só no Magazine Luiza.

Histórico de preços

Histórico de preços

Cadastrar Alerta de PreçoAlerta de Preço

Alerta de Preços

Cadastre um Alerta de Preço e seja avisado por e-mail quando o produto atingir o preço que você deseja!

Ficha técnica

Informações Básicas
TipoSmartphone
MarcaMotorola
ModeloMoto G XT1033 16 GB
OperadoraDesbloqueado
Chips2 Chips
Funcionalidades
Funções ExtrasAgenda, Calculadora, Cronômetro, Despertador, Gerenciador de Arquivos, Gravador de Voz, Modo Avião, MP3 Player, Rádio, Viva Voz
AplicativosGmail, Google +, Google Hangout, Google Maps, Google Now, Google Search, Google Street View, Youtube
Mensagens EscritasMMS (texto, som, imagem), SMS (texto)
Tipo de ToqueMP3, Polifônico, Vibracall
Câmera
ZoomZoom de 4x
Resolução da Câmera5.0 Megapixels
Resolução de Vídeo1280 x 720
Câmera Secundária1.3 Megapixels
Funções da CâmeraDetector de Sorriso, Flash, HDR, Panorama, Posição Geográfica
Tela
Tamanho da Tela4.5 polegadas
Tipo de TelaTFT
Cores da Tela16 milhões cores
Resolução1280 X 720 Pixels
Características
Tipo de TecladoTeclado Qwerty Virtual
Formato do AparelhoBarra
BandaQuadri-Band
Memória Interna16384 MB
Processador
ProcessadorQualcomm Snapdragon S400 MSM8226
Velocidade do Processador1200 MHz
Software
Sistema OperacionalAndroid OS
Versão4.3
Conectividade
Conexões3G, Bluetooth, EDGE, Fone de Ouvido, GPRS, Micro-USB, Wi-Fi
Especificações Técnicas
BateriaLi-Ion
Autonomia em Stand-by210 Horas
Autonomia em Conversação24 Horas
Dimensões
Largura65,9 mm
Altura129,9 mm
Profundidade11,6 mm
Peso143 g