Celular Nokia Asha 302

Publicidade
Você deve se perguntar: ?Se existem tantos aparelhos celulares baratos e equipados com Android, por que eu compraria um Nokia com sistema operacional Symbian?? Essa é uma pergunta difícil de responder, mas a fabricante finlandesa possui um público muito forte quando o assunto são os celulares mais básicos.

Mesmo depois de entrar de vez no mundo dos superfones com o Nokia Lumia 800 (Windows Phone) para brigar de igual para igual com o iPhone e os poderosos smartphones com Android, a empresa não quer perder esse importante mercado de aparelhos simples, porém eficientes. Por isso, ampliou a família com o Asha 302. Vejamos o que há de interessante neste modelo.

Pesando apenas 99 gramas e dimensões compactas (11,6 x 5,5 x 1,4 centímetros), o Nokia Asha 302 possui um teclado físico QWERTY confortável, ótimo para os tuiteiros de plantão e para quem adora enviar SMS. Mesmo quem possui dedos mais cheinhos, consegue digitar numa boa. Além disso, o celular possui duas teclas de atalhos: uma para acessar os contatos e outra para escrever um novo SMS. É possível atribuir outros atalhos a esses botões.

À venda nas cores cinza, branco e azul, o Asha 302 conta com uma tela de 2,4 polegadas, resolução de 320 por 240 pixels e 262 mil cores. O brilho é bom, possibilitando a visualização mesmo em dias mais claros. Os menus não possuem nenhum segredo e são bastante simples e intuitivos. Na tela inicial, é possível customizar os widgets conforme a sua necessidade.

Nas conexões, o modelo da Nokia possui uma saída P2 para headset ou fones de ouvido e uma porta microUSB para transferência de arquivos. O grande problema é que nenhum cabo USB vem junto na embalagem. Segundo a Nokia, é porque o Asha 302 não é um smartphone. Sinceramente, não conseguimos entender...

Características técnicas


Equipado com 3G e Wi-Fi b/g/n, o celular Nokia Asha 302 roda a sistema operacional Symbian S40 e traz um processador de 1 GHz. Para comprovar essa velocidade, deixamos diversos aplicativos abertos ao mesmo tempo e o aparelho continuou numa boa sem engasgos (convenhamos que os apps não são dos mais pesados). Com apenas 100 MB de memória interna, a Nokia oferece ao usuário um cartão microSD de 2 GB, que acompanha o produto. É possível expandir a capacidade para 32 GB.

Voltado mais para o público jovem, o apelo é para as redes sociais que já possuem os aplicativos instalados. É possível se conectar e trocar mensagens via Twitter, Facebook, Orkut, bater papo via Windows Live Messenger, Yahoo! Messenger e Google Talk, ou cadastrar diversas contas de e-mails (Gmail, Yahoo e Hotmail). Além disso, o Asha 302 é o primeiro S40 compatível com Mail for Exchange, oferecendo acesso aos e-mails e contatos corporativos (por meio do cadastramento da conta de um servidor Exchange).

Um detalhe que costuma ser negativo em todos os celulares Symbian e não foi diferente no 302 é o browser. O manuseio não é simples, e as páginas ainda carregam no modo normal (e não na versão mobile). Pelo menos nas matérias, os textos se ajustam ao tamanho da tela mediante a um clique no zoom.

Entrenimento


Neste ponto, até que obtivemos um resultado satisfatório. A câmera de 3,2 megapixels atinge resolução máxima de 2048 por 1536 pixels e a qualidade das imagens é boa em ambientes bem iluminados. Quando a luz fica escassa, aí nem pense em clicar nada, pois nem flash está presente. O arquivo gerado é JPEG.

Nos vídeos, o Nokia Asha 302 capta clipes nos formatos MPEG-4, 3GPP, H.263 e WMV e a resolução máxima é VGA, ou seja, 640 por 480 pixels. Ele grava as imagens a 15 quadros por segundo e possui 4 níveis de zoom digital. O player toca diversos formatos, entre eles H.264/AVC,
MPEG-4, WMV, 3GPP e H.263 (vídeo), e AAC, AAC+, AMR-NB, AMR-WB, MIDI POLY 64, MP3, MP4, WAV e WMA (música). Além disso, o smartphone conta com rádio FM com RDS. O fone de ouvido que acompanha o celular é confortável, tem boa potência sonora, mas faltam graves.

A bateria é um ponto positivo nesse aparelho. Utilizando o Asha 302 em condições normais (ligações, navegando na internet e ouvindo música), dá para manter o celular longe da tomada por dois ou três dias, dependendo da intensidade do uso.

Visão geral do Nokia Asha 302.

A câmera de 3,2 megapixels produz boas fotos em ambientes iluminados.

Conclusão

Renan FrizzoPor: Renan Frizzoem 22/6/2012

Se você não liga para os iPhones e Androids, e o importante é só fazer ligações e mandar SMS, o Nokia Asha 302 deve atender suas necessidades. Com 3G e Wi-Fi, aplicativos das redes sociais mais comuns já instaladas e um teclado QWERTY confortável, o celular peca por não possuir cabo USB para transferência de arquivos, um navegador bem ruim (padrão Symbian) e gravação de vídeo apenas em VGA.

Contras:

- O browser é ruim para navegar;
- Não possui cabo USB;
- Grava vídeos em VGA.

Prós:

- Tem 3G e Wi-Fi;
- Processador de 1 GHz;
- Teclado QWERTY é confortável.

Opinião dos Consumidores

8Baseada em 59 opiniõesEnvie sua opinião
Funções e Características
          8
Facilidade de Uso
          9
Duração da Bateria
          7
Durabilidade
          9
Display
          7
Design
          10
Custo-Benefício
          9
Câmera
          9
88%Dos consumidores recomendam este produto

O que dizem os consumidores sobre esse produto:

Ficha técnica

Informações Básicas
TipoCelular
MarcaNokia
LinhaAsha
Modelo302
Câmera
Câmera Traseira3.2 Megapixels
Funções da CâmeraZoom de 4x
Tela
Tamanho da Tela2.4 polegadas
Tipo de TelaTFT-LCD
Resolução240 x 320 Pixels
Hardware
EntradasMicro USB, USB
Características e Conectividade
RecursosMP3 Player, Rádio
Bateria
Autonomia em Stand-by830 Horas
Autonomia em Conversação5,9 Horas
Dimensões
Largura55,7 mm
Altura116,5 mm
Profundidade13,9 mm
Peso99 g