Smartphone LG L40 D175

Produto sem ofertas

Veja histórico de preços dos últimos 30 dias

8
Nota do Editor
Publicidade

LG L40 tem ótima duração de bateria e vem com TV digital

Além disso, smartphone oferece opção para dois chips e tem baixo custo

A linha L de smartphones da LG é direcionada para quem busca boa relação entre custo e benefício (smartphones de entrada). Na verdade, está mais para o baixo custo. De qualquer forma ela já está na terceira geração da família L (chamada também de LIII) e hoje testei o L40 dual (modelo D175). É um smartphone com rede 3G, que pode usar dois chips e vem com Android 4.4 (Kitkat) e também com TV. 

Configuração

O LG L40 usa um processador Snapdragon 200 dual-core de 1,2 GHz. A GPU (processador gráfico) é uma Adreno 302. A memória RAM é de 512 MB e o armazenamento interno é de 4 GB, com possibilidade de expansão via cartão micro SD. Em conectividade, ele vem com Wi-Fi 802.11 b/g/n, Bluetooth 4.0 e GPS. A bateria tem 1.540 mAh de capacidade. 

Tela

O L40 utiliza display IPS LCD, o que já interessante para um aparelho de entrada, pois oferece visualização uniforme em vários ângulos de visão. A resolução é de 320 x 480pixels e o tamanho é de 3,5 polegadas. A resolução é um pouco baixa, mas foi possível ler sites, e-mails e qualquer outro texto sem desconforto, porém é preciso dizer que, devido a baixa resolução, é possível perceber espaçamento entre os pixels. Isso significa que se perde um pouco brilho.

A resposta ao toque não é tão rápida, principalmente quando usamos algum aplicativo mais pesado. A falta de fluidez não acontece sempre, mas sim, em situações onde há mais interação entre objetos na tela. Isso deve acontecer pela baixa quantidade de memória RAM. Não considerei isso um ponto negativo, pois é uma questão de escolha de um aparelho de menor custo. Portanto, se você não se preocupa com alto desempenho, o L40 é uma boa opção de baixo custo.

Acabamento e design

O LG L40 é um aparelho de entrada, portanto, a empresa não reinventou a roda e construiu um design comum e muito funcional. Os cantos são arredondados e as bordas laterais traseiras são curvas, o que ajuda muito na ergonomia. A capa traseira é de plástico e usa uma textura áspera que propicia maior aderência para as mãos e ainda é confortável. É um aparelho pequeno e suas dimensões são de 10,9 X 5,9 X 1,19 cm (A x L x P).

Ainda na parte traseira está presente a câmera de 3 megapixels e flash de LED. Na parte de baixo está localizado o alto-falante. A parte frontal é toda coberta por acrílico e não é resistente a arranhões. O conector para fone de ouvido está na borda de cima perto do canto esquerdo. Os três botões de menus do Android são sensíveis ao toque e estão localizados logo abaixo da tela. Vale destacar um quarto botão, que está ao lado desses outros, que tem a função de agilizar a troca de uso dos chips de telefonia.

Desempenho e usabilidade

A LG customizou o Android 4.4 e digo tranquilamente que ela acertou a mão nesse item. O item configuração facilita muito a vida de quem é iniciante no sistema Android (e também para veteranos), pois ela dividiu em abas os itens de redes, som, tela e geral. Dessa forma ficou mais fácil encontrar qualquer configuração para ser alterada.

Os ícones também podem ser organizados por ordem alfabética ou data de download. Também há uma barra de buscas para localizar qualquer aplicativo mais rapidamente.

A experiência de uso do L40 é suficiente boa para não ficar irritado. Quero dizer que, apesar do desempenho não ser alto, é possível usar os aplicativos mais comuns, como WhatsApp, Foursquare, facebook, Twitter, Instagram e browser com boa fluência, mesmo que em alguns intantes aconteça algum lag entre uma tela e outra.

Um destaque vai para a função de TV, que, apesar da resolução do padrão 1-seg (padrão da TV digital para dispositivos móveis) ser baixa, é possível assistir à programação dos canais abertos sem interferências ou falhas de transmissão, graças a pequena antena que vem embutida no aparelho e pode ser puxada para fora.

O áudio tem boa qualidade quando usei fone de ouvido, mas o alto falante é apenas mediano. Tem bom volume, não distorce, porém não há reforço de graves ou ajuste de frequências.

Rodamos também aplicativos de benchmarks, que mensuram poder absoluto de processamento gráfico e aritmético. Eles não refletem experiência de uso do smartphone, mas são interessantes para fazer comparações com outros aparelhos. Primeiro rodamos o Antutu X, que chegou a 8.112 pontos. Em seguida rodamos o Quadrant, que marcou 2.127 pontos.

E se você quiser rodar esses benchmarks no seu telefone, basta baixa-los da Play Market e executar. Também veja aqui o review de outros smartphones para fazer a comparação com os resultados do L40.

Câmera

A câmera do L40 faz fotos em 3 megapixels e vídeos em 800 x 480 pontos (WVGA). A qualidade das fotos é razoável em ambientes com muita luz, porém, em locais menos iluminados, mesmo que seja uma sala com lâmpada fluorescente, é possível perceber muita granulação. Enfim, é uma câmera para não perder o momento, mas não para guardar belas recordações. Quanto a fazer vídeos, apesar de não chegar a alta definição, a qualidade é boa, sem lags ou rastros. 

Outros destaques

Knock code – novo sistema de segurança

Na questão segurança, a LG trouxe uma inovação em seus smartphones. É um novo sistema de senha para desbloquear o aparelho. Trata-se da tecnologia chamada de Knock code. Por meio dela, o desbloqueio é feito apenas por toques na tela, em posições dentro de um quadrante. É possível configurar de um a oito toques dentro deste quadrante, e isso fornece até 65.536 combinações diferentes. Além de ser muito seguro, esse sistema facilita o desbloqueio, porque não é necessário ligar o aparelho e depois entrar com a senha, como se faz em toda a concorrência. Basta fazer a sequência de toques mesmo com a tela desligada e o smartphone é desbloqueado.

Quick Memo

O G Flex também tem acesso rápido ao aplicativo QuickMemo. No painel deslizante, com um toque, é possível acessar o aplicativo no qual é possível editar, desenhar ou fazer comentários em tempo real diretamente na tela capturada, sem o uso de acessório específico, apenas usando o dedo, e compartilhar imediatamente via bluetooth, SMS, e-mail ou redes sociais.

 QSlide

Com esta função podemos ver duas aplicações ao mesmo tempo. Por exemplo, posso estar lendo o email e deixar o calendário aberto para poder me organizar melhor. Ou então deixar o youtube aberto em uma pequena janela e continuar trabalhando ou acessando outro aplicativo. O QSlide funciona com vídeos, navegador, telefone, mensagens, calendário, e-mail, notas, calculadora  e o gerenciador de arquivos. É um bom recurso para telas grandes.

 Modo convidado

Uma função bem legal para mostrar seu L40 às pessoas. Elas terão acesso somente aos aplicativos que você configurou nesse modo. Bem útil para quem tem filhos. Ou então para não mostrar informações confidenciais.

Rádio

O L40 vem com rádio FM e precisa de fone de ouvido para funcionar como antena. Também é possível gravar a programação, mas não é possível exportar. 

Duração de bateria

Para testar a bateria do L40, utilizamos nosso procedimento padrão. Tiramos o aparelho da tomada às 8 horas da manhã. Fizemos dez fotos e um vídeo de cinco minutos. Em seguida usamos o GPS por 30 minutos. Fizemos chamadas no total de 30 minutos. Navegamos na web durante três horas (acessamos sites, e-mails e redes sociais). Jogamos (jogos básicos) por 20 minutos. Assisti a vídeos no Youtube por 10 minutos. Mais 15 minutos foram usados para exibir as fotos e o vídeo feitos.

Importante dizer que deixamos o brilho da tela em 50% do total. E boa parte do dia, o aparelho ficou em stand by. E para economizar o máximo de energia possível, desligamos a sincronização automática das redes sociais, e-mail e a procura de redes Wi-Fi, itens que consomem boa parte da energia. O Bluetooth também não foi utilizado. Nestas condições restavam 59% de energia às sete e meia da noite.

Foi uma ótima duração de bateria. E usei ainda o L40 em em dia comum, apenas para tarefas cotidianas, como verificar e-mails, acessar redes sociais e tirar poucas fotos. Assim consegui usá-lo por quase dois dias sem precisar de uma tomada.

Conclusão

ColaboradorPor: Rene Ribeiroem 9/1/2015

O L40 é um smartphone de entrada para quem busca baixo preço e dois chips. Ele também vem com rádio FM e TV digital. O desempenho é suficiente para rodar aplicativos mais comuns sem ficarmos irritados, como facebook, Twitter, Instagram (neste caso a câmera é que não ajuda muito) e navegador web. O acabamento é resistente, mas vale citar que a tela não resiste a arranhões. Apesar de pequeno, a ergonomia do L40 é muito boa, com tampa traseira em textura áspera que ajuda a dar aderência à mão. A câmera é apenas para não deixar passar momentos e a bateria teve ótima duração nos testes.

8
Nota do Editor

Contras:

  • câmera tira fotos com qualidade regular.

Prós:

  • ótima duração de bateria;
  • aplicativos podem ser movidos para o micro SD;
  • TV, rádio FM e dois chips;
  • personalização do Android trouxe benefícios para usabilidade.

Opinião dos Consumidores

9Baseada em 50 opiniõesEnvie sua opinião
Funções e Características
          9
Facilidade de Uso
          9
Duração da Bateria
          8
Durabilidade
          9
Display
          7
Design
          9
Custo-Benefício
          9
Câmera
          6
92%Dos consumidores recomendam este produto

O que dizem os consumidores sobre esse produto:

Ficha técnica

Informações Básicas
TipoSmartphone
MarcaLG
ModeloL40 D175
ChipsDual Chip
Câmera
Câmera Traseira3.0 Megapixels
Funções da CâmeraAjuste de Brilho, Filma em VGA, ISO, Posição Geográfica, Temporizador, Zoom de 4x
Tela
Tamanho da Tela3.5 polegadas
Tipo de TelaIPS
Resolução480 x 320 Pixels
Hardware
ProcessadorDual-Core
Velocidade do Processador1.2 GHz
Memória Interna4 GB
EntradasFone de Ouvido
Software
Sistema OperacionalAndroid
VersãoKitKat
Características e Conectividade
Internet2G, 3G
RecursosBluetooth, MP3 Player, Rádio, TV Digital
Dimensões
Largura59 mm
Altura109,4 mm
Profundidade11,9 mm
Peso114,8 g