Smartphone LG Optimus One P500

Publicidade
Mais um smartphone com sistema operacional Android chega ao mercado nacional. Dessa vez, é o aparelho Optimus One, fabricado pela LG. Esse aparelho é o primeiro smartphone do Brasil a vir com a versão 2.2 do sistema Android.

E essa característica é muito interessante, pois o sistema com código mais enxuto consegue executar as aplicações sem perda de desempenho, mesmo com o celular tendo um processador modesto (velocidade de 600 MHz).

O aparelho tem tela capacitiva sensível ao toque de 3,2 polegadas com resolução de 320 x 480 pixels. Possui conexão a redes 3G e Wi-Fi, Bluetooth 2.1, GPS, acelerômetro e câmera que grava vídeos em 640 x 480 pixels (VGA) e tira fotos de 3 megapixels.

A memória interna é de 170 MB e o Optimus One tem slot para cartão de memória micro SD de até 32 GB e o produto já acompanha um cartão de 2 GB.
O aparelho responde bem aos comandos, principalmente ao que diz respeito às animações de interface, na qual as mudanças de tela fluem sem travamentos ou irritantes breaks.

O sensor de movimento (acelerômetro) também funciona muito bem, respondendo rapidamente ao girar o telefone.Além da facilidade de uso e integração dos serviços do Google, o Android possui mais de 200 mil aplicativos, gratuitos e pagos, disponíveis para baixar imediatamente para o celular (na loja Market, acessada facilmente por um ícone no sistema).

O navegador nativo está mais rápido do que a versão 2.1, porém, não há novidades relevantes e é possível encontrar navegadores mais interessantes no Market, como o Opera e o Dolphin (gratuitos). O LG Optimus pode ser usado também como um hotspot portátil. Basta acessar a função Tethering em configurações de rede e acionar o recurso Ponto de acesso Wi-Fi portátil. Dessa forma é possível conectar um notebook e usar o Optimus one como ponto de acesso a internet.

Somente é preciso lembrar que se está consumindo o plano de dados do celular e que a navegação pelo notebook consome muito mais dados do que quando feita pelo celular, por motivos de serem plataformas diferentes.

A LG resolveu dar uma contribuição ao Android e customizou a interface. Ao baixar aplicativos do Android, eles vão se acumulando na área de aplicações e não existe nenhum separador de categorias. No LG Optimus é possível divir os aplicativos por categorias, como por exemplo jogos, mapas, editores, ou qualquer outra categoria que o usuário deseje criar. Uma inserção muito bem vinda em nome da organização.

Multimídia


não se pode dizer que o Optimus One seja um telefone forte em multimídia, em comparação com outros telefones do mercado. Entretanto, sua câmera tira ótimas fotos em ambientes externos, com nitidez dos detalhes. Em ambientes internos, é necessário muita iluminação para uma boa foto, já que a câmera não possui flash.

Quanto aos vídeos, obtivemos bons resultados na resolução máxima de 640 x 480. As cenas de movimento mais rápido ficam um pouco tremidas, devido a taxa de 18 frames por segundo que a câmera do Optimus One é capaz de reproduzir. O resultado não é um vídeo profissional, mas é rápido para iniciar a gravação e possível gravar momentos inesperados com o celular e 'pegar' detalhes da imagem.

Duração da bateria


A bateria continua sendo um ponto fraco dos telefones com Android. Apesar do Optimus One utilizar uma bateria grande (1500 mAh), o aparelho não suporta muito mais do que um dia de carga, se usarmos vários recursos do aparelho.

Em nosso teste, deixamos o aparelho ser carregado durante a noite e tiramos da tomada às 7 horas da manhã, com 100% de carga. Utilizamos o GPS por 45 minutos, acessamos internet via rede 3G durante duas horas (entre ler e-mails, acessar redes sociais e sites) e realizamos ligações que totalizaram 20 minutos. Na parte multimídia, tiramos apenas quatro fotos. Não utilizamos a rede Wi-Fi e o brilho da tela estava ajustado em 30%.

Às 19 horas, o Optimus One tinha apenas 17% de energia restante. Em um segundo dia de testes, reduzimos o brilho para 5%, e utilizamos os mesmos recursos. Tivemos um ganho e o aparelho chegou ao fim do dia com 26% de carga. Mesmo assim, para não ser pego de surpresa no dia seguinte com a bateria terminando no meio de uma conversa importante, é melhor deixar o smartphone carregando durante a noite. Infelizmente, esse é o mal dos smartphones que possuem muitas funções.

Leia também:
>> LG Optimus ME é smartphone com Android a preço popular
>> LG Optimus Black apresenta ótimo desempenho e tem a tela mais brilhante do mercado

LG Optimus One: smartphone com Android 2.2 a bom custo/benefício

Tela de 3,2 polegadas e detalhe dos botões frontais e conector micro USB

Conclusão

Rene RibeiroPor: Rene Ribeiroem 18/4/2011

O LG Optimus One é boa alternativa para quem deseja utilizar um aparelho com Android, mas não quer gastar muito. Ele tem processador modesto, mas roda bem as aplicações e traz todos os recursos que os smartphones com Android mais caros possuem. Um recurso interessante do Android 2.2, por exemplo, é permitir usar o Optimus One como modem 3G. A tela responde bem aos comandos e é multi-toque, ótima para ampliar facilmente fotos e textos. Quanto à atualização do sistema para a versão 2.3, isso vai depender da estratégia de mercado da LG. O que podemos dizer é que o Optimus One traz uma boa relação entre custo e benefício, na qual o usuário tem todos os recursos do Android a sua disposição.

Contras:

- carga da bateria dura um dia;
- câmera não tem flash;
- grava vídeos com baixa taxa de frames.

Prós:

- boa relação custo/benefício;
- Android 2.2;
- ótimo tamanho de tela.

Opinião dos Consumidores

7Baseada em 178 opiniõesEnvie sua opinião
Funções e Características
          9
Facilidade de Uso
          10
Duração da Bateria
          5
Durabilidade
          8
Display
          9
Design
          9
Custo-Benefício
          9
Câmera
          7
87%Dos consumidores recomendam este produto

O que dizem os consumidores sobre esse produto:

Ficha técnica

Informações Básicas
TipoSmartphone
MarcaLG
LinhaOptimus
ModeloOne P500
ChipsSingle Chip
Câmera
Câmera Traseira3.2 Megapixels
Funções da CâmeraZoom de 15x
Tela
Tamanho da Tela3.2 polegadas
Tipo de TelaTFT-LCD
Resolução320 x 480 Pixels
Hardware
ProcessadorARM 11
EntradasUSB
Software
Sistema OperacionalAndroid
VersãoFroyo
Características e Conectividade
InternetWi-Fi
RecursosBluetooth, MP3 Player, Rádio
Bateria
Autonomia em Stand-by250 Horas
Autonomia em Conversação5 Horas
Dimensões
Largura59 mm
Altura114 mm
Profundidade13 mm
Peso129 g