Smartphone Apple iPhone 5 16GB Desbloqueado

iPhone 5: Comprar ou não comprar? Eis a questão!

  • Smartphone Apple iPhone 5 16GB Desbloqueado

"Smartphone da Apple apresenta diversas novidades como tela de 4 polegadas e peso e espessura reduzidas, mas baixa autonomia da bateria e preço cobrado no Brasil são decepcionantes"

iPad Air 2

Avalie esse produto e concorra a um iPad

Avalie e Participe
Fanáticos de plantão, o iPhone já está na área e pronto para ser consumido por todos os fanboys da empresa da maçã. Brincadeiras à parte, chegou o mais aguardado iPhone dos últimos tempos (qual iPhone que não é?), com upgrades no processamento, tela maior, mais leve e mais fino, design estiloso, novo conector e fones, mas problemas como a autonomia da bateria, Siri que não fala português, aplicativo de GPS sem orientação, acabamento frágil e um preço extremamente abusivo no território brasileiro.

Design quadradão continua


Com o iPhone 5, a Apple preferiu não mexer naquilo que estava dando certo e fez alguns ajustes pontuais no design. Com as bordas arredondadas e um estilo quadradão, o novo smartphone da Apple traz a parte traseira toda feita de alumínio com bordas de vidro. A lateral acompanha a cor do aparelho. O modelo preto traz tons azulados, enquanto o branco, alguns prateados.

O acabamento é ótimo, mas o alumínio da lateral é muito frágil, principalmente nas bordas. Por isso, não deixe o aparelho cair no chão, pois arranhões ficarão visíveis (se o modelo for preto, mais ainda). Não abra mão de uma película protetora para a tela e de um case para o corpo do iPhone 5.

Mas o que chama a atenção mesmo é a finura e o peso. São apenas 7,6 milímetros de espessura e o smartphone pesa apenas 112 gramas. Se você tem alguma dúvida, coloque o 4S (140 gramas) e o 5, um em cada mão, para perceber que esses números fazem uma grande diferença. O chip também foi reduzido e agora o padrão é o nanoSIM.

Outra mudança foi a substituição do antigo conector de 30 pinos para o Lightning de apenas 8 pinos. O lado ruim dessa mudança é que se você tiver uma dock station ou esquecer o cabo em casa, será preciso ter um adaptador para converter ao sistema antigo e utilizar o cabo de um amigo. A entrada P2 para fone e headset foi transferida para baixo. Se o novo local é bom ou ruim, aí vai do gosto de cada um e a posição que costuma deixar o celular no bolso. Mas uma coisa é fato: com o iPhone 5 em sua mão, o fio já fica posicionado para baixo.

Tela maior e wide


A Apple não resistiu e precisou seguir o mercado e os inúmeros pedidos de usuários para que a tela de retina fosse aumentada. Pois então, ela cresceu e agora possui 4 polegadas. Com resolução de 640 por 1136 pixels, no iPhone 5 existe mais espaço para conteúdo e a possibilidade da inserção de mais uma fileira de aplicativos na tela. Sentimos que o salto de qualidade do visor do 4S para o 5 foi pequena e as imagens se apresentaram muito belas com fotos, vídeos, jogos e aplicativos. A tecnologia Gorilla, resistente a riscos e arranhões, também se faz presente.

Um detalhe interessante é que assistir vídeos passou a ser ainda mais interessante na tela do iPhone 5. Isso porque os filmes atuais se utilizam da resolução 16:9, e o visor é preenchido completamente, sem aquelas irritantes bordas pretas. No teste com vídeos do Netflix pudemos conferir a veracidade dessa informação.

Agora, se você é detentor de mãos pequenas - perfil no qual me encaixo - saiba que será preciso algumas manobras para alcançar todos os cantos da tela com apenas uma das mãos. Mas se você tiver uma mão parecendo uma raquete de tênis, como a do nosso editor de vídeos Thiago Fraccarolli - ele mesmo já afirmou isso - aí o trabalho poderá ser facilitado.

Desempenho superior


Claro que as melhorias dentro do iPhone 5 também se mostraram boas. A Apple inseriu um chip A6 com dois núcleos, a GPU é a PowerVR 543MP3 e o aparelho tem 1 GB de memória RAM. Segundo a Apple, isso representa uma melhora no desempenho em até duas vezes mais que no iPhone 4S. O usuário tem a possibilidade de escolher modelos com armazenamento interno de 16 GB, 32 GB ou 64 GB. Infelizmente, não existem entradas para cartões microSD. O jeito é utilizar o iCloud para armazenar alguns dados na nuvem.

Durante nossos testes, pudemos notar que o iPhone 5 é um pouco mais rápido que seu antecessor, mas a diferença não será muito gritante comparado ao 4S quando operar aplicativos comuns como a câmera, navegador e programas simples que não exigem muito do aparelho. Já em tarefas mais pesadas como jogos, o smartphone da Apple carrega mais rapidamente. A tendência é que próximos lançamentos de aplicativos aproveitem ainda mais o poder de processamento do novo modelo da Apple. Mesmo assim não vimos nenhuma engasgada.

Multimídia afiada


A câmera traseira do iPhone 5 manteve os 8 megapixels de resolução, tira fotos em 3264 por 2448 pixels e faz vídeos em full HD a 30 quadros por segundo. Já a frontal clica em até 1,3 megapixel e filma em HD, também com 30 FPS, o que deixa a qualidade das videochamadas e FaceTime ainda melhor. Ao lado da câmera frontal foi adicionado mais um microfone, totalizando três no aparelho (os outros estão ao lado da câmera traseira e do conector P2). Posso dizer que ele elimina ruídos no fundo durante uma chamada muito bem e melhora a captação do som em gravações e ligações.

Na hora de tirar fotos, o iPhone 5 continua tirando ótimas imagens em locais com bastante iluminação. A grande evolução é na hora dos cliques em condições adversas, em baixa luminosidade, por exemplo. O novo aparelho consegue captar mais luz, e mesmo com muito ruído, consegue mostrar mais detalhes em comparação ao 4 e ao 4S. Evite clicar onde fontes diretas de luz estejam aparecendo, já que uma mancha roxa aparece nas fotos. A alternativa é buscar outros ângulos para os cliques. A recomendação da Apple é evitar fontes diretas de luz, ou proteger a lente com os dedos e alternar os ângulos quando uma parte de sua foto ficar roxa. Uma novidade que funciona apenas no iPhone 5 é a possibilidade de tirar uma foto enquanto está gravando um vídeo.

No quesito som, o alto-falante se mostrou potente, mas o grande destaque vai para os novos fones de ouvido da Apple, chamado de EarPods. Eles trazem um design diferente e são mais confortáveis (pelo menos no meu caso - pode ser que em alguns usuários o antigo se encaixe melhor). A qualidade sonora também se mostrou superior com graves mais presentes.

É bom lembrar que o suporte a arquivos de vídeo e áudio no iOS continuam o mesmo. Você vai rodar numa boa H.264, MPEG-4, MP3, AAC, AIFF e WAV, mas infelizmente nada de aceitar MKV ou AVI.

O 4G será aceito no Brasil?


Na época do lançamento do iPhone 5 no Brasil era de conhecimento que a frequência a ser utilizada no país pelas redes LTE (2,5 GHz e 2,69 GHz ) não era compatível com o smartphone da Apple. Só que agora, com diversos eventos esportivos chegando ao Brasil como a Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas, o governo brasileiro deve ter pensado na quantidade de estrangeiros que virão para o nosso país e que ficariam sem o 4G.

A implantação inicial será feita, primeiramente, nas seis cidades-sedes da Copa das Confederações (Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza), além de São Paulo.

Mapas confusos


A parceria terminou. A Apple abandonou o Google e adotou a TomTom. Nos Estados Unidos funciona que é uma beleza (até mapas em 3D). Por aqui, encontram-se ruas erradas e rotas um bocado suspeitas. Mesmo com o sinal do GPS encontrado rapidamente, não há orientação por voz (do tipo, 'Vire à direita'), como acontece em qualquer smartphone com Android. Pelo menos, o Google Maps está disponível e é uma opção melhor para os usuários.

Outro detalhe é a presença do recurso 'Do Not Disturb' (em português, 'Não Perturbe'). Ele desativa a exibição de notificações e recebe ligações apenas dos favoritos (se a mesma pessoa ligar duas vezes, o telefone toca na segunda ligação). É ideal para quem não quer ser incomodado no meio da noite com toques e a tela piscando.

A assistente pessoal Siri continua presente no iPhone 5. Agora ela fala diversos idiomas como alemão, chinês (mandarim e cantonês), coreano, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês. Mas infelizmente o português ainda não foi incluído. Pelo menos, o recurso foi melhorado, pois além de ler seus e-mails, realizar ligações e dar algumas respostas engraçadas, a Siri pode agora (pelo menos nos EUA) comprar ingressos para o cinema pelo Passbook, deixar você informado dos resultados de um jogo e atualizar o status de seu Facebook e Twitter, graças a uma integração maior do iOS 6 com as redes sociais. Claro que isso deve ser feito em um dos idiomas disponíveis.

Autonomia continua baixa


Sim, o iPhone 5 ficou mais potente, tem tela maior. Era de se esperar que a bateria também sofresse um upgrade. Mas não foi bem isso o que aconteceu. Com o acréscimo de apenas 8 mAh em relação ao modelo anterior, o iPhone 5 traz uma bateria de 1440 mAh.

No meu caso, com Wi-Fi ou 3G ligado em todo o tempo, utilizei a câmera, joguei bastante, fiz ligações, vídeos, brilho da tela em 40%, deixei notificações ativadas e tudo mais. O smartphone foi tirado da tomada às 8 da manhã e por volta de 17h30 já precisava receber uma nova carga. Nos finais de semana, onde eu utilizei menos, a bateria durou o dia todo. Ou seja, a bateria pode ou não chegar com carga ao final do dia. Tudo depende do uso. Mas é fato que a autonomia poderia ser melhor.

Visão geral do iPhone 5

Substituição do padrão de conector: sai do de 30 pinos, entra o Lightning de 8 pinos. O P2 para fone também está embaixo agora.

Conclusão

Renan FrizzoPor: Renan Frizzoem 29/4/2013

O smartphone da Apple é top? Sim. Vale a pena ser comprado? Se for comprar no Brasil, não. O iPhone 5 é o melhor celular já fabricado pela Apple. Com upgrades no processamento, tela maior e pesando apenas 112 gramas, o aparelho continua sendo o desejo de muitos usuários. A falha da Apple foi não caprichar em um acabamento melhor da pintura (surgem muitos riscos e machucados no aparelho) e nada de NFC ainda. Outro detalhe é que alguns recursos como o Passbook e a Siri ainda não funcionam no nosso país e idioma. E com um preço extremamente abusivo no Brasil, o jeito é comprar no exterior que compensa muito mais.

Contras:

- Bateria ainda sofre;
- Acabamento bonito, porém frágil demais;
- Preço absurdamente alto no Brasil.

Prós:

- Mais leve e mais fino;
- Tela de 4 polegadas;
- Upgrade no processador deixando-o mais veloz.

Opinião dos Consumidores

10Baseada em 2451 opiniõesEnvie sua opinião
Funções e Características
          10
Facilidade de Uso
          10
Duração da Bateria
          6
Durabilidade
          9
Display
          10
Design
          10
Custo-Benefício
          6
Câmera
          10
Publicidade
97%Dos consumidores recomendam este produto

O que dizem os consumidores sobre esse produto:

Comparando com os concorrentes

 
Produto
Smartphone Apple iPhone 5 16GB Desbloqueado
Smartphone Samsung Galaxy S4 GT-I9500 Desbloqueado
PreçoAvise-me quando estiver disponívelAvise-me quando estiver disponível
Prós
  • Mais leve e mais fino

     

  • Tela de 4 polegadas

     

  • Upgrade no processador deixando-o mais veloz

  • Processador octa-core e 2GB de RAM DDR3;

     

  • Tela Full HD com Gorila Glass 3;

     

  • Ele tem recursos para todo o tipo de ocasião;

     

  • Possui capacidade de comandos por voz, gestos e movimentos;

     

  • Câmeras são mais um diferencial.

Contras
  • Bateria ainda sofre

     

  • Acabamento bonito, porém frágil demais

     

  • Preço absurdamente alto no Brasil

  • Poderia ter acabamento diferenciado.

Tela, acabamento e desempenho

A tela é de 4” com resolução de 1136 x 640 pixels, mas a qualidade do visor não é muito melhor o que a do 4S. O design continua com as bordas levemente arredondadas, mas com a parte traseira de alumínio. O desempenho do chip A6 é muito superior aos das outras gerações. Com 1 GB de RAM e dois núcleos, o 5 roda tudo numa boa.

A tela de 5 polegadas tem resolução full HD (1920 x 1080 pixels): ótima para vídeos, jogos e textos. O design é semelhante ao S3, com acabamento em plástico e vidro ainda mais resistente. O processador é Quad-core de 1,9 GHz, com 2 GB de RAM ,16 GB de armazenamento e slot de expansão de até 64 GB. Tem ótimo desempenho, sem lentidão ou travamentos.

Conectividade, câmera e bateria

O iPhone 5 vem com 3G, Wi-Fi, Bluetooth 4.0 e GPS. A câmera traseira possui 8 MP e faz boas fotos em ambientes até mesmo adversos, com baixa luminosidade. Grava em Full HD e em até 30 frames por segundo. Já a frontal possui 1.2 MP. A bateria do iPhone 5 não aumentou junto com a tela. Possui 1440 mAh e não é capaz de durar o dia todo.

Tem 4G, Wi-Fi, Bluetooth, GPS, Wi-Fi Direct, NFC, DLNA, infravermelho, S-Voice e Track Eye (capta movimento dos olhos). A câmera principal faz fotos em 13MP, com ótima qualidade de imagens e recursos variados, e a frontal tem 2,1MP. Ambas gravam em full HD. A bateria de 2600 mAh suporta 12 horas rodando aplicativos, com os sensores e Wi-Fi ligados.

Ficha técnica

Informações Básicas
TipoSmartphone
MarcaApple
ModeloiPhone 5 16GB
OperadoraDesbloqueado
Chips1 Chip
Funcionalidades
Funções ExtrasAcelerômetro, Alarme, Bloco de Notas, Bússola Digital, Calculadora, Calendário, Chamadas com Vídeo, Giroscópio de Três Eixos, MP3 Player, Reproduz Vídeo, Sensor de Luz Ambiente, Sensor de Proximidade
Características
Memória Interna16384 MB
Câmera
Resolução da Câmera8.0 Megapixels
Resolução de Vídeo1080p
Câmera Secundária1.2 Megapixels
Funções da CâmeraDetector de Rosto, Estabilização Automática, Flash, Foco Automático, Panorama, Posição Geográfica
Software
Sistema OperacionaliOS
Versão6
Processador
ProcessadorApple A6
Velocidade do Processador1200 MHz
Tela
Tamanho da Tela4.0 polegadas
Tipo de TelaRetina
Resolução1136 x 640 Pixels
Conectividade
Conexões3G, Bluetooth 4.0, Fone de Ouvido, GPS, Lightning, Wi-Fi
Especificações Técnicas
Autonomia em Stand-by225 Horas
Autonomia em Conversação8 Horas
Bateria1440 mAh
Dimensões
Largura58,6 mm
Altura123,8 mm
Profundidade7,6 mm
Peso112 g