Smartphone LG Optimus Black P970 Desbloqueado

LG traz o terceiro smartphone da linha Optimus, com mais desempenho e tela mais brilhante do mercado

Smartphone LG Optimus Black P970 Desbloqueado

"Optimus Black usa processador de 1 GHz e tem tela de 4 polegadas, além de recursos exclusivos para Android"

Testamos mais um smartphone da família Optimus, fabricada pela LG. Já testamos o Optimus One, um smartphone com Android 2.2 (Froyo), processador modesto, boa resolução de tela e preço acessível. E também analisamos o Optimus ME, que vem com Android 2.2, processador modesto e tela de baixa resolução. É um smartphone focado no público que deseja começar a usar um aparelho com o famoso sistema da Google.

Hoje testamos mais um smartphone dessa linha da LG, batizado por ela de LG Optimus Black (modelo P970H). Assim como o Optimus One e Optimus ME, o Black também roda Android versão 2.2, que a LG garante que será atualizável para a versão 2.3 (Gingerbread), mas não deu nenhuma previsão de quando será feito o update.

O Optimus Black se destaca pelo desempenho, pela tela grande e de alta resolução e também por um botão que, quando acionado, move fotos, textos e aciona a câmera apenas movimentando o celular. Sua espessura chama a atenção, pois tem apenas 9,4 milímetros. A altura é de 12,2 centímetros e a largura é de 6,4 centímetros. Também é leve, com apenas 109 gramas.

Configuração de hardware


O processador é de 1 GHz (1 núcleo), usa memória RAM de 512 MB e vem com um cartão micro SD de 4GB, expansível até 32 GB. Como qualquer outro smartphone com Android, o Optimus Black tem Bluetooth, Wi-Fi e GPS. A tela tem 4 polegadas, com resolução de 800 x 480 pontos. Com esse tamanho de tela e pouca espessura, o Optimus Black só tem teclado virtual. Como a tela é grande e responde bem aos comandos de toque, isso não foi empecilho para a digitação.

Vale dizer que a tela tem muito brilho, graças a uma tecnologia chamada de NOVA display. Segundo a LG, a tela do Optimus Black possui 700 nits (uma unidade de medida de luminosidade), enquanto que o maior concorrente, o iPhone 4, possui 500 nits. Na prática foi fácil perceber isso ao utilizar o telefone ao ar livre, com muito sol. Foi possível visualizar o conteúdo de um site sem forçar a vista ou buscar um local mais escuro.

Se isso consome mais energia? A LG informa que não, pois a tecnologia NOVA display tem o mesmo consumo de outros aparelhos, mesmo com mais brilho de tela. Falaremos sobre isso no tópico "Duração da bateria".

O botão G e o funcionamento aos tapas


Um diferencial do Optimus Black é o botão que a LG chamou de G. Ao mantê-lo pressionado, podemos navegar por uma foto (em tamanho original) apenas movimentando o aparelho para os lados, para cima e para baixo. O mesmo vale para textos: ao inclinar o celular para cima ou baixo o texto desliza sem nenhuma necessidade de tocar na tela para arrastar o texto. Esse recurso está bem ilustrado em nosso vídeo.

Com o sensor G ativado, o Optimus Black funciona aos tapas: para avançar as fotos, por exemplo, basta bater a mão do lado do aparelho e a próxima foto é carregada. Apenas um detalhe que notamos durante o uso do botão G: o deslizamento de texto apenas funciona no navegador nativo do Android. Tentamos com o navegador Dolphin e com o Opera e nada do texto movimentar quando mexíamos o smartphone. O recurso é interessante para interagir com o aparelho usando apenas uma das mãos, mas não é algo que seja realmente útil.

Câmera ativada rapidamente


Algo bem útil em que a LG aproveitou o sensor de movimentos foi a interação com a câmera. Ela pode ser ativada rapidamente mesmo com a tela bloqueada. Nessa condição, basta segurar o botão G, dar uma sacudida (de leve) no telefone e pronto: a câmera está pronta para bater fotos. Isso é bem útil em situações que precisamos de agilidade para não perder o momento para captar uma boa foto.

Desempenho


Carregamos vários programas, como Google Maps, Google Earth e jogos como Angry Birds e BT Gangsta. Essas aplicações são exigentes em processamento e o Optimus Black não teve problemas em carregá-las e executá-las. A renderização dos mapas foram feitas sem demora e os jogos fluíram sem problemas, mesmo em cenas mais movimentadas.

O GPS captou o sinal do satélite rapidamente e encontrou nossa localização, mas houve uma demora de cerca de um minuto para o cursor apontar para a direção correta. Tirando esse detalhe, o sinal manteve-se estável durante um trajeto de 40 minutos.

A tela com função multi toque responde bem aos comandos de zoom de fotos e textos. O acelerômetro também responde rápido: ao girar o aparelho, o aplicativo se adapta na tela sem demora.

Fotos e vídeos


A câmera do Optimus Black obteve boas fotos durante o teste, mas, em ambientes com boa iluminação. No escuro, o flash só ajuda se as fotos forem tiradas perto do objeto. Mas é interessante citar que a câmera tem bons recursos, como tirar foto em panorâmica, por exemplo. Outro efeito de destaque consegue focar o objeto e desfocar o que está em volta dele, gerando um resultado interessante. No geral, as fotos são bem nítidas, mas para um aparelho de custo alto, esperávamos um pouco mais. Um ponto negativo ficou por conta da abertura da lente, que não é rápida. Objetos em movimento saem bastante embaçados e, dependendo da velocidade em que se movem, nem conseguem sair na foto.

O Optimus Black também faz vídeos em alta definição (720 linhas), mas faltou estabilização. A lente capta qualquer tremida da mão e o vídeo sai como se estivéssemos passando por uma rua cheia de buracos. Mas se você conseguir deixar o celular bastante fixo, a qualidade do vídeo é muito boa.

Para quem gosta de música, o Optimus Black traz o tradicional player de MP3 do Android e também o aplicativo para ouvir rádio.

Câmera frontal de 2 megapixels


O Optimus Black é o primeiro smartphone que utiliza uma câmera frontal de 2 Megapixels. Bom para quem se comunica fazendo vídeo chamadas. Mas é interessante usar esse recurso com rede Wi-Fi, já que, quanto maior a resolução da imagem, mais banda é consumida de sua rede.

Recursos únicos no Optimus Black


A LG é uma das únicas empresas a customizar o Android instalado. São itens interessantes. O primeiro, mais simples e muito bem vindo é a organização de aplicativos por categorias. A característica marcante de um smartphone com Android é a possibilidade de baixar muitos aplicativos. Portanto, depois de baixar algumas dúzias deles, fica difícil encontrar o aplicativo desejado. Então é possível dividir os aplicativos de acordo com as funções: multimídia, comunicação, jogos, Office, e também qualquer outra categoria que o usuário queira criar.

Outro recurso que a LG inseriu foi o Wi-Fi Cast. Com ele, é possível enviar ou receber qualquer arquivo de outro dispositivo que esteja conectado à mesma rede Wi-Fi do smartphone. É um recurso interessante porque é cerca de 20 vezes mais veloz do que o Bluetooth. Além disso a distância entre os equipamentos também é maior do que o Bluetooth.

Por fim, a LG inseriu um aplicativo de suporte técnico, chamado RemoteCall. Por meio dele o usuário com menos experiência pode pedir uma ajuda remota, no qual um técnico se conecta ao Optimus Black e faz qualquer reparo ou customização que o usuário tenha necessidade. Por segurança, é necessário ligar para o suporte ténico da LG e informar que deseja a assistência remota. O técnico passa o código de acesso e basta o usuário digitar esse código no RemoteCall para a conexão ser feita. A partir disso é só acompanhar os passos que o técnico está executando.

Duração de bateria


Assim como a maioria dos smartphones com Android, a duração da carga da bateria não passou de um dia no Optimus Black. Executamos nosso teste padrão: utilizamos o GPS por 40 minutos, acessamos internet por três horas usando a rede Wi-Fi, fizemos chamadas no total de 30 minutos, tiramos 10 fotos e realizamos um vídeo de 5 minutos. Ao fim de um dia de trabalho, a bateria tinha apenas 22% de carga. Bom dizer que a tela ficou configurada para brilho automático, para usar o telefone tanto em ambientes iluminados, quanto em locais mais escuros. O ponto positivo é que, mesmo com a tela mais brilhante, o consumo de bateria não foi menor do que outros smartphones com Android já testados por nós.

Acessórios


Para quem curte personalizar o smartphone, o Optimus Black traz duas capinhas (parte de trás) extras, uma na cor branca e outra na cor rosa. Um headset também acompanha o produto. Vale dizer que o conector do Optimus Black é do tipo P2, que é universal. Isso é interessante para quem prefere usar outro fone de ouvido.

Conclusão

Rene RibeiroPor: Rene Ribeiroem 22/7/2011

O Optimus Black é um smartphone com Android para quem busca por desempenho, apesar que existem outros mais potentes, como o Samsung Galaxy S II e o Motorola Atrix. Mas também é bom dizer que esses dois últimos custam cerca de 500 reais a mais do que o Optimus Black. Mas esse smartphone da LG não desapontou nos testes, se saindo bem em aplicações exigentes e também multitarefa. A tela responde bem aos comandos e tem ótimo tamanho para ver fotos, vídeos e ler textos. A parte negativa ficou por conta da câmera. Apesar de obter boas fotos, ela é lenta para tirar fotos em movimento. Pelo preço do aparelho, esperávamos um pouco mais da câmera.

Contras:

- Para um celular caro, a câmera poderia ser melhor.

Prós:

- Leve e fino;
- bom desempenho;
- tela com ótimo brilho.

Opinião dos Consumidores

8Baseada em 131 opiniões
Funções e Características
          9
Facilidade de Uso
          9
Duração da Bateria
          6
Durabilidade
          8
Display
          9
Design
          9
Custo-Benefício
          8
Câmera
          9
89%Dos consumidores recomendam este produto

O que dizem os consumidores sobre esse produto:

Nota 8Aparelho completíssimo com excelente desempenho mas com sério problema no GPS...  -  17/03/2012

O aparelho atende até mesmo os usuários mais exigentes pois é completíssimo e possui ótimo desempenho. Houve momentos em que notei problemas de desempenho, mas após alguma pesquisa, descobrí que era devido a um programa que demonstrou ser mal-comportado e afetava negativamente o desempenho do aparelho. Retirado o programa, o aparelho voltou ao seu comportalmento normal. O conselho que fica é este, por ser um celular android, é preciso muito cuidado e atenção com as aplicações que, uma vez instaladas, permanacem em execução no sistema(principalmente os widget das telas principais) pois estes geralmente são os maiores vilões da queda de desempenho destes aparelhos e na maioria das vezez fazendo os usuários pensem que seus aparelhos são instáveis ou lentos.

O que gostei: Aparelho completo com todos os recursos de um aparelho top como, tela de 4 polegadas, display super brilhante capaz de dar conta até de lugares ensolarados, câmera frontal, câmera traseira com flash, bússola precisa, processador de 1Ghz que, mesmo sendo núcleo único(single-core), dá conta até de jogos como Asphalt 6 sem engasgar e fornecendo uma interface geral de uso super macia.

O que não gostei: O GPS é um problema que tem solução. Depois de muito pesquisar descobrí que ele vem de fábrica internamente mal configurado e o seu uso é praticamente impossível pois o mesmo não consegue fixar os satélites de forma alguma. Depois de algumas pesquisas, descobri que o programa "Fast Fix" resolve o problema mas para isto necessita rootear o aparelho, o que por sí só não é trivial para usuários leigos que fatalmente necessitará do auxílio de um usuário avançado porque não sei se a assistência técnica resolveria o problema. Se o usuário for um pouco mais avançado, poderá ir além e acertar o arquivo gps.conf interno do aparelho ainda mais e deixá-lo ainda mais otimizado. Depois deste acerto, o meu GPS ficou incrível localizando os satélites sem dificuldades até mesmo dentro de casa. Pena que a LG não fez isto de fábrica e os usuários leigos terão dificuldade com o recurso.

Nota 8Com android é bem melhor  -  13/07/2011

Recomendo a compra deste produto. Celular leve, acabamento fino, modelo slim e boa duração de bateria.

O que gostei: Celular com um ótimo processador. Muito rapido nas resposta aos comandos dados. O android 2.2 permite que se adicione multiplos atalhos na tela do celuar, alem de interface de aplicativos.

O que não gostei: Preço alto para um celular single core. Apesar de ter o clock alto.

Nota 6Bom hard, mal soft.  -  21/05/2012

A versão Android fornecida pela LG é muito lenta e ruim.
O celular não é confiável por assim dizer, muitas vezes ele vai indicar sinal cheio mas quem estiver ligando só vai encontrar a caixa postal.
No meu eu fiz root e instalei uma versão do Gingerbread para ficar com o celular bom.
Agora estou feliz com ele, mas se vc não sabe ou não quer ter trabalho com isso, então não acho este aparelho ideal para você.

O que gostei: - Leve
- Fino
- Tela de ótima resolução e brilho
- Boa câmera na luz do dia

O que não gostei: - LG não atualiza o software
- Software Lento
- Captação de sinal ruim

Nota 8Leve, fino, elegante e poderoso  -  18/09/2011

A tela com a nova tecnologia, chamada NOVA, é excelente, iluminação perfeita mesmo no sol. Aplicativos de produtividade do Android Market são excelentes e os jogos HD são uma ótima pedida para filas de bancos e outros momentos entediantes!!! A tela apesar de extremamente brilhante não consome muita bateria, a média de duração é de 1 dia com tudo funcionando (atualizações, GPS, WIFI, e Bluetooth ligados e falando em torno de 2h em ligações), porém pode chegar a 2 dias com uso de recursos limitados. Os recursos exclusivos do aparelho como o botão G, remote call, e wifi direct, são indispensáveis. Como opinião final acho que é um aparelho que deixa muitos smartphones no chinelo, ficando ligeiramente atrás apenas de optimus 2x, galaxy sII e Atrix.

O que gostei: Tela NOVA
Botão G
Organização do Menu LG
Duração da Bateria
Qualidade das fotos e filmagens apesar da câmera 5MP

O que não gostei: Um botão exclusivo para a câmera e flash de xenon seriam bem-vindos!

Nota 8LG Optimus Black P970h  -  13/09/2012

Comprei este smartphone há pouco tempo por seu preço barato em conta aos recurso que este disponibilizava. Fiquei muito feliz quando recebi o produto, porém com o tempo fui descobrindo seus pontos fracos.
Percebi que sua bateria quando em uso durava poucas horas, em uma noite - em stand-by - ele gastava 10% da bateria, e como eu uso muito o celular, tinha de carregá-lo todo dia, às vezes até mais... Também descobri que seu processador não aguenta muito. Apesar de ser 1GHz é single-core (hoje em dia os smartpones são até quad-core), ou seja tem apenas um núcleo. Outra coisa, é que, seu sistema Android é a versão 2.2.2 Froyo, sendo um pouco desatualizado. A LG forneceu uma atulização para o Android 2.3.4 Gingerbread, porém só para aparelhos sem vínculo com operdadora, como eu comprei da Claro não pude fazer a atualização.
Contudo, ele tem seus pontos bons: Sua tela é muito brilhante, estando ótimo com o celular no brilho mínimo. Outro ponto bom é que o LG Optimus Black é fino e leve, além de discreto e muito bonito. Sua câmera é muito boa mesmo com 5Mp.
Concluindo, vale a pena comprar dependendo de suas necessidades e o que pretende fazer com o celular. Mas recomendo!

O que gostei: Tela brilhante; Espessura; Peso; Custo Benefício; Design; Câmera

O que não gostei: Bateria; Processador; Sistema atrasado

Ficha técnica

Informações Básicas
TipoSmartphone
MarcaLG
ModeloOptimus Black P970
OperadoraDesbloqueado
Funcionalidades
Funções ExtrasAgenda, Alarme, Calculadora, Calendário, Comando de Voz, Gravador de Voz, Java, MP3 Player, Organizador, Rádio, Reproduz Vídeo, Videoconferência, Viva Voz
AplicativosE-mail, GPS, Jogos, Media Player, Messenger, Redes Sociais, Swype, Visualizador de Documentos
Mensagens EscritasMMS (texto, som, imagem), SMS (texto)
Tipo de ToqueMP3, Polifônico, Vibracall
Câmera
ZoomZoom de 16x
Resolução da Câmera5.0 Megapixels
Resolução de Vídeo720 (HD)
Câmera Secundária2.0 Megapixels
Tela
Tamanho da Tela4.0 polegadas
Tipo de TelaTFT-LCD
Cores da Tela262 mil cores
Resolução800 x 480 Pixels
Características
Formato do AparelhoBarra
BandaQuadri-Band
Memória Interna1024 MB
Processador
ProcessadorARM Cortex-A8
Velocidade do Processador1024 MHz
Software
Sistema OperacionalAndroid
Versão2.2
Conectividade
ConexõesBluetooth, EDGE, GPRS, USB, Wi-Fi
Especificações Técnicas
BateriaLi-Ion
Autonomia em Stand-by375 Horas
Autonomia em Conversação6 Horas
Dimensões
Largura64 mm
Altura122 mm
Profundidade9 mm
Peso109 g

Histórico de preços

Histórico de preços

Cadastrar Alerta de PreçoAlerta de Preço
Me envie um e-mail quando o preço chegar a: