Smartphone CCE Motion Plus SK402 Desbloqueado

Smartphone da CCE apresenta boa qualidade

Smartphone CCE Motion Plus SK402 Desbloqueado

"Apesar de pequeno atraso na câmera, aparelho se saiu bem nos testes de usabilidade e desempenho para um modelo de entrada"

Apesar de todas as brincadeiras com a sigla CCE e ter uma fama negativa, a empresa entrou no mercado de smartphones e tablets. Humberto de Biase, diretor de marketing da empresa, afirmou em coletiva de imprensa que a CCE está preparada para atender as necessidades dos consumidores brasileiros nesta área. Importante dizer que a Lenovo adquiriu a CCE e ela agora conta com um aporte de uma marca internacionalmente conhecida.

E um dos produtos que vocês poderão ver se passou no teste é um dos smartphones da marca, o modelo Motion.Plus SK402. Acompanhe o review e tire suas conclusões.

Características físicas


O SK402 tem dimensões de 6,2 x 12x 1,2 cm (LxAxP) e pesa 128 gramas. tem cantos arredondados e a parte frontal é coberta por vidro, que não é o famoso Gorilla, da Corning, que resiste a riscos. Porém, podemos dizer que tem boa espessura. O aparelho tem apenas dois botões físicos, o de liga/desliga e os botões de volume. Isso é bem interessante pois ele ficou com visual clean. No lado esquerdo inferior está o conector micro USB e na parte de cima está o conector para fone de ouvido.

A parte frontal conta com quatro botões sensíveis ao toque, bem abaixo da tela de 4 polegadas, que servem para acessar todos os menus do sistema Android.

A tampa é de plástico, nem muito resistente, mas também nem muito frágil. E o SK402 vem com três tampas, nas cores preta, branca e rosa.

Configuração decente com dual chip


O SK402 é um aparelho que vem com Android 4.0.4 (Ice cream sandwich) e uma configuração que atende o público que busca boa relação entre custo e benefício. O smartphone conta com um processador Qualcomm Snapdragon dual core de 1,2GHz, 512 MB de memória RAM e 4 GB de armazenamento (2,56 GB para o usuário e o restante para o sistema), mas há um slot para cartão micro SD que pode expandir o armazenamento em mais 32 GB.

Além dos tradicionais Wi-Fi, 3G e Bluetooth, o SK402 também pode usar dois chips de telefonia que são tamanho padrão. A tela de 4 polegadas usa tecnologia LCD e tem resolução de 480 x 840 pixels (nada mal para um aparelho de baixo custo). E ele também conta com rádio FM (não precisa de conexão com internet).

Desempenho e usabilidade


Rodamos o aplicativo Antutu Benchmark que atingiu 6.840 pontos. Esta pontuação foi bem próxima da atingida pelo Razr D3 (Motorola) que marcou 7.496 pontos. Comparamos com este smartphone pois é um modelo que também é de entrada e apresenta boa relação entre custo e benefício, lembrando que o SK402 tem preço menor ainda do que o Razr D3.

No uso do dia-a-dia podemos dizer com tranquilidade que este smartphone da CCE não deixa ninguém na mão. Até jogos, que são aplicativos mais exigentes, rodaram sem problemas de travamento ou lags. Claro que jogos mais sofisticados não vão rodar, pois, como dissemos, ele é um smartphone com configuração para manter equílibro entre desempenho e preço acessível.

Mas até jogos como Asphalt 7 e Beach Buggy Blitz, que possuem gráficos muito bons, garantiram a diversão. Aplicativos como WhatsApp, Instagram e o navegador Chrome também tiveram bom desempenho.

O GPS funcionou bem, captou sinal dos satélites rapidamente e o mapa foi renderizado sem demora.

O sistema Android e a tela


A CCE praticamente não customizou a versão de Android instalada (4.0.4), o que é bom, pois assim o risco de bugs é menor. Apesar disso as atualizações para versões posteriores ainda dependem da empresa e não apenas do Google.

Mas o importante é que tudo funciona bem. O teclado virtual responde bem aos comandos, o que significa que a tela também responde bem aos toques. Os ícones também são arrastados facilmente para serem reposicionados na tela ou então serem jogados na lixeira. Os widgets, atalhos para principais funções de aplicativos, também estão presentes.

Enfim o sistema é bastante estável e não travou nenhuma vez nos testes. A tela tem boa resolução, porém, basta virar um pouco o aparelho, em um ângulo diferente daquele do olhar direto para a tela, ela perde as cores nitidamente.

Durante os testes, recebemos notificação do sistema que havia atualização. Foram três durante o período de testes. Achamos isso até um ponto positivo, pois significa que a CCE está atenta para melhorias. Nas atualizações, notamos melhora significativa no acelerômetro: ao mover o smartphone verificamos que a tela respondia mais rápido ao adaptar o conteúdo para a posição horizontal ou vertical.

Câmeras


As fotos de 5 megapixels do SK402 alcançam boa qualidade, porém, em condições de ótima iluminação. Caso contrário elas ficam com ruídos. Outro detalhe é que existe um atraso entre o momento do disparo e o momento em que a câmera registra a foto. É pouco, mas é o suficiente para perder o momento de uma cena rápida, como em esportes ou festas. A câmera frontal faz fotos e vídeos na resolução VGA (640 x 480 pontos).

Duração da bateria


O SK402 usa uma bateria de 1.420 mAh. É uma capacidade que está um pouco abaixo de aparelhos similares, que usam, geralmente, baterias com capacidade em torno de 1.600 mAh. Porém, nos testes, o SK402 ficou dentro da média dos smartphones, ou seja, um dia de trabalho.

Testamos a bateria com nosso teste padrão: começamos fazendo dez fotos e um vídeo de cinco minutos. Em seguida usamos o GPS por 30 minutos. Fizemos chamadas no total de 30 minutos. Navegamos na web durante três horas (acessamos sites, e-mails e redes sociais, como Instagram, Twitter e facebook). Mais 15 minutos foram usados para exibir as fotos e o vídeo feitos. Importante dizer que deixamos o brilho da tela no automático, o que era suficiente para visualizar tudo com conforto.

E boa parte do dia, o SK402 ficou em stand by. E para economizar o máximo de energia possível, desligamos a sincronização automática e a procura de redes Wi-Fi e Bluetooth Nessas condições, a bateria levou 13 horas para ser consumida. Este resultado mostra que é possível usar o SK402 durante um dia de trabalho e sobra ainda uns 20% de energia para usar durante parte da noite. Porém, é bom deixá-lo carregando durante a noite para não ficar sem carga logo no início do dia.

Smartphone CCE modelo SK402. Boa relação entre custo e benefício.

A câmera do SK402 tira boas fotos, mas apresenta lag entre o momento do disparo e a captura.

Conclusão

Rene RibeiroPor: Rene Ribeiroem 4/10/2013

O smartphone CCE SK402 é indicado para quem busca boa relação entre custo e benefício. Apesar das brincadeiras com a sigla da marca e um passado em que sua fama era colocada em dúvida, é bom dizer que a CCE foi comprada pela Lenovo, empresa que veio da IBM. O smartphone SK402 passou nos testes principais de usabilidade: sua tela responde bem aos toques, a rolagem de telas é bastante fluida, os botões físicos e os botões sensíveis ao toque também funcionam como se deve. O processador Qualcomm de 1,2 GHz e a memória de 512 MB garantiram um bom desempenho das principais funções do smartphone. A câmera faz boas fotos em ambientes com muita luz , mas tem um pequeno atraso entre o disparo da foto e o momento em que é capturada. A bateria dura um dia de trabalho, um tempo que está dentro da média para esta configuração.

Contras:

- câmera tem lag entre disparo e captura do momento.

Prós:

- Boa relação custo / benefício;
- bom design e acabamento;
- vem com três capas;
- sistema de dois chips é fácil de operar.

Opinião dos Consumidores

9Baseada em 74 opiniões
Funções e Características
          10
Facilidade de Uso
          10
Duração da Bateria
          3
Durabilidade
          9
Display
          9
Design
          10
Custo-Benefício
          10
Câmera
          7
98%Dos consumidores recomendam este produto

O que dizem os consumidores sobre esse produto:

Nota 10Aparelho Excelente!!!   -  25/09/2013

Aparelho com desempenho excelente, acabamento top. Tela ótima, você consegue deixar o brilho no mínimo e utilizar tranquilamente.
Além da memória interna você também pode instalar aplicativos no cartão micro SD. A bateria dura bem, mas como qualquer smartphone tem que carregar paticamente todos dias.
Rodou jogos pesados de boa. Enfim, melhor custo benefício da categoria!

Nota 8CCE SK402  -  30/11/2013

Um bom celular que atendeu minhas expectativas por um baixo custo.
Só o volume do toque e alarme estavam muito baixos, no mais, muito bom.

Nota 8Bom custo beneficio, possui um bug na tela que atrapalha alguns aplicativos.  -  20/11/2013

Aparelho muito bom, roda jogos novos como modern combat 4, real racing 3 e outros.
O grande problema deste aparelho esta na tela, onde ao tocar dois pontos em linha ele cria um ponto falso,
ou sela ele desliza sozinho para outro ponto, e assim fica difícil jogar jogos e utilizar alguns aplicativos.
A camera poussui um atraso na hora do disparo e as fotos deixam um pouco a desejar.
Em resumo bom custo beneficio, o que realmente atrapalha em alguns aplicativos é o bug da Tela.

Nota 8Bom custo x benefício  -  25/12/2013

Se você procura um Android Dual Chip barato, esse produto é indicado. Ele tem boa configuração de memória, processador e tela por um preço acessível. Um problema incomoda: a duração da bateria é baixa sendo necessário recarregar umas duas vezes durante o dia e uma durante a noite. Outros problemas de menores proporções são: a tela só aceita dois toques simultâneos (pode ser problema para alguns jogos); o touchscreen funciona bem se o telefone estiver na mão, mas falha se o telefone estiver sobre uma mesa ou outra superfície; não possui bússula interna, ou seja, o mapa não gira automaticamente na tela quando se muda de direção utilizando o navegador GPS. No mais, é simples mas tem bom desempenho

Nota 10Excelente aparelho  -  14/01/2014

Ótimo aparelho em especial se considerado o custo. Seria excelente se viesse com o Android 4.1.
O que Gostei:
Tela 4 polegadas, brilhante e com transições suaves
512 MB de memoria Ram, auxilia em muito em especial em operações mais pesadas como Jogos e Navegação na internet
Processador Dual Core, em conjunto com os 512 da memoria ram agregam fluides a todas as operações no aparelho.
Dual Chip pratico e bem funcional, melhor do que de outras marcas
O que não Gostei:
Versão do sistema operacional 4.0. A versão 4.1 agregaria maior velocidade ao telefone.
Bateria - Poderia ter uma amperagem maior, resultando em maior durabilidade.

Resumo:
Se considerarmos o custo do aparelho, vale muito a pena, pois tem o melhor sistema operacional do Mercado Android, o hardware atende muito bem ao usuário, mesmo aqueles um pouco mais exigentes. Lógico não se pode esperar uma performance de um S4, mas como disse considerando o custo Vale muito a pena ter um.

Ficha técnica

Informações Básicas
TipoSmartphone
MarcaCCE
ModeloMotion Plus SK402
OperadoraDesbloqueado
Chips1 Chip
Funcionalidades
Funções ExtrasAgenda, Alarme, Calculadora, Calendário, MP3 Player, Rádio, Viva Voz
AplicativosE-mail, Google
Mensagens EscritasMMS (texto, som, imagem), SMS (texto)
Tipo de ToqueMP3, Polifônico, Vibracall
Câmera
ZoomZoom de 4x
Resolução da Câmera3.0 Megapixels
Câmera SecundáriaVGA
Tela
Tamanho da Tela4.0 polegadas
Tipo de TelaTFT
Resolução800 x 460 Pixels
Características
Tipo de TecladoTeclado Qwerty Virtual
Formato do AparelhoBarra
Processador
ProcessadorQualcomm MSM8225
Velocidade do Processador1200 MHz
Software
Sistema OperacionalAndroid
Versão4.0
Conectividade
ConexõesMicro-USB
Especificações Técnicas
BateriaLi-Ion
Autonomia em Stand-by120 Horas
Autonomia em Conversação7 Horas
Dimensões
Largura63,7 mm
Altura107,3 mm
Profundidade12,9 mm
Peso297,7 g

Histórico de preços

Histórico de preços

Cadastrar Alerta de PreçoAlerta de Preço
Me envie um e-mail quando o preço chegar a: