Celular Nokia Asha 302 Desbloqueado

Nokia Asha 302: um celular Symbian com 3G e Wi-Fi

Celular Nokia Asha 302 Desbloqueado

"Aparelho tem recursos simples, é voltado para um público menos exigente, e ainda conta com acesso a redes sociais via rede sem fio"

Você deve se perguntar: ?Se existem tantos aparelhos celulares baratos e equipados com Android, por que eu compraria um Nokia com sistema operacional Symbian?? Essa é uma pergunta difícil de responder, mas a fabricante finlandesa possui um público muito forte quando o assunto são os celulares mais básicos.

Mesmo depois de entrar de vez no mundo dos superfones com o Nokia Lumia 800 (Windows Phone) para brigar de igual para igual com o iPhone e os poderosos smartphones com Android, a empresa não quer perder esse importante mercado de aparelhos simples, porém eficientes. Por isso, ampliou a família com o Asha 302. Vejamos o que há de interessante neste modelo.

Pesando apenas 99 gramas e dimensões compactas (11,6 x 5,5 x 1,4 centímetros), o Nokia Asha 302 possui um teclado físico QWERTY confortável, ótimo para os tuiteiros de plantão e para quem adora enviar SMS. Mesmo quem possui dedos mais cheinhos, consegue digitar numa boa. Além disso, o celular possui duas teclas de atalhos: uma para acessar os contatos e outra para escrever um novo SMS. É possível atribuir outros atalhos a esses botões.

À venda nas cores cinza, branco e azul, o Asha 302 conta com uma tela de 2,4 polegadas, resolução de 320 por 240 pixels e 262 mil cores. O brilho é bom, possibilitando a visualização mesmo em dias mais claros. Os menus não possuem nenhum segredo e são bastante simples e intuitivos. Na tela inicial, é possível customizar os widgets conforme a sua necessidade.

Nas conexões, o modelo da Nokia possui uma saída P2 para headset ou fones de ouvido e uma porta microUSB para transferência de arquivos. O grande problema é que nenhum cabo USB vem junto na embalagem. Segundo a Nokia, é porque o Asha 302 não é um smartphone. Sinceramente, não conseguimos entender...

Características técnicas


Equipado com 3G e Wi-Fi b/g/n, o celular Nokia Asha 302 roda a sistema operacional Symbian S40 e traz um processador de 1 GHz. Para comprovar essa velocidade, deixamos diversos aplicativos abertos ao mesmo tempo e o aparelho continuou numa boa sem engasgos (convenhamos que os apps não são dos mais pesados). Com apenas 100 MB de memória interna, a Nokia oferece ao usuário um cartão microSD de 2 GB, que acompanha o produto. É possível expandir a capacidade para 32 GB.

Voltado mais para o público jovem, o apelo é para as redes sociais que já possuem os aplicativos instalados. É possível se conectar e trocar mensagens via Twitter, Facebook, Orkut, bater papo via Windows Live Messenger, Yahoo! Messenger e Google Talk, ou cadastrar diversas contas de e-mails (Gmail, Yahoo e Hotmail). Além disso, o Asha 302 é o primeiro S40 compatível com Mail for Exchange, oferecendo acesso aos e-mails e contatos corporativos (por meio do cadastramento da conta de um servidor Exchange).

Um detalhe que costuma ser negativo em todos os celulares Symbian e não foi diferente no 302 é o browser. O manuseio não é simples, e as páginas ainda carregam no modo normal (e não na versão mobile). Pelo menos nas matérias, os textos se ajustam ao tamanho da tela mediante a um clique no zoom.

Entrenimento


Neste ponto, até que obtivemos um resultado satisfatório. A câmera de 3,2 megapixels atinge resolução máxima de 2048 por 1536 pixels e a qualidade das imagens é boa em ambientes bem iluminados. Quando a luz fica escassa, aí nem pense em clicar nada, pois nem flash está presente. O arquivo gerado é JPEG.

Nos vídeos, o Nokia Asha 302 capta clipes nos formatos MPEG-4, 3GPP, H.263 e WMV e a resolução máxima é VGA, ou seja, 640 por 480 pixels. Ele grava as imagens a 15 quadros por segundo e possui 4 níveis de zoom digital. O player toca diversos formatos, entre eles H.264/AVC,
MPEG-4, WMV, 3GPP e H.263 (vídeo), e AAC, AAC+, AMR-NB, AMR-WB, MIDI POLY 64, MP3, MP4, WAV e WMA (música). Além disso, o smartphone conta com rádio FM com RDS. O fone de ouvido que acompanha o celular é confortável, tem boa potência sonora, mas faltam graves.

A bateria é um ponto positivo nesse aparelho. Utilizando o Asha 302 em condições normais (ligações, navegando na internet e ouvindo música), dá para manter o celular longe da tomada por dois ou três dias, dependendo da intensidade do uso.

Visão geral do Nokia Asha 302.

A câmera de 3,2 megapixels produz boas fotos em ambientes iluminados.

Conclusão

Renan FrizzoPor: Renan Frizzoem 22/6/2012

Se você não liga para os iPhones e Androids, e o importante é só fazer ligações e mandar SMS, o Nokia Asha 302 deve atender suas necessidades. Com 3G e Wi-Fi, aplicativos das redes sociais mais comuns já instaladas e um teclado QWERTY confortável, o celular peca por não possuir cabo USB para transferência de arquivos, um navegador bem ruim (padrão Symbian) e gravação de vídeo apenas em VGA.

Contras:

- O browser é ruim para navegar;
- Não possui cabo USB;
- Grava vídeos em VGA.

Prós:

- Tem 3G e Wi-Fi;
- Processador de 1 GHz;
- Teclado QWERTY é confortável.

Opinião dos Consumidores

8Baseada em 59 opiniões
Funções e Características
          8
Facilidade de Uso
          9
Duração da Bateria
          7
Durabilidade
          9
Display
          7
Design
          10
Custo-Benefício
          9
Câmera
          9
88%Dos consumidores recomendam este produto

O que dizem os consumidores sobre esse produto:

Nota 8Perfeitamente funcional, Excelente!  -  12/03/2013

Sempre gostei de internet móvel e a 6 meses atras, eu estava no "vermelho" e precisava urgentemente de um novo celular. Comprei mais pelo preço, depois comecei a descobrir suas funcionalidades: HIFi 3G e pacote de dados da Operadora fizeram deste aparelho, pelo menos para as minhas necessidades imediatas, o melhor. Com a camera 3.2 é póssível fotografar com excelente qualidade, até melhor que algumas cameras digitais, mesmo sendo de apenas um sim card, ele vem desbloqueado, possibilitando escolha. Um Celular bonito, funcional e de preços imbatíveis. Para mim, um dos melhores! Atendeu complemamente minhas expectativas e estou com ele até hoje.

Nota 8Nokia Asha 302   -  06/05/2012

Vale apena sim comprar um sim, se vc não gosta de aparelho touchscreen, é muito bom, e pratico no dia a dia..

O que gostei: é um ótimo aparelho, smartphone comprei um e até agora só elogios..

O que não gostei: só acho que a nokia peca em aplicativos..

Nota 8Atende minhas necessidades  -  27/03/2013

Estou certo de ter feito uma boa compra.
Wi-fi ótimo
Câmera idem
Facilidade de operação
É o que eu precisava

Nota 8Celular básico demais!  -  08/04/2013

O touchscreen desse celular é péssimo, a bateria acaba muito rápido e ele tem poucas funcionalidades.
É bom para quem gosta de ouvir música no celular já que os alto-falantes são bem potentes.
Trata-se de um celular bem básico, não espere muito dele.

Nota 8Razoavel!  -  08/04/2013

Os aspectos negativos marcados, não são de todo um mal porém, poderiam ser melhores. A usuária do aparelho, aqui de casa, já é de idade e tem uma certa dificuldade. As fuções deveriam ser um pouco mais práticas para facilitar.

Ficha técnica

Informações Básicas
TipoCelular
MarcaNokia
ModeloAsha 302
OperadoraDesbloqueado
Funcionalidades
Funções ExtrasMP3 Player, Rádio, Reproduz Vídeo
AplicativosE-mail
Câmera
ZoomZoom de 4x
Resolução da Câmera3.2 Megapixels
Tela
Tamanho da Tela2.4 polegadas
Tipo de TelaTFT-LCD
Resolução240 x 320 Pixels
Características
Tipo de TecladoTeclado QWERTY Reduzido
Formato do AparelhoBarra
Conectividade
ConexõesMicro-USB, USB
Especificações Técnicas
Autonomia em Stand-by830 Horas
Autonomia em Conversação5,9 Horas
Dimensões
Largura55,7 mm
Altura116,5 mm
Profundidade13,9 mm
Peso99 g

Histórico de preços

Histórico de preços

Cadastrar Alerta de PreçoAlerta de Preço
Me envie um e-mail quando o preço chegar a: