Smartphone LG Nexus 5 16GB

Produto sem ofertas

Veja histórico de preços dos últimos 30 dias

8
Nota do Editor
Publicidade

Nexus 5 é o smartphone top de linha do Google

Fabricado pela LG, modelo conta com 4G, tela full HD, Android puro, configuração parruda, mas bateria não dura o dia todo

Nexus 5: aparelho tem um belo visual

Mesmo lançado em novembro de 2013 nos Estados Unidos e chegando ao Brasil em janeiro de 2014, o smartphone Nexus 5 ainda faz bonito. Com configuração parruda, Android puro, 4G, câmera de 8 megapixels, o ponto crítico fica por conta da bateria, que não dura o dia todo. Confira o review nos parágrafos a seguir.

Configuração e desempenho

Jogos pesados que testamos no Nexus 5

Equipado com um processador quad-core Qualcomm Snapdragon 800 de 2,3 GHz, 2 GB de memória RAM e GPU Adreno 330, o Nexus traz uma certa vantagem em relação aos outros Androids. Sua interface não é customizada e sempre que a Google divulga uma nova atualização de sistema, o celular não depende de fabricante para receber a nova versão. Na data do teste, o Nexus 5 já contava com a versão 4.4.4 (KitKat).

Ao manusear o aparelho, notamos transições de telas fluídas. Ao abrir e fechar aplicativos a experiência se mostrou bacana e mesmo com muitos apps abertos em segundo plano ao mesmo tempo, não notamos queda de desempenho.

Na hora da jogatina, o Nexus 5 continuou mandando bem e rodou numa boas todos os jogos testados. Seja com os mais simples como Angry Birds, intermediários como Minion Rush, Jetpack Joyride e Fruit Ninja ou exigentes como Real Racing 3, Rival Knights e Batman, o smartphone do Google não apresentou quaisquer engasgos ou travadas. Os gráficos obtiveram o máximo de detalhes. O problema fica por conta da temperatura do aparelho que sobe um bocado após alguns minutos de diversão.

Benchmarks

Desempenho no Antutu

Com os benchmarks, os números também mostraram a bela qualidade do smartphone. No Antutu, que avalia o Nexus 5 no processamento aritmético e gráfico, o modelo chegou aos 35508 pontos. No Quadrant, que mensura a capacidade de processamento de aparelhos Android, o celular marcou 7885 pontos, um número mais modesto. Com o 3DMark, o processador gráfico é estressado ao máximo e a pontuação excedeu o limite no modo Extreme e anotou 13379 pontos no modo unlimited. Este último mensura o desempenho geral (CPU, GPU e memória) e não há limites de taxa de atualização de tela. Compare esses resultados com outros modelos na página de reviews do Bondfaro.

Tela

Tela exibe belas imagens

Resolução full HD (1920 x 1080 pixels), densidade de 445 pontos por polegada e proteção Gorilla Glass 3 contra riscos e arranhões. Estamos falando do visor de 4,95 polegadas com tecnologia True HD IPS+ do Nexus 5. Conferimos diferentes mídias em nossos testes (fotos, filmes e textos) e a qualidade apresentada foi excelente. A fidelidade e vivacidade das cores, o bom equilíbrio entre brilho e contraste e um amplo ângulo de visão coloca essa tela entre as melhores que já passaram por nossas mãos. A visualização dos conteúdos continua boa mesmo em ambientes muito iluminados.

Como a tela é grande, o espaço ocupado pelo teclado virtual também se mostrou generoso. As teclas são espaçadas e há o Swype, muito bom para digitar e melhor ainda para quem curte este recurso.

Armazenamento e conectividade

Apenas 12,55 GB livres. E sem espaço para expansão...

Testamos o Nexus 5 de 16 GB, mas também há no mercado um modelo de 32 GB. Com 16 GB, mas somente 12,55 GB estão livres para o usuário, não faltará espaço para instalar o que você quiser. Bom... na verdade, poderá faltar sim. Isso porque o smartphone não possui slot para expandir o armazenamento. Um ponto falho, principalmente no modelo de 16 GB.

Já na parte das conexões, não falta nada nesse modelo. O Nexus 5 conta com conexão 4G, Wi-Fi a/b/g/n/ac, DLNA, Wi-Fi Direct, Bluetooth 4.0, NFC e GPS (com A-GPS e GLONASS). Outro detalhe é a presença da tecnologia SlimPort, semelhante ao MHL, que permite enviar conteúdos em via HDMI para um televisor de alta definição. Isso é feito por meio de um adaptador na porta microUSB, mas é preciso adquirir esse acessório separadamente.

Design

Traseira emborrachada

Conector P2 para fone e headset

Com somente 130 gramas e 8,6 mílimetros de espessura, o design do Nexus 5 chama a atenção. Com um corpo todo emborrachado (o que garante melhor firmeza ao segurá-lo com apenas uma das mãos), o acabamento é ótimo. A parte frontal é toda coberta pelo Gorilla Glass. As ‘quinas’ são arredondadas, também oferecendo melhor ergonomia. Suas medidas não incomodam quando colocado no bolso da calça, por exemplo (13,8 cm de altura e 6,9 cm de largura).

Quanto à parte física, o smartphone do Google traz um conector P2 para fone de ouvido na parte superior, botão liga/desliga e o slot para o chip microSIM do lado direito, conector microUSB na parte inferior e controle de volume na lateral esquerda. Atrás estão a câmera de 8 megapixels e o flash LED. Na frente, encontramos a câmera de 1,3 megapixel, o alto-falante para as ligações e os botões do Android, que são virtuais e fazem parte da tela. Em alguns jogos e filmes eles somem para não atrapalhar o usuário.

Câmeras

Câmera traseira de 8 MP

Equipado com uma câmera de 8 megapixels, o cliques feitos com o Nexus 5 se mostraram competentes, tanto em locais bem iluminados, quanto em lugares com luz mais escassa ou mesmo a noite. As gravações também seguem a mesma linha com clipes em full HD a 30 quadros por segundo. Nos recursos, além de fotografar e gravar, dá para fazer panorâmicas e ativar o HDR. O flash LED permite melhoras apenas a curtas distâncias. Já a câmera frontal possui 1,3 megapixel e grava em 720p.

Bateria

Com 2300 mAh, fizemos um teste um pouco diferente do que estamos acostumados. Tiramos o aparelho da tomada às 14h45. Jogamos por 45 minutos, assistimos vídeos no YouTube por 20 minutos, acessamos internet e redes sociais por 35 minutos, rodamos benchmarks por 35 minutos, gravamos um vídeo de 7 minutos, tiramos 15 fotos e deixamos o aparelho em stand by por 30 minutos. Às 17h45 restavam apenas 29% de bateria. Sim, isso foi um teste intenso, mas mostra que o Nexus 5 não passará mais de um dia longe da tomada. Será necessário, às vezes, recarregá-lo no meio do dia. Utilizamos apenas rede Wi-Fi e o brilho da tela foi ajustado em 50%.

Conclusão

ColaboradorPor: Renan Frizzoem 27/11/2014

Se você quer viver desapegado de interfaces modificadas de fabricantes e ainda procura por um smartphone com ótimo desempenho, o Nexus 5, fabricado pela LG, pode ser uma escolha interessante. Em nossos testes, ele não teve problemas com nenhum aplicativo, oferece um belo leque de conexões e sua câmera tira bonitas fotografias. Em compensação, não há slot para expandir o armazenamento e a bateria não aguenta o dia todo.

8
Nota do Editor

Contras:

  • Não possui slot para expandir armazenamento
  •   Autonomia da bateria decepciona

Prós:

  • Android puro, sem customizações
  •   Performance capaz de rodar qualquer aplicativo
  • Tela full HD com belas imagens
  • Conectividade apurada
  •   Câmera capta bons cliques

Opinião dos Consumidores

10Baseada em 168 opiniõesEnvie sua opinião
Funções e Características
          10
Facilidade de Uso
          10
Duração da Bateria
          4
Durabilidade
          9
Display
          10
Design
          10
Desempenho
          10
Custo-Benefício
          9
Câmera
          8
98%Dos consumidores recomendam este produto

O que dizem os consumidores sobre esse produto:

Comparando com os concorrentes

 
Produto
Smartphone Samsung Galaxy S5 SM-G900
Smartphone LG Nexus 5 16GB
PreçoAvise-me quando estiver disponívelAvise-me quando estiver disponível
NotaNaN8
Prós
  • Alto desempenho

     

  • Ótima tela

     

  • Ótima câmera

     

  • Ótima duração de bateria

     

  • À prova de água e poeira

  • Bom desempenho;

  • Tela de altíssima qualidade;

  • NFC;

  • 4G funcionando no Brasil;

  • Câmera de boa qualidade.

Contras
  • Continua com acabamento de plástico;

     

  • Leitor biométrico falha com facilidade.

  • Sem espaço para cartão microSD;

  • Bateria de pequena autonomia;

  • Não vem com fone de ouvido.

Tela, acabamento e desempenho

A tela de 5,1 polegadas, com resolução full HD (1920 x 1080), é protegida pelo Gorilla Glass 3. A qualidade de imagens é excelente. O acabamento é de plástico, seguindo a linha Galaxy. O processador quad-core Snapdragon 801 de 2,5 GHz e a memória RAM de 2 GB rodam qualquer aplicativo. O armazenamento é de 16 GB, com expansão de até 128 GB.

A tela de 4,95 polegadas, com resolução full HD, é protegida pelo Gorilla Glass 3. A densidade de 445 PPI e o painel IPS trazem qualidade às imagens. O acabamento é feito de plástico rígido. O processador Quad-core Snapdragon 800 de 2,3 GHz e a memória RAM de 2 GB proporcionam bom desempenho ao aparelho. O armazenamento é de 16 GB, sem expansão.

Conectividade, câmeras e bateria

Vem com Wi-Fi, 4G, NFC, Bluetooth 4.0, GPS e infravermelho. As câmeras traseira de 16 MP e frontal de 2 MP filmam, respectivamente, em 4K (3840 x 2160) e em full HD (1920 x 1080). As produções são excelentes, além dos recursos que dão opções ao usuário. Em nosso teste (das 8h às 19h30), a bateria de 2800 mAh chegou a 47% de carga com uso intenso.

O Nexus 5 vem com Wi-Fi, Bluetooth, 4G, NFC e GPS. A câmera traseira de 8 MP, que filma em full HD, apresenta bons resultados em ambientes bem iluminados, porém exibe alta quantidade de granulado em ambientes mais escuros. Já a frontal possui 1,3 MP. A bateria de 2300 mAh consegue suportar um dia de uso moderado.

Ficha técnica

Informações Básicas
TipoSmartphone
MarcaLG
ModeloNexus 5 16GB
ChipsSingle Chip
Câmera
Câmera Traseira8.0 Megapixels
Funções da CâmeraDetector de Rosto, Flash, Foco Automático, Posição Geográfica
Câmera Frontal1.3 Megapixels Frontal
Tela
Tamanho da Tela4.95 polegadas
Tipo de TelaTrue HD IPS Plus
Resolução1080 x 1920 Pixels
Hardware
ProcessadorQualcomm Snapdragon 800 MSM8974
Velocidade do Processador2.3 GHz
Memória Interna16 GB
EntradasFone de Ouvido, USB 2.0
Software
Sistema OperacionalAndroid
VersãoKitKat
Características e Conectividade
InternetWi-Fi
RecursosBluetooth, MP3 Player, Rádio
Bateria
Bateria2300 mAh
Autonomia em Stand-by300 Horas
Autonomia em Conversação17 Horas
Dimensões
Largura69,2 mm
Altura137,9 mm
Profundidade8,6 mm
Peso130 g